Editorial
Por Curadoria Revista Meio Filtrante
Edição Nº 137 - Novembro/Dezembro 2025 - Ano 24
3º Seminário Brasileiro de Filtros: inovação, sustentabilidade e os desafios da filtração no país
3º Seminário Brasileiro de Filtros: inovação, sustentabilidade e os desafios da filtração no país
O avanço tecnológico e a sustentabilidade caminham lado a lado na evolução da filtração no Brasil. Esse foi o tom que permeou o 3º Seminário Brasileiro de Filtros, realizado em 8 de outubro, na sede da Abrafiltros, em Santo André (SP). O evento reafirmou-se como o principal fórum nacional dedicado ao tema, reunindo especialistas, executivos e representantes de empresas dos segmentos automotivo, industrial e de saneamento para debater os rumos da filtração em um mundo em transformação.
Com painéis que abordaram Perspectivas de Mercado, Inovação e Tecnologia, Sustentabilidade e Logística Reversa, e Qualidade e Certificações, o encontro mostrou que os filtros são protagonistas silenciosos de inúmeras cadeias produtivas — essenciais na transição energética, na economia circular e no reúso da água. Mais do que componentes técnicos, eles representam soluções estratégicas para eficiência, segurança e redução de impactos ambientais.
Na abertura, João Moura, presidente executivo da Abrafiltros, destacou a importância de ampliar o conhecimento técnico e fortalecer a integração entre os profissionais do setor: “Chegamos à terceira edição levando temas relevantes e atuais, com o objetivo de aprofundar o debate e aproximar ainda mais os agentes da cadeia de filtração”.
Com discussões de alto nível e troca de experiências entre lideranças de mercado, o seminário consolidou-se como um marco de atualização e convergência de ideias, refletindo o compromisso da Abrafiltros com a inovação, o ESG e a qualidade. O resultado foi um panorama abrangente sobre os desafios e oportunidades que moldam o futuro da filtração no Brasil — um setor cada vez mais estratégico para a sustentabilidade industrial e ambiental do país.
Não deixe de ler os assuntos enriquecedores desta edição, que ampliam a visão sobre inovação, sustentabilidade e os caminhos da filtração no cenário nacional. Boa leitura.
Rogéria Sene Cortese Moura - Editora
Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; André Luis Moura; Alex Alencar; Edgar Mascarenhas; Eric Rothberg; Fábio Campos; Jeffrey John Hanson; João Moura; João Carlos Mucciacito; José Alexandre Marques; Laíssa Cortez Moura; Lucas Cortese Moura; Marco Antônio Simon; Marcos Dantas de Oliveira; Patrick Galvin; Paulo Nascimento; Paulo Roberto Antunes; Raul Cavalaro; Robert Scarlett; Rogério Jardini; Tarcísio Costa e Valdir Montagnoli.
Colaboraram nesta edição:
Adriano de Paula Bonazio e Marco Antônio Simon (Abrafiltros); Lucas Cortese Moura e Gabriel Cortez (Iteb); André Luis Moura e Jackson Barbosa (Laffi Filtration); Priscila Silva, José Augusto da Silva Moraes, Celso Stupiglia, Cesar Souza, Hairton Oliveira (Parker); David Siqueira de Andrade e Gabriela Oppermann (Supply Service); José Amaro, Eduardo Azevedo e Celso Ramos (Newtec); (Filtech); Raquel Galli e Éder Bonifácio (Filtros Brasil); Isael Santos (Incotec); (Nederman); Gean Andrews Scudilio (TIXlog); Breno Campolina (Localiza&Co); André Gentil (Scania); Marko Virkebau (Hydrogen); Jochen Schmid (BASF); Eurico Camões (Iavant); Fabio Guerra (Airlink Filtros); Gabriel de Souza (Hydac); Paulo Galina (Lorenzetti); Liéven Peruzzo Ritter (Filtros Planeta Água); Thiago Antoniolli (BBI Filtração); Alexandre Augusto Domingues (Abrafipa); Ovídio Santos (Barroca Engenharia); Prof. Dr. Marco Antonio Braga (CPGA); Dennis A. Baião (MANN+HUMMEL) e Thiago Almeida (Automa Power).