Publicidade

Irrigação dá salto: de supérflua a essencial no paisagismo; e de apoio a um dos pilares do agronegócio

O visitante deve ter visto na Feira Internacional de Irrigação Brasil – FIIB 2025, de 19 a 21 de agosto, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), a mudança neste setor, no entanto, que ganhou até esta feira no Brasil a partir de 2017, sua primeira edição


O visitante deve ter visto na Feira Internacional de Irrigação Brasil – FIIB 2025, de 19 a 21 de agosto, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), a mudança neste setor, no entanto, que ganhou até esta feira no Brasil a partir de 2017, sua primeira edição. A demanda do mercado é grande e o setor avançou em inovação, conectividade e sustentabilidade para democratizar as novidades no campo para os pequenos e grandes agricultores otimizarem sua produção nas diversas culturas que o País oferece. Além do paisagismo, que hoje torna a irrigação primordial em projetos residenciais de jardins e hortas urbanas e comerciais.

Segurança alimentar
O setor de irrigação tem passado por transformações profundas em tecnologias que combinam eficiência no uso da água, aumento da produtividade agrícola e sustentabilidade. “A irrigação deixou de ser apenas ferramenta de apoio e se consolidou como um dos pilares para garantir segurança alimentar, aumento da produção e resiliência diante das mudanças climáticas” – afirma Gercino Tavares, gerente comercial da Luperplas.

Estratégica
A irrigação ganha protagonismo com as mudanças climáticas, a busca por eficiência no uso da água e garantir safras mais previsíveis.  “Hoje, irrigar não é mais tendência, é estratégia. A tecnologia evoluiu: gotejamento, fertirrigação e digital farming permitem ao produtor controlar tudo remoto com dados em tempo real, trazendo mais produtividade, economia e sustentabilidade” – enfatiza Michele Silva, diretora de marketing da Netafim Mercosul. 

Conectividade
O avanço da automação e da conectividade no campo é de maior destaque. Sistemas inteligentes controlam remoto válvulas, bombas e aspersores, ajustando automaticamente os volumes de água conforme cada cultura. “A integração com sensores de umidade do solo, previsões meteorológicas e até imagens de satélite trouxe precisão às decisões dos produtores. O desenvolvimento de materiais mais resistentes e versáteis tornou os sistemas mais acessíveis e adaptáveis de pequenos produtores a grandes propriedades” – menciona Tavares.

Irrigação dá salto: de supérflua a essencial no paisagismo; e de apoio a um dos pilares do agronegócio

Inteligente
“A tendência é a expansão da ‘irrigação inteligente” – aponta Tavares, na qual o consumo de água, monitorado em tempo real e ajustado automaticamente, reduz desperdícios e amplia os resultados das lavouras. “Essa evolução vem acompanhada de soluções portáteis e modulares, que facilitam a implantação e o manejo dos sistemas, tornando-os mais democráticos” – complementa.

Paisagismo
Na irrigação paisagística, houve mudanças da digitalização, automação e conscientização ambiental. “A irrigação deixou de ser vista como item supérfluo e passou a ocupar papel essencial em projetos residenciais de jardins e hortas urbanas. O uso de sistemas automáticos mantém os espaços verdes mais saudáveis e duradouros, reduzindo custos com manutenção e reposição de plantas ao longo das estações” – expõe William Delai, diretor da Brisa Jardim.
Os consumidores também estão mais comprometidos com o uso consciente da água. “A irrigação paisagística vem evoluindo ao ser mais sustentável, com tecnologias que evitam o desperdício e garantem o aproveitamento ideal dos recursos hídricos sem abrir mão da estética e da vitalidade dos jardins” – pontua William Delai. 
A expansão de empresas especializadas na instalação e manutenção de sistemas automáticos cria ecossistema mais acessível, estruturado e profissionalizado da irrigação inteligente. “Com o crescimento da Internet das Coisas (IoT), o usuário controla sistemas de irrigação pelo smartphone a distância, altera programações, ativa setores e acompanha o desempenho do sistema” – ressalta o diretor da Brisa Jardim. 

Irrigação dá salto: de supérflua a essencial no paisagismo; e de apoio a um dos pilares do agronegócio

Feira e avanços
A FIIB reúne marcas líderes em irrigação. Em paralelo à exposição de serviços, máquinas e equipamentos, são realizadas palestras e minicursos de temas técnicos com a participação de grandes empresas e destaques do mercado.
Para Tavares, eventos como a FIIB aproximam produtores, fabricantes, técnicos e pesquisadores atraídos pela troca de experiências, apresentação de novos produtos e geração de negócios. “Nesses encontros nascem parcerias e soluções que ajudam o Brasil a se manter como um dos líderes globais na produção de alimentos de forma sustentável. O setor mostra que o futuro da irrigação – e do agronegócio – passa pela integração de tecnologia, sustentabilidade e competitividade” – avalia o gerente comercial da Luperplas.

Irrigação dá salto: de supérflua a essencial no paisagismo; e de apoio a um dos pilares do agronegócio

A Netafim está expandindo a atuação em todo o País por sua rede de canais parceiros. “Estamos fortalecendo as parcerias que construímos nesses 30 anos de Netafim Brasil. Feiras como a FIIB conectam soluções, produtores e oportunidades. O futuro da irrigação no Brasil passa por tecnologia acessível, capacitação e cooperação – e é isso que a Netafim entrega todos os dias no campo” – destaca Michele. 
A FiiB 2025 se torna um marco importante ao reunir empresas, profissionais e consumidores em torno de soluções que elevam o padrão do paisagismo moderno. “Para a Brisa Jardim, é oportunidade única de mostrar que a tecnologia aplicada à irrigação residencial já é realidade acessível, eficiente e sustentável voltada a um público que busca não apenas praticidade, mas também impacto positivo no uso dos recursos naturais” – explica William Delai.

Novidades
A Brisa Jardim marcou nova fase da empresa na FiiB 2025 com sua nova linha de controladores Smart eletrônicos digitais e pré-programados para irrigação paisagística residencial inteligente e comercial e projetos paisagísticos que valorizam eficiência, conectividade e sustentabilidade – pilares da irrigação moderna. Entre seus destaques: Bluetooth, Wi Fi e App dedicado: controle total dos ciclos de irrigação via smartphone, com interface intuitiva e integração com assistentes virtuais; Design funcional moderno: foco em usabilidade torna a instalação e a programação simples; Economia de água: incorpora algoritmos inteligentes que evitam a irrigação desnecessária, utilizando dados climáticos e previsões meteorológicas. 

Irrigação dá salto: de supérflua a essencial no paisagismo; e de apoio a um dos pilares do agronegócio

A Luperplas lança na FIIB 2025 a nova linha Irriga Engate Rosca para sistemas de irrigação por aspersão convencional. Seu acoplamento roscável para linhas portáteis propicia montagem e desmontagem fáceis e ágeis. Composta por tubos e conexões de 2” (DN50) e 3” (DN75), possui pressão máxima de serviço de 80 mca (8,0 kgf/cm²). A Luperplas, referência em tubos e conexões para irrigação, atua para a produtividade agrícola e a preservação dos recursos hídricos.
O destaque da Netafim na FIIB 2025, que foca no produtor rural com soluções para diferentes culturas, portes e regiões, está no Manual do Irrigante, guia de como um agricultor pode iniciar sua jornada na irrigação. Este lançamento da empresa aproxima a tecnologia do campo, traz conhecimento ao produtor e torna a irrigação mais simples e acessível.

Irrigação dá salto: de supérflua a essencial no paisagismo; e de apoio a um dos pilares do agronegócio

Na feira, seu portfólio em irrigação por gotejamento mostra resultados comprovados em culturas, como café, cana, grãos, frutas e, especialmente, cacau –, na qual a empresa atua há mais de 10 anos, mesmo fora dos polos tradicionais de produção. A empresa democratiza o acesso à tecnologia e apoia o produtor com inteligência, sustentabilidade e precisão. 


Contato das empresas
Brisa Jardim:
www.brisajardim.com.br
Luperplas: www.luperplas.com.br
Netafim Mercosul: www.netafim.com.br
 

Publicidade