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A importância dos filtros para motocicletas

Assim como todo e qualquer veículo de passeio e veículos de transporte, as motocicletas também necessitam de filtros.


Assim como todo e qualquer veículo de passeio e veículos de transporte, as motocicletas também necessitam de filtros. Eles são responsáveis por impedir que impurezas cheguem até o motor, evitando que o sistema sofra desgaste prematuro em suas partes móveis e interfira em seu rendimento. 
Os componentes dos filtros para motocicletas são os mesmos de outros tipos de veículos, sendo a mídia filtrante, o principal deles. O que os diferencia, fundamentalmente, é a dimensão e o volume de mídia filtrante utilizada em cada tipo.
Da mesma forma que nos outros equipamentos, um aumento de contaminantes em seus fluidos ou ar pode prejudicar sua motocicleta podendo levá-la de uma simples falha ao seu total travamento. Em geral, nas motocicletas, são usados três tipos de filtros: o de ar, de combustível e de óleo.
De acordo com João Lucena, representante da Sogefi Filtration do Brasil, quando o assunto é a importância da vida e eficiência de nossos motores, falamos de filtro. 
São eles que vão manter o bom funcionamento de todo conjunto mantendo uma boa filtragem e peças limpas e bem lubrificadas, e o motor alimentado com combustível limpo e bem filtrado.
Todo este aumento no número de motos nas ruas exige ainda maior cuidado dos motociclistas, com a manutenção dos filtros. “Creio que o mercado de motocicletas vem crescendo no Brasil e precisamos melhorar a qualidade das informações para que cheguem de forma clara e correta. 
Os consumidores precisam de nós para auxiliá-los e nós deles para que usem os filtros de forma consciente, limpar ou lavar filtro não é economia e sim jogar dinheiro fora” – completa Lucena. 

Tipos de filtros e aplicações
A função do filtro de ar é reter as impurezas, sejam elas: terra, poeira mais fina, folhas, fuligem de uma possível queimada e, até mesmo pequenos insetos. Jan Ariel Lima da Silva, representante da Tecfil explica que o ar existente neste sistema atua no processo de combustão e no resfriamento do motor. “A manutenção deste filtro é importantíssima, já que sua saturação implicará em menos passagem de ar, causando perda de potência e aumento de temperatura” – ressalta.

A importância dos filtros  para motocicletas

Esse filtro exige uma certa eficiência, Lucena destaca ainda que a montadora é quem determina o que a motocicleta pode ou não pode respirar, pois uma grande quantidade de contaminantes pode levar a moto, de um simples problema a uma perca total.
“Podemos dizer que o filtro do Ar, seria o “pulmão” do motor da moto. Servem para remover as impurezas do ar e assim ter uma mistura ar-combustível ideal para a queima, pois é preciso de oxigênio para que o processo de combustão aconteça e gere a potência necessária para girar o motor” – completa Laine Cracco, representante da Mahle Metal Leve.

A importância dos filtros  para motocicletas

 O filtro de óleo, por sua vez, assim como nos outros veículos de passeio ou equipamentos pesados é o responsável por filtrar este importante fluido que refrigera, lubrifica, veda e protege seu motor. Caso o filtro não seja o adequado ou não seja de boa qualidade isso pode custar caro. O filtro do óleo é o responsável por manter um bom funcionamento e item importante para vida do motor.
Vale ressaltar que todo o motor ao movimentar-se sofre um leve desgaste natural, que ocasiona o surgimento de partículas de aço (limalhas) vindas do atrito das partes móveis do motor. Este atrito é reduzido com o uso correto do óleo lubrificante. 
Após lubrificar as partes móveis do motor, o lubrificante retorna ao reservatório levando consigo toda limalha gerada pelo atrito descrito anteriormente. Antes que este óleo seja bombeado novamente ao motor, o filtro de óleo atua para reter as impurezas. Quando acontece a saturação do filtro lubrificante, o óleo encontra resistência para atravessar o elemento filtrante. 

A importância dos filtros  para motocicletas

“Para que o motor não deixe de receber lubrificação, abre-se a válvula de segurança que libera caminho para o óleo chegar até as partes móveis. Porém, o óleo já não será filtrado e o motor passa a receber uma lubrificação suja. Esse é o principal motivo para que o filtro seja trocado em toda troca de óleo, pois não é possível avaliar o grau de saturação do óleo sem uma análise laboratorial” – afirma Silva. 

A importância dos filtros  para motocicletas

Em um tempo onde não sabemos o que colocamos em nossas motocicletas, surgiu a necessidade do filtro de combustível. Assim como nos outros veículos, o combustível adulterado, contaminado ou batizado pode prejudicar o bom funcionamento e o desempenho do veículo.  
Laine explica que sua principal função é filtrar as impurezas do combustível (pó, água e resíduos). Além do motor, ele também protege outros itens da motocicleta como, o bico injetor, partes da injeção eletrônica e também os carburadores. “Esses são primeiros componentes que sofrem danos devido a um combustível sujo” – destaca.
A falta de manutenção para este filtro pode ocasionar interrupção no fluxo de combustível. Desta forma, o filtro de combustível, garante que qualquer contaminante particulado que o combustível receba em seu transporte ou até mesmo nos reservatórios dos postos, chegue até o motor.

A importância dos filtros  para motocicletas

O representante da Tecfil explica que é importante lembrar que o período de manutenção é estabelecido no manual do proprietário. 
“A Tecfil recomenda que sejam trocados, preventivamente, todos os filtros durante a troca de óleo. Desta maneira, garante-se a melhor e maior durabilidade do motor” – ressalta.
O Filtro do ar é mais utilizados em motocicletas de baixas cilindradas, porém toda moto de alta cilindradas também apresenta filtro do ar. Pensando nos filtros de óleo, os mais encontrados nas motocicletas acima de 200/250 cilindradas em diante e pode variar de um simples filtro de cartucho, também conhecido como filtro ecológico, para um filtro blindado, que é o mais consumido em motos de alta cilindradas.
Para os Filtros do combustível a variedade também é grande e as motos que os utilizam são diversas de uma simples 150cc até acima de 1000cc.

A importância dos filtros  para motocicletas

Manutenção e principais cuidados
Quando se pensa na troca ou manutenção desses filtros existem alguns padrões, normalmente, em média 1000 km. O ideal é parar e fazer a lubrificação dos motores, uma vez que algumas motos não possuem filtro do óleo. Para as motocicletas de maiores cilindradas que possuem esses filtros, quando necessário, dever ser feita a troca do óleo e a substituição dos mesmos. 
No filtro do ar, a troca está ligada diretamente ao tipo de ambiente que a motocicleta roda, se for severo com muita areia ou poeira em suspensão reduz o período de troca e quando em terrenos mais tranquilos pode-se estender. Lembrando que o filtro do ar indica alguns sintomas como o aumento do consumo, perda de potência e fumaça negra no escape e aumento da temperatura do motor. “A falta de cuidado ou manutenção pode variar de um simples problema a uma perca total, como por exemplo um travamento” – enfatiza Lucena. 
Ele explica ainda que em termos de normas ou exigências, existem os certificados de garantia iso9001, 14001 e 16949, mas o que se utiliza como parâmetro no mercado são as orientações da montadora que em muitos aspectos estão com alguma falha. Muitas montadoras não especificam com relação ao filtro do ar, isso quem orienta é o fabricante da peça visto as condições de cada lugar.
A Mahle, por exemplo, sempre recomenda seguir a manutenção indicada no manual do fabricante da moto, que na maioria é a cada 10 mil KM. De acordo com Laine, realizando uma boa manutenção do sistema de filtração, o usuário estende a vida útil do motor, evitando assim maiores gastos futuros, reduzindo o consumo do combustível e por consequência aumentando o desempenho.
Ela destaca ainda que vários problemas podem existir pela má manutenção dos filtros, como o consumo elevado, peças danificadas e perda de potência. 
Consumo elevado: Temos um aumento do consumo do combustível quando estamos com o filtro do ar sujo, podendo atingir até 30% do valor normal. Como o filtro está obstruído, isto impede a passagem correta do ar, desta forma o processo de combustão é comprometido. Pois o combustível que entra no motor não consegue “se encontrar” com o oxigênio e assim não realiza a queima adequada, desta forma, este combustível é desperdiçado, podendo muitas vezes gerar falhas neste motor.
Peças danificadas: A má manutenção dos filtros gera também a quebra de componentes internos do motor. Como este trabalha com uma temperatura e pressão elevados e com as peças (camisas, bielas e pistões) em contato constante, sendo assim, qualquer partícula de sujeira que entre no motor, torna-se um vilão, agindo como uma espécie de lixa, a qual desgasta as peças com o decorrer do temo.
Perda de potência: Podemos ter o comprometimento de todo o sistema de injeção do combustível quando os filtros estão em mal estado, causando danos aos bicos injetores e por consequência a perda de potência dos motores e um gasto elevado com o reparo deste sistema e também da bomba do combustível.
E vale um alerta, é importante ter cuidado quando se pensa em potência, pois muitas vezes a eficiência é esquecida, já quando falamos de eficiência a potência deixa de ser uma prioridade. “O que acontece é que as duas grandezas são inversamente proporcionais e isso causa dúvida na cabeça do pessoal” – destaca o representante da Sogefi. 
Para Lucena, o mercado do setor é complexo, ao mesmo tempo que traz muitas novidades também gera muitas dúvidas. “Quando falamos em filtros e manutenção todos sabem tudo, precisamos ouvir mais os fabricantes e entender que existem filtros e filtros, hoje se fala muito em filtro lavável e filtros esportivos de alta performance” – afirma Lucena. 
A maior tecnologia empregada nesse segmento é sem dúvida para os filtros do combustível, se olharmos a história recente, quase nenhuma moto utilizava filtro do combustível, isto se viu necessário a partir da criação dos motores flex e também da maior concentração do etanol na gasolina, os filtros foram desenvolvidos para a filtragem destes dois combustíveis.
Outro fator, foi a injeção eletrônica, visto que esta tecnologia requer um combustível e ar mais limpo. “Desta maneira, hoje temos diversos filtros para o combustível, os quais são formados por estruturas metálicas e celulose, sintéticas e metálicas e também temos os filtros ecológicos, que é quando o papel ou a fibra sintética são fundidos em um “plástico”, altamente resistente as pressões da bomba do combustível. Mas tudo depende do dimensionamento em conjunto entre montadora e fabricantes dos filtros” – completa Laine. 

 

Contato das empresas
Mahle:
www.mahle.com.br
Sogefi: www.fram.com.br
Tecfil: www.tecfil.com.br
 

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