Publicidade

As Novas Gerações Da Internet

TV digital, iPod, YouTube, Orkut, blog, flog, Skype, Voip… Em meio a tantas tecnologias novas, você ou sua empresa estão prontos para esta sopa de letrinhas da tecnologia?


por Anderson Vicente da Silva

TV digital, iPod, YouTube, Orkut, blog, flog, Skype, Voip… Em meio a tantas tecnologias novas, você ou sua empresa estão prontos para esta sopa de letrinhas da tecnologia? Se ainda não está, ou se ainda está acostumando-se com a internet como uma interface simples, com algumas figuras e texto. Prepare-se, a web 2.0 já chegou e você nem percebeu.
Estamos na era das convergências de mídia, e em breve você acessará a Internet, assistirá ao seu programa favorito (podendo, inclusive, gravá-lo), pagará suas contas de banco, escutará música... tudo isso pela tv. A chegada da TV Digital tornará tudo muito mais acessível. Mais consumidores comprarão sem sair de casa, mais conteúdo será gerado, e você pode não estar pronto para isto.
Além da praticidade em sua sala, já estamos convivendo diariamente com a era interativa. Geradores de planilha, editores de texto e agendas on-line, dicionário participativo, ou simplesmente dividir seus vídeos favoritos com toda uma comunidade antenada de 1 bilhão de pessoas. Esse é o mundo que você manda, você faz. Você escolhe
o que assistir, o que ler, em que formato ficar sabendo de determinada notícia, dar a notícia, debater... não é a toa que você, isso, VOCÊ MESMO, foi escolhido como personalidade do ano de 2006 pela Revista Time. Não há ninguém com maior poder de decisão e com o mundo nas mãos (ou melhor, o mouse e o controle remoto) do que você: Bem-vindo, você chegou à web 2.0.

O que é web 2.0
Este novo conceito, batizado de web 2.0, é baseado no pilar principal de participação e interatividade, de forma extremamente simples. É a comunicação livre e aberta, onde o fator principal é o conteúdo gerado pelos próprios usuários. Ele aproveita-se da inteligência coletiva e a Internet passa a ser uma plataforma única, uma espécie de sistema operacional, leve e rápida, muito diferente dos conceitos atuais de desktop, pesados, lentos e que requerem máquinas mais potentes e processadores mais rápidos. O novo conceito web 2.0 une softwares e sistemas on-line, facilitando a atualização e melhorias do sistema. Melhorias essas geradas na maioria das vezes pelos próprios usuários.

Se você ainda não entendeu o que é a web 2.0 prepare-se, pois a web 3.0 está a caminho
Bernes-Lee, o criador da Internet 1.0 (podemos assim chamá-la), está desenvolvendo um conceito de Internet de terceira geração, nomeada de web 3.0. Este novo conceito tecnológico está embasado em uma Internet mais inteligente, onde o computador adivinharia suas preferências e faria a busca pelo usuário. Uma parcela de estudiosos do assunto identifica a web 3.0 como um sistema que analisa semanticamente as palavras, onde os sistemas compreenderiam os seus significados de acordo com o contexto, executariam as associações e buscas a partir delas, apresentando sempre suas preferências e desejos. Atualmente, o site E-bay realiza alguns testes com esta nova tecnologia.

Diferenças entre web 1.0, 2.0 e 3.0
Web 1.0 – a era dos grandes portais.
É a web convencional, como a conhecemos em sua maioria, onde as páginas são geradas, atualizadas e administradas pelos desenvolvedores e os conteúdos não são participativos. Exemplos: Uol, Terra e Aol
Web 2.0 – A Internet participativa.
É a web atual, onde as páginas e conteúdos são gerados pelo usuário. Existe a participação de multiusuários e os internautas passam de espectadores a atores principais dos conteúdos gerados. Exemplos: Youtube e Wikipedia.
Web 3.0 – A Internet que pensa.
Softwares que interpretam as preferências dos usuários e auxiliam na navegação e tomada de decisões.

O impacto que a web 2.0 promete para o mundo dos negócios é muito significativa. Várias empresas perceberão estas mudanças ao longo dos anos, principalmente com as integrações entre clientes e fornecedores. Você ou seus negócios estão preparados para isto?As Novas Gerações Da Internet

As Novas Gerações Da Internet
Anderson Vicente da Silva
Diretor de criação e desenvolvimento web da L3ppm – publicidade, propaganda e marketing Ltda. Atua há mais de 7 anos com tecnologias web. É bacharel em sistemas de informação pela faculdade Fundação Santo André.

L3ppm - publicidade, propaganda e marketing Ltda.
Tel.: (11) 4426-5633
www.L3ppm.com.br

Publicidade