Publicidade

Abeaço acaba de lançar seu primeiro Relatório de Sustentabilidade

Ao longo de sua trajetória, a Abeaço vem investindo em ações de gestão, inovação e sustentabilidade para fortalecer a imagem da cadeia produtiva


Com 22 anos de atuação e representando 20 empresas do setor como elo estratégico entre indústria, mercado e sociedade, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), acaba de lançar seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, consolidando avanços, indicadores e iniciativas que reafirmam o papel essencial da entidade no desenvolvimento sustentável do segmento.

Ao longo de sua trajetória, a Abeaço vem investindo em ações de gestão, inovação e sustentabilidade para fortalecer a imagem da cadeia produtiva de embalagens de aço. Como entidade sem fins lucrativos, nascida da união entre fabricantes de latas e cadeia de valor de fabricação das latas, oferece suporte técnico, mercadológico e educacional, além de fomentar pesquisas, promover campanhas e disseminar informações sobre os benefícios ambientais, sociais e econômicos do aço, um dos materiais mais reciclados do mundo.

“Cada lata carrega a história da reciclagem, da responsabilidade ambiental e do compromisso com a circularidade. O aço não é apenas uma solução inteligente para embalagens, mas é também um aliado importante para o futuro”, diz Thais Fagury, presidente executiva da Abeaço.

Um dos grandes marcos da Abeaço é a criação da Prolata Reciclagem, a primeira entidade gestora de único material a firmar Termo de Compromisso com o Ministério do Meio Ambiente no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que se consolidou como um dos maiores programas de logística reversa do país.

Presente em 213 municípios, a Prolata reúne 320 pontos de recebimento próprios, 504 pontos de entrega voluntária parceiros, 95 cooperativas apoiadas e 83 entrepostos parceiros. Seu impacto se mostra em números expressivos: mais de 320 mil toneladas de latas de aço revalorizadas; 34% de embalagens recuperadas; mais de 85 mil itens de EPIs (equipamentos de proteção individual) doados, além de treinamentos e ações de saúde e segurança; capacitação de mais de 4 mil profissionais da rede pública de ensino; e 19 mil educadores capacitados pelas trilhas formativas.

Em 2024, o volume reciclado pela Prolata chegou a quase 82 mil toneladas, que foram transformadas em novo aço por siderúrgicas parceiras como ArcelorMittal e Gerdau. O efeito ambiental resultado da reciclagem evitou mais de 122 mil toneladas de emissões de CO2.

O Relatório reúne iniciativas das associadas da Abeaço nos pilares Ambiental, Social e Governança. No pilar ambiental, destacam-se avanços em eficiência e combate às mudanças climáticas, com maior uso de energia renovável, certificações, redução de consumo de água e projetos de preservação e inovação em embalagens sustentáveis. No pilar social, as empresas promovem ações comunitárias e programas de diversidade, inclusão, segurança e desenvolvimento profissional, incluindo vagas afirmativas, combate ao etarismo e políticas de igualdade salarial. Em governança, mantêm estruturas sólidas, com conselhos independentes, comitês estratégicos, políticas de compliance, canais de denúncia, diretrizes atualizadas de sustentabilidade e investimentos em segurança da informação em conformidade com normas como a LGPD.

“Mais do que apenas resultados, mostramos que é possível unir competitividade, responsabilidade compartilhada e impacto positivo, do catador ao consumidor final, da cooperativa à indústria. Com este relatório, apresentamos avanços, desafios e ações que o setor promove e que indicam construção sólida de um futuro sustentável.”, finaliza Thais.

Giovanna Felzener <giovanna.felzener@pressaporter.com.br>

Publicidade