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Setor De Reposição Investe Em Tecnologia E Tem Boas Perspectivas De Crescimento

Impulsionada pelo momento propício para reposição, Automec 2011 deve vir com força total também para a indústria de filtros


Setor De Reposição Investe Em Tecnologia E Tem Boas Perspectivas De Crescimento

Dados do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) apontam que a indústria de autopeças para a reposição independente (distribuição, varejo e oficinas) faturou no País, em 2010, cerca de 10% mais do que o registrado no ano anterior. Setor De Reposição Investe Em Tecnologia E Tem Boas Perspectivas De CrescimentoPara o Conselheiro do Sindipeças e coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, Antônio Carlos
Bento, esse resultado deve-se principalmente a três fatores: crescimento da frota nacional de veículos – que teve alta de 13% no ano passado em comparação a 2009 segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) –, obrigatoriedade da inspeção veicular na capital paulista e a crescente conscientização do motorista quanto aos benefícios da manutenção automotiva.
Juntas, as fabricantes de componentes automotivos que atuam nesse segmento e são associadas ao Sindipeças registraram, no ano passado, vendas de R$ 10 bilhões - o faturamento total da indústria brasileira de autopeças deve ter alcançado R$ 80 bilhões no mesmo período, quase 23% a mais que em 2009.
Mesmo com a crise internacional, o setor da reposição tem se mostrado forte, impulsionado pelo aumento da frota circulante nos últimos anos. Para Bento, o peso da inspeção obrigatória na cidade de São Paulo para os negócios da reposição independente deve-se ao tamanho da frota paulistana. "Em 2009, dos quase 30 milhões de veículos em circulação no País, 22% estavam nas ruas da capital paulista", compara, completando que, além da inspeção, o programa Carro 100% - que visa a conscientização do motorista com relação à manutenção preventiva do veículo -, está criando uma cultura relacionada à manutenção automotiva, o que acaba gerando novos negócios.
Uma pesquisa elaborada pela Gipa (consultoria internacional especializada na área de pós-venda) mostra que o brasileiro está cada vez mais preocupado com a conservação do automóvel. Em 2009, 80% dos donos de carros com até um ano de uso fizeram algum tipo de manutenção preventiva. Em 2005, esse percentual era de 66%.


Hoje, um dos desafios a serem enfrentados pelo mercado de autopeças é promover o desenvolvimento do setor de reparação de veículos que, com o aumento da demanda por serviços, precisa de investimentos em infraestrutura, equipamentos e capacitação profissional.
As oficinas que acompanharam a evolução dos veículos estão cheias. Mas, se por um lado o mercado interno da reposição vai bem e tem demanda, por outro, o déficit da balança comercial de autopeças tem aumentado nos últimos anos.Setor De Reposição Investe Em Tecnologia E Tem Boas Perspectivas De Crescimento
Para o presidente do Sindipeças, Paulo Butori, embora os números de 2010 sejam crescentes em relação aos de 2009, o setor ainda está em fase de recuperação, retornando aos indicadores registrados antes da crise. "Enxergamos o futuro com cautela. Os dados da balança comercial brasileira nas autopeças ilustram nossa apreensão: de 2009 para 2010, o déficit pulou de US$ 2,5 bilhões para US$ 3,5 bilhões. Ao levar em consideração que nosso setor é historicamente superavitário e que registrou em 2006 – último ano com resultado positivo na balança comercial – superávit de quase US$ 2 bilhões, podemos facilmente perceber a dimensão do problema. Nossas portas estão escancaradas para os competidores internacionais", avalia.
Outro desafio – e talvez o principal deles – é vencer a barreira da competitividade, mesmo em condições econômicas adversas. A crise financeira mundial fez surgir excesso de automóveis montados e de autopeças que, sem mercado fértil em seus países de origem, dirigem-se para o Brasil. "Esse é o risco de ser a ‘bola da vez’. É preciso entender que aumento na venda de automóveis não significa aumento na produção de autopeças. Para que nosso setor não perca a competitividade conquistada, que nos permite exportar para cerca de 190 países, o Sindipeças criou o Fórum de Competitividade, grupo dedicado a propor ações e fazê-las acontecer", conclui o presidente da entidade.


É dentro desse panorama que, de 12 a 16 de abril, São Paulo recebe a 10ª edição da Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços), que terá a participação de grandes empresas do setor. Para este ano, são esperados 900 expositores e 70 mil visitantes no Pavilhão de Exposições do Anhembi durante os cinco dias de evento. A Feira apresentará as mais recentes novidades para o Setor De Reposição Investe Em Tecnologia E Tem Boas Perspectivas De Crescimentomercado de autopeças, equipamentos e serviços, oferecendo aos compradores, em um só lugar, os mais diversificados produtos, bem como lançamentos para o mercado mundial.
Considerado o maior evento do setor na América Latina, a Automec tem o apoio das principais entidades: Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e o co-apoio da Abrive (Associação Brasileira das Reparadoras Independentes de Veículos), Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista de Peças e Acessórios para Veículos de São Paulo), Sincopeças (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo).
Para o segmento de filtros, a expectativa não é diferente. Na opinião de João B. Moura, presidente da Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais) - que representa mais de 90% do mercado de filtros automotivos -, a feira é muito importante para esse segmento, que estima crescimento de cerca de 10 a 15% para 2011 devido ao aumento da frota circulante e às diretrizes e legislações ambientais. "É imprescindível a manutenção correta dos veículos para que não sejam prejudicados o meio
ambiente e a população. Por isso, estamos trabalhando junto aos órgãos competentes para definirmos as aplicações da resolução SMA-024 quanto ao descarte dos filtros usados de óleo lubrificante automotivo", diz Moura.

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Na opinião do diretor-presidente da Sogefi-Fram, Eugênio Marianno, proteção ao meio ambiente, redução de gases, redução de consumo de combustíveis, combustíveis alternativos, linha verde, matérias recicláveis, materiais de fontes renováveis são os desafios que a indústria de filtros deve enfrentar em sua evolução tecnológica.
"Os filtros têm importância fundamental para que os veículos atinjam as exigências legais, principalmente emissões, que virão no futuro. O mercado brasileiro também vai evoluir como a Europa, Estados Unidos e Japão, exigindo dos fabricantes locais a mesma tecnologia desses mercados", prevê Marianno.
Nesta edição da Automec, a Sogefi lança sua nova linha de filtro do óleo para motores Flex. O produto vem atender uma necessidade do mercado, que estava solicitando uma solução abrangente para esses motores.
Uma das marcas mais lembradas no segmento de filtros para linha leve, a Sogefi Filtration vem fazendo história com tecnologia e qualidade. Especialista no Equipamento Original, presente nas principais montadoras do País e com forte atuação no Aftermarket, a Sogefi-Fram tem trabalhado nos últimos anos mantendo sua excelência em equipamento original, produzindo de forma a atender toda demanda solicitada pelas montadoras, proporcionando segurança e agilidade no desenvolvimento do produto.
Dentro do seu programa de Responsabilidade Ambiental, a empresa também lançará uma nova linha de filtros do ar para caminhões e ônibus com a mesma eficiência e durabilidade, mas com menos aço na sua composição.
"A Automec é a oportunidade para todos os fabricantes de autopeças para expor, além de seus produtos, sua marca. É também neste evento que recebemos nossos clientes, e os clientes dos nossos clientes do Brasil todo. Além disso, o público que visita a Feira tem em comum o amor por carros, pelas inovações e novidades que existem no mercado", destaca o diretor-presidente da Sogefi-Fram.
Setor De Reposição Investe Em Tecnologia E Tem Boas Perspectivas De CrescimentoJá a Tecfil – maior fabricante de filtros da América Latina e líder no mercado nacional de reposição desses produtos – tem como expectativa para a feira deste ano, além de movimentar negócios das diversas linhas, impulsionar as linhas de filtros de ar condicionado e de motocicletas/duas rodas. A companhia fabrica a linha completa de filtros automotivos: ar, óleo lubrificante, combustível, hidráulicos e para ar condicionado, e exporta seus produtos para os cinco continentes.
Em seu segmento, a empresa também se destaca por possuir diferenciais como laboratórios móveis que realizam testes em campo. A atividade abrange uma "troca de óleo modelo" instalada na planta, onde se aplicam treinamentos técnicos e laboratórios com equipamentos de última geração; e uma "sala limpa" em sua fábrica, onde são fabricados os filtros de ar condicionado para os veículos. Este espaço é preparado para que os filtros não tenham contato com microorganismos e sujeiras, permitindo que o equipamento chegue livre de impurezas ao mercado.
"Sabemos da grandeza do mercado e como ele vem se desenvolvendo de forma crescente. Nosso desafio é ser bastante ágil na questão de lançamentos e novidades no mundo dos filtros, buscando manter a liderança no mercado de reposição, crescer ainda mais no mercado de equipamento original e no mercado de exportações. Tudo isso só será possível com muito trabalho e dedicação, e isto a empresa tem de sobra", ressalta Ricardo Pessoa, diretor Comercial de Vendas Reposição da Tecfil.
Ainda segundo Pessoa, a Tecfil reconhece a importância da Automec como principal evento do setor de autopeças, por isso, sua participação na Feira é essencial. "O evento proporciona visibilidade e oportunidades de negócios, pois reúne representantes de toda cadeia do segmento de autopeças, desde os consumidores finais, passando pelos aplicadores, vendedores, distribuidores e atacadistas.
Através da Automec, falamos diretamente com nosso público e temos a oportunidade de mostrar suas novidades, aprimorar seus serviços e transmitir a filosofia de trabalho da empresa. Além disso, os principais fabricantes de filtros estarão presentes, o que engrandece ainda mais o evento", conclui. Setor De Reposição Investe Em Tecnologia E Tem Boas Perspectivas De Crescimento
Também participará da Automec deste ano a Mann+Hummel, detentora das marcas Mann-Filter e Purolator, líder nacional no fornecimento de equipamento original às montadoras e no mercado de reposição. A empresa desenvolve e produz complexos componentes automotivos, como sistemas de filtragem do ar, coletores de admissão do ar em plástico, galerias do combustível, sistemas de filtragem para líquidos, filtros de cabine para a indústria automotiva e elementos filtrantes para serviços de manutenção e reparação de veículos leves e pesados (elementos e filtros do ar, óleo e combustível).
A empresa investe constantemente em novas tecnologias para o desenvolvimento e produção de peças adequadas às exigências e aos requisitos de cada uma das montadoras. Sua equipe de engenharia trabalha em sintonia com o cliente para oferecer o que há de mais moderno em sistemas de filtragem do ar, do óleo e do combustível. "Nesta edição, teremos como foco abordar a tecnologia e as constantes inovações que são características de nossa empresa. Participar da Automec é uma excelente oportunidade para a exposição de nossos produtos Mann-Filter no mercado independente de reposição, além de fortalecer ainda mais o relacionamento com nossos parceiros", comenta Pedro Ortolan, gerente de Vendas Reposição Brasil da Mann+Hummel.
Setor De Reposição Investe Em Tecnologia E Tem Boas Perspectivas De CrescimentoEspecializada na distribuição das melhores marcas nacionais e internacionais de filtros, sistemas de filtragem e rolos de esteiras transportadoras, a Polifiltro atua no mercado há mais de 18 anos comercializando produtos Mann, Parker-Racor,
Fleetguard, Fram, Mahle, Donaldson, Baldwin, Hengst, Fil-Filter e sua marca própria, a Turbo. São mais de 10 mil itens que atendem ao mercado automotivo, filtragem de lubrificantes e combustíveis, purificação de ar, tratamento e reutilização de água e filtros industriais, especialmente projetados para aplicações em máquinas e equipamentos.
Seu principal foco é na qualificação dos funcionários, que são treinados com aprimoramento profissional para proporcionar aos clientes um atendimento cada vez melhor e completo. Apesar de a Polifiltro participar apenas da edição Pesados da Automec, para o
Gerente de Marketing da empresa, Júlio Polhmann, "A importância desse evento está na prospecção de novos clientes e negócios, na aproximação com os clientes atuais e a divulgação de novos produtos para pessoas e empresas especialistas no ramo de autopeças."
 

A Automec inova no setor e investe em ferramentas e ações para estar cada vez mais próxima do público e dos expositores. Prova disso é o lançamento do blog www.blogautomec.com.br, onde o internauta tem acesso a todo o universo relacionado ao segmento da Feira. Com textos diretos e objetivos, o espaço leva ao leitor o que há de mais atual e relevante sobre o setor. De acordo com Hércules Ricco, diretor da Feira, o objetivo é mostrar como a AUTOMEC contribui com o crescimento do mercado automotivo. "Gostamos tanto de carro que fazemos questão de mostrar tudo. Esse é o slogan que adotamos para deixar a nossa marca na internet e levar a informação cada vez mais longe", explica.
AUTOMEC - www.automecfeira.com.br / www.blogautomec.com.br
Data: 12 a 16 de abril de 2011
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana - São Paulo - SP
Visitação: Exclusivamente para industriais, comerciantes, compradores e técnicos do setor automotivo e afins. Proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados. É obrigatória a apresentação de cartão comercial.

 

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