Publicidade

Percepção do consumidor sobre o carro elétrico muda e cresce a oportunidade para as montadoras e empresas de mobilidade

Levantamento da YouGov aponta que percepção positiva sobre mobilidade elétrica cria terreno fértil para marcas que queiram liderar a transição sustentável


A percepção do consumidor brasileiro sobre o carro elétrico mudou e isso representa uma janela estratégica de oportunidade para as montadoras e empresas de mobilidade que desejam se posicionar na economia verde. De acordo com pesquisa nacional da YouGov, 61% dos brasileiros acreditam que os veículos elétricos são o futuro da indústria automotiva, embora apenas 3% possuam um modelo desse tipo.

O dado revela um mercado em formação: a intenção e o desejo estão à frente da penetração. Entre os que têm carro, a maioria ainda dirige veículos flex a etanol (28%) ou movidos a diesel (10%) – alternativas que refletem a transição gradual para tecnologias mais limpas.

Outro achado relevante é que o consumidor brasileiro ainda toma suas decisões com base no custo operacional: 64% afirmam que o consumo de combustível é o fator mais relevante na compra de um carro novo. Isso sugere que a acessibilidade e a percepção de economia serão determinantes para o avanço do segmento elétrico.

“O brasileiro já acredita na mobilidade elétrica, mas ainda precisa sentir que essa transformação cabe no bolso e no cotidiano”, afirma David Eastman, diretor-geral da YouGov no Brasil. Segundo ele, as marcas que entenderem isso e comunicarem valor de forma inteligente sairão na frente”. “Com a COP30 acontecendo no país, há um simbolismo adicional: é o momento ideal para que a indústria mostre que inovação e sustentabilidade podem andar lado a lado.”

O estudo indica que a mudança cultural já começou. A visão positiva sobre carros elétricos, somada à crescente consciência ambiental e o aumento de ofertas desses veículos no país, cria um contexto propício para investimentos, campanhas educativas e parcerias público-privadas em infraestrutura de recarga, incentivos fiscais e programas de test drive ou assinatura.

“As empresas do setor automotivo que estiverem atentas a esse comportamento, o desafio é transformar convicção em consumo, e o otimismo em um novo mercado”, conclui Eastman.

Metodologia
A ferramenta YouGov Profiles é alimentada por dados coletados diariamente por meio de pesquisas contínuas, com uma amostra robusta de mais de 70 mil brasileiros (o tamanho da amostra varia de acordo com o país). Os dados do Profiles Brasil são representativos em âmbito nacional e cuidadosamente ponderados por idade, gênero e região, garantindo alta precisão e relevância nas análises.

26 Graus <priscila@26graus.com.br>

Publicidade