BAM Infra Netherlands Estação Central de Schiphol – Aeroporto de Amsterdão
Por Bentley Systems
Edição Nº 138 - Janeiro/Fevereiro 2026 - Ano 24
Localização: Amsterdã, Holanda do Norte, Países Baixos Software Bentley utilizado: SYNCHRO A nova subestação de alta tensão Schiphol-Centrum visa criar um centro energético para o Aeroporto de Schiphol, aumentando a capacidade da rede elétrica
Localização: Amsterdã, Holanda do Norte, Países Baixos
Software Bentley utilizado: SYNCHRO
A nova subestação de alta tensão Schiphol-Centrum visa criar um centro energético para o Aeroporto de Schiphol, aumentando a capacidade da rede elétrica dos terminais e instalações aeroportuárias e contribuindo para as metas de neutralidade de carbono do aeroporto. A BAM, responsável pelas obras civis e elétricas, enfrentou restrições de espaço, o que limitou a logística no local e gerou preocupações com a segurança. Para superar esses desafios, a empresa priorizou a viabilidade da construção em 4D, a logística e a segurança, necessitando de tecnologia avançada de simulação de construção.
A BAM selecionou o Bentley SYNCHRO para integrar o modelo do projeto ao cronograma de construção, criando um plano de construção integrado, visual em 4D e dividido em fases. Ao planejar e simular digitalmente as obras no local, a empresa otimizou a logística e as instalações temporárias, reduzindo o transporte em 25%, melhorando a segurança e economizando emissões e custos. Trabalhar em uma plataforma digital conectada permitiu identificar e evitar 85 riscos de planejamento e segurança, resultando em zero incidentes de segurança e uma economia total de € 525.000.
A aplicação da Bentley reduziu o tempo total de construção em quatro meses, permitindo concluir o projeto de forma mais segura, sustentável e econômica.
China Energy Engineering Group Guangxi Electric Power Design Institute Co., Ltd.
Aplicação da tecnologia de inteligência digital GIS+BIM em todo o ciclo de vida do projeto de transmissão e transformação de energia de 500 kV da China Southern Power Grid em Guangxi Nanning
Localização: Cidade de Nanning, Região Autônoma de Guangxi Zhuang, China
Software Bentley utilizado: Bentley LumenRT, MicroStation, OpenRoads, OpenUtilities, ProjectWise, ProStructures, SYNCHRO, Outros (OBD)
Esta subestação de transmissão de energia de 500 quilovolts visa otimizar a estrutura da rede elétrica da cidade de Nanning, melhorando a confiabilidade do fornecimento de energia e promovendo energia limpa. Localizada em uma área montanhosa, o projeto apresentou desafios complexos, agravados pela necessidade de coordenar múltiplas disciplinas e equipamentos de subestação. Para solucionar esses problemas e, ao mesmo tempo, alcançar o consumo total de energia limpa, a empresa buscou estabelecer fluxos de trabalho digitais inteligentes e processos otimizados para a subestação. Quando os métodos tecnológicos tradicionais se mostraram ineficazes, a empresa aproveitou este projeto como uma oportunidade para aprimorar os padrões de projeto digital vigentes no setor elétrico chinês.
Utilizando os aplicativos Bentley Open, ProjectWise e SYNCHRO, a empresa estabeleceu uma plataforma colaborativa de projeto BIM e realizou simulações de construção. Trabalhar em um ambiente digital conectado otimizou os fluxos de trabalho, reduzindo o tempo de projeto em 10% e resolvendo 85 conflitos de projeto, o que diminuiu as alterações na obra em 91,8%. Por meio da modelagem 3D precisa, a equipe reduziu o período de construção em 5%. Os modelos 3D fornecem dados abrangentes e suporte para operações e manutenção inteligentes e digitais da rede elétrica.
APD Global
Transformação digital da subestação de 132kV de Bunning Lake
Localização: Rua Sutherland, Perth, Austrália
Software Bentley utilizado: Bentley Descartes, Bentley LumenRT, iTwin Capture, MicroStation, OpenUtilities, Power Line Systems, ProjectWise, Promis.e
O projeto de ampliação da subestação Sutherland St. da PTA visa atender à crescente demanda de eletricidade de Perth e garantir o fornecimento confiável de energia para as operações de transporte. A APD Global foi contratada para projetar a nova subestação de Bunning Lake e os equipamentos elétricos secundários da subestação existente em Sutherland St. Diante dos desafios técnicos, de coordenação e comunicação, a empresa percebeu que seus processos de projeto anteriores careciam das capacidades de colaboração, integração e visualização necessárias para a entrega bem-sucedida do projeto.
Aproveitando a modelagem da realidade da Bentley e os aplicativos integrados de projeto digital 3D com o Bentley ProjectWise, a APD estabeleceu um ambiente de dados conectado e um gêmeo digital, otimizando os fluxos de trabalho, a colaboração entre as equipes de projeto civil e estrutural e a comunicação com as partes interessadas. A solução integrada permitiu reduzir o tempo e os custos de entrega do projeto em 15% cada. Por meio da visualização avançada utilizando o gêmeo digital, a APD melhorou a comunicação com as partes interessadas e otimizou o projeto, reduzindo o desperdício de materiais e o consumo de energia, contribuindo para a redução da pegada de carbono do projeto.
|
Bentley Systems |