São Paulo e Rio de Janeiro serão as primeiras cidades do Brasil a ter vertiportos para eVTOLs
Automotive Business -
Projeto prevê infraestrutura para carros voadores no Campo de Marte, em São Paulo, e em Jacarepaguá, no Rio
São Paulo e Rio de Janeiro serão as primeiras cidades do Brasil a ter vertiportos para eVTOLs (aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica), também conhecidos como “carros voadores” ou “drone de passageiros”.
Nesta semana, a Pax Aeroportos, concessionária e operadora de dois aeroportos brasileiros, e a UrbanV, operadora internacional de redes de vertiportos, firmaram uma parceria para desenvolver e integrar essas infraestruturas voltadas à operação de eVTOLs.
Aeroportos de eVTOL vão conectar regiões de alta demanda das cidades
Em São Paulo, o vertiporto será no Campo de Marte, permitindo fácil acesso ao aeroporto internacional de Guarulhos e às regiões da Faria Lima, Alphaville, Campinas e Baixada Santista.
No Rio, a infraestrutura para eVTOLs será em Jacarepaguá, ponto estratégico para chegar à zona oeste e zona sul da cidade, além dos dois aeroportos da cidade e em Niterói.
Ambos os locais são considerados pontos estratégicos pela possibilidade de conexões com locais de alta demanda, como aeroportos e regiões comerciais.
Parceria quer impulsionar o futuro da mobilidade aérea urbana
A parceria vai reunir a expertise internacional da UrbanV em projeto e operação de redes de vertiportos com a presença operacional da Pax e sua visão para o futuro a longo prazo da infraestrutura de aviação urbana no Brasil.
As empresas já atuam em parceria no país com um projeto piloto no Campo de Marte, junto com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Agora, a UrbanV e a Pax dão mais um passo para tornar possível a criação de redes de mobilidade aérea urbana (AAM) que funcionem de forma integrada e em larga escala.
“Vemos a Mobilidade Aérea Avançada como uma evolução natural da aviação na cidade”, disse o CEO da Pax, Rogério Augusto Prado. “Essa parceria com a UrbanV nos permite consolidar nossa forte presença no Brasil, ao mesmo tempo em que exploramos novas oportunidades para integrar soluções de mobilidade aérea de última geração em nossos aeroportos e nas cidades que eles atendem.”