Publicidade

Mercado

Confira as novidades de nosso mercado


Previsão de déficit na balança comercial do mercado de autopeças
Dados preliminares de uma pesquisa realizada com cerca de 50 empresas (as mais representativas no faturamento total da indústria de autopeças) indicam que o faturamento de janeiro a setembro, em reais deflacionados, cresceu 8,6% sobre o de iguais meses de 2006. Porém, o Sindipeças divulgou a informação que voltou a rever as projeções realizadas para 2007. Segundo divulgado, a previsão é de um déficit na balança comercial do segmento. Para se ter uma idéia, até a metade do ano, a expectativa era de superávit de US$ 1,8 bilhão. Por volta de julho, o valor estipulado despencou para US$ 500 milhões, mas manteve-se no positivo. Foi a partir de outubro que os cálculos mostraram um déficit de US$ 100 milhões, algo que não acontecia desde 2002.
O déficit previsto é resultado do crescimento das importações, que devem passar de US$ 6,78 bilhões em 2006 para US$ 9 bilhões, 32,8% superiores. As exportações também devem aumentar, mas num percentual bem inferior, 1,6%. Segundo George Rugitsky, conselheiro do Sindipeças, a valorização do real pressiona para baixo os preços no mercado interno, compromete a rentabilidade das exportações e aumenta a atratividade das importações.
No acumulado de janeiro a setembro de 2007, as exportações de autopeças somaram US$ 6,63 bilhões, e as importações, US$ 6,65 bilhões. Resultado: déficit de aproximadamente US$ 23 milhões.

As informações detalhadas por país e produto estão em www.sindipecas.org.br


MercadoKoch Membrane System comemora crescimento na América Latina com nova sede no Brasil
A Koch Membrane Systems inaugurou sua nova sede no Brasil, no dia 29 de novembro. A empresa, que desenvolve e fabrica inovadoras membranas de filtração e produtos para separação, abriu as portas das novas instalações pela primeira vez a convidados e jornalistas, no dia 29 de novembro. Steen Hedetoft, Diretor Comercial da empresa, esteve na inauguração e explicou que o novo passo dado pela Koch Membrane Systems demonstra o crescimento da companhia em toda a América Latina. “Estamos expandindo nossos negócios por aqui e a nova sede significa exatamente esse crescimento”. Hedetoft comenta ainda que o novo escritório tem tons de água e verde, para acentuar o foco da empresa, e que pretende repetir a história nos outros países latinos. “Nosso plano é continuar inaugurando novas sedes, o próximo provavelmente será no México”.
A nova sede fica na Rua Tanabi, 248, na Água Branca, São Paulo.

MercadoGrupo Freudengerg anuncia investimentos de R$100 milhões no país
Somando mais de 150 anos de relações comerciais com o Brasil e operando em diferentes segmentos de mercado, incluindo indústria automotiva, têxtil, mecânica e engenharia industrial, entre outras, o grupo Freudenberg estima que atingirá um volume de vendas de R$ 408 milhões, seguindo uma curva ascendente até alcançar o patamar de R$ 551 milhões previsto para 2010. Para atingir essa meta, a empresa vai investir na capacidade de produção de suas unidades, bem como ampliar a linha de produtos fabricados localmente. A fábrica de Jacareí, por exemplo, foi instalada uma nova linha de produção de não-tecidos, totalizando um investimento de R$ 8 milhões. “O mercado brasileiro é uma das prioridades para o grupo alemão, dada a relevância do país na América Latina. Temos investido na produção no país há meio século. Nossos produtos estão presentes no dia-a-dia da população, como, por exemplo, cada carro circulando nas ruas do país tem certamente vários componentes fabricados pela Freudenberg no seu interior”, declara o Dr. Peter Bettermann (foto), porta-voz do conselho executivo do grupo no primeiro encontro com a imprensa realizado em São Paulo.
No total, o grupo pretende investir aproximadamente R$ 100 milhões entre 2008 e 2012, para contínua adequação da sua capacidade produtiva, bem como ampliar a sua oferta de linhas de produtos no continente.
Publicidade