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Filtros Para O Mercado Marítimo

Manter o bom funcionamento dos equipamentos e fazer descarte correto de dejetos são formas de conscientização para evitar danos à poluição no mar



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As legislações ambientais contra a emissão de poluentes no meio marítimo são extremamente rígidas, o que aumenta ainda mais os cuidados das embarcações na forma de descartá-los para evitar multas ou outro tipo de penalidade. Mas a conscientização para minimizar os danos causados pela poluição no mar também é um dos fatores que se mostram como caminho adotado por elas, apesar de existir ainda tantos problemas para solucionar. Os filtros nas diversas aplicações para o mercado naval têm um papel muito importante porque colaboram para o correto funcionamento dos equipamentos, diminuindo emissões danosas jogadas no mar.
Rodrigo Cintra, consultor especialista em Marinha Mercante, Petróleo e Gás e diretor executivo do Grupo Portal Marítimo, esclarece como os navios fazem para descartar seus diversos dejetos e não causar danos ecológicos. Os restos de alimentos, conforme diz, são triturados antes de serem lançados ao mar. "O objetivo é que estejam dentro de um tamanho mínimo para poderem ser ingeridos pelos animais da fauna marinha ou mais bem absorvidos pelo meio ambiente", informa.
Em relação tanto aos efluentes, como água de pias e sanitários, quanto aos resíduos oleosos, que vêm dos óleos: combustível, lubrificante e hidráulico, conta que são altamente tratados a bordo. "Os resíduos oleosos que chegam a ser lançados ao mar, por exemplo, estão com menos de 15 ppm (partes por milhão) de óleo em água, faixa admitida que não agride o meio ambiente. Quando ultrapassam este valor, os navios têm o cuidado de colocar em um tanque de resíduos oleosos e uma empresa terceirizada retira o óleo que segue para reciclagem. Já os efluentes sanitários passam por complexo processo de limpeza antes de serem lançados ao mar que envolve trituração, sedimentação, tratamento bacteriológico e clorinação", explica. O especialista cita inclusive equipamentos que transformam resíduos sanitários até mesmo em água potável. "Já temos disponíveis na indústria estes equipamentos, mas, por motivos óbvios, ainda não estão em uso", aponta. O equipamento, que realiza a filtragem mecânica, orgânica e com raios ultravioleta para obter água potável, faz parte de projeto de estaleiros asiáticos.
Interessantes também as formas usadas para diminuir a poluição causada pelos resíduos oriundos das emissões de carbono da descarga dos motores das unidades marítimas, segundo o diretor executivo do Grupo Portal Marítimo, que são o uso de combustíveis com baixo teor de enxofre e a redução da velocidade dos navios, bem como energias alternativas para a propulsão. "Já temos navios que usam kites, que são pipas gigantes, e até mesmo velas para ajudar na propulsão, aproveitando os ventos oceânicos", revela. Outra curiosidade comentada por Cintra é o que já existe no Mar do Norte, na Europa: o armazenamento e injeção de gás carbônico nos poços de petróleo, mantendo a pressão deles em padrões bons, que facilitam sua extração. "Basicamente, a descarga de gases dos motores é canalizada para um reservatório subterrâneo e enviada de volta ao poço de petróleo."
Quanto à poluição marítima, o consultor especialista adverte para uma certa tendência ao sensacionalismo quando se fala de meio ambiente e unidades marítimas. Ao contrário do que as pessoas pensam, o que ocorre, segundo expõe, é que existe, sim, uma preocupação para um impacto ambiental menor, responsabilidade ambiental das empresas e controle internacional de documentação realizado pela International Maritime Organization (IMO), que fiscaliza o Livro de Registro de Óleo, onde é registrado qualquer movimento feito pelos navios com óleo. Ele afirma que, na verdade, há toda uma gama de legislações pertinentes ao setor, que tem uma série de procedimentos inerentes às mesmas. "Estas leis são muito bem fiscalizadas e, em caso de descumprimento, geram multas consideráveis. Podem, inclusive, levar os responsáveis a serem judicialmente imputados por suas responsabilidades e, em casos extremos, presos por isso."

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Rogério Rocha, supervisor de Pós-Vendas da Divisão de Filtração da Parker Hannifin, afirma que o segmento de filtros para navios e todos os outros tipos de unidades marítimas está crescendo no Brasil, panorama que se mostra vantajoso e promissor para a empresa, que atua em diversas aplicações voltadas ao setor. "Este segmento tem um bom valor agregado e oferece um ótimo retorno financeiro", destaca. A Parker trabalha com a Divisão Racor de filtros para o mercado naval aqui no Brasil há mais de 10 anos com produtos nacionais e importados atendendo todo tipo de embarcação desde pequenas até grandes. Em 2012, garante Rocha que o crescimento das vendas da linha de filtros em todos os tipos de embarcações é de 85%, o que confirma as perspectivas de maiores comercializações no segmento.
Uma das explicações para esse aumento da demanda no setor se deve a uma reativação de projetos, na opinião de Luis Claudio da Costa, gerente de contas de Vendas Óleo e Gás da Parker Hannifin."O cenário naval, após uma grande queda no final dos anos 80 e praticamente inexistente nos anos 90, teve a sua grande retomada nos últimos anos com a decisão de fabricar navios e plataformas com conteúdo local para suportar os investimentos da Petrobras na exploração e produção de petróleo." Segundo ele, hoje o mercado naval tem grandes projetos se iniciando no Brasil, inclusive com as construções de novos grandes estaleiros. "Os estaleiros atuais vêm cada vez mais buscando soluções tecnológicas para aprimorar e aumentar sua capacidade produtiva com projetos customizados", aponta o gerente de contas. A Parker, que comercializa produtos da linha Racor para o mercado naval mundial há mais de três décadas,nos últimos anos se estruturou para atender esse mercado de uma forma mais abrangente. "O mercado de filtros vem crescendo, mas a maior demanda ainda está por vir, porque os filtros entram na etapa final das obras", frisa.
Para Costa, a indústria naval tem uma característica muito peculiar. Isso porque, conforme explica, um estaleiro precisa de alguns anos para desenvolver sua curva de aprendizado. "Dos 49 navios de grande porte que a Transpetro contratou nos últimos anos, somente três foram entregues. Isso devido à curva de aprendizado e do desenvolvimento da cadeia produtiva, fundamentais para suportar este crescimento." A Parker, segundo o gerente de contas, vem acompanhando os movimentos deste segmento para ampliar cada vez mais o conteúdo local de seus produtos e soluções de engenharia e serviços para atendê-lo. "Os estaleiros estão cada vez mais caminhando para se tornarem montadores e, para isso, buscam mais parceiros para se desenvolver", ressalta. 


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A Divisão Europa de Filtros Racor, da Parker Hannifin, produz diversos produtos desde pequenas até grandes embarcações e plataformas que atendem capacidades e características específicas para cada sistema, Rocha destaca como avanços do setor alguns deles, como o RVFS, o FBO Trolley, a Série Turbina, filtros de ar e silenciadores, a série 804MA de separador de óleo diesel e água, o filtro de óleo CCV, os filtros hidráulicos e os separadores de água com Aquabloc® II, o desenho da página 32 demonstra as diversas aplicações dos filtros Parker fabricados para o mercado naval. 


Com um extenso portfólio de dessalinizadores de água do mar, a Parker Hannifin trabalha com soluções para atender desde um barco de passeio de pequeno porte até plataformas offshore, indica Marco Aurélio Cattaruzzi, supervisor de Vendas da Divisão Filtração da empresa. O que acompanha uma tendência porque, conforme explica, os novos navios estão sendo projetados para trabalhar com dessalinizadores. "O dessalinizador é usado para substituir tanques de armazenamento de água potável em embarcações e plataformas de exploração e produção de petróleo. Por serem equipamentos de fornecimento contínuo que ocupam pouco espaço físico, são a solução perfeita para o abastecimento de água potável", destaca.
Para produzir água potável, a empresa dispõe de equipamentos de osmose reversa que fornecem desde 400 GPD até vazões maiores que 50.000 GPD. "Quando se aplica uma pressão que excede a pressão osmótica natural ocorre o processo de osmose reversa, que utiliza uma bomba de alta pressão para fazer isso. A água é pressionada através da membrana, deixando para trás os sólidos dissolvidos. O processo possui um sistema de filtração tanto na entrada da água do mar como após a passagem pelas membranas de osmose reversa. O último estágio é a passagem da água por um sistema ultravioleta para eliminação de micro-organismos", explica o supervisor.
Segundo Cattaruzzi, os dessanilizadores não são fabricados no Brasil e, sim, no exterior pela empresa, que pretende continuar investindo no setor. "No Brasil, o melhor mercado a ser trabalhado é o offshore. A Parker está investindo neste segmento, onde já temos propostas para alguns projetos da Petrobras, principalmente nos de embarcações que serão adquiridas pela Transpetro", informa.


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Vasos série RV servem para armazenar combustível a granel e de distribuição, fazer transferência de combustível ou aplicações de motores grandes. Como filtro separador de água (RVFS), remove emulsionados de água e sólidos de óleo diesel, gasolina e outrascorrentes de hidrocarbonetos. Como um filtro de partículas (RVMF), retira contaminantes sólidos, como sujeira, ferrugem e outros materiais até 2 micra.

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O FBO Filtro Trolley atende requisitos de limpeza de tanques de combustível, bateria e bowsers. Com a tecnologia state-of-the-art, são filtros que removem contaminantes danosos do diesel. Tendo de 1 a 25 micra, retiram partículas de forma rápida e eficiente em fluxo de mais de 50 litros por minuto.

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Filtro separador de água e combustível da Série Turbina tem bacia de alumínio ou aço inoxidável para atender motores que exigem alta capacidade de filtragem de combustível para protegê-lo.

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Alojados em um design que reduz seu turbo ruído, os filtros de ar e silenciadores removem contaminantes do ar, como areia, sal, fibras de carpetes, entre outros.

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A série compacta 804MA separador de óleo diesel e água é 100% de aço e atende requisitos de filtros de combustível marinhos. Disponíveis em individuais, duplas e triplas configurações valvuladas,trabalham fluxo de galões 240, 480 e 720 por hora.

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Compacto e robusto, o sistema Racor CCV (Ventilação do Cárter Fechado) é um filtro de óleo que oferece alta coalescênciae controle de pressão no cárter em condições graves. Sua vida útil é de 750 horas, devendo, neste período, ser trocado, podendo ocorrer variações,dependendo do perfil de carga, desgaste do motor, vazão, concentração de fuligem e das emissões do cárter.

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Os filtros hidráulicos apresentam uma resina projetada que capta contaminantes sólidos, como sujeira e ferrugem, e os que danificam a água. Disponíveis em 10 micra, servem para qualquer aplicação.

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Os filtros e separadores de água com Aquabloc® II possuem recursos para a retirada de cerca de 100% de água prejudicial e sólidos, proporcionando aos motores melhor potência e eficiência. 

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