Publicidade

Europa Intensifica Ações Socioambientais

Próximo a completar 25 anos, o Europa segue com ações de preservação da natureza e amparo a questões sociais


Próximo a completar 25 anos, o Europa segue com ações de preservação da natureza e amparo a questões sociais

por Marco Antônio Simon

Ao longo da sua existência, a Brasfilter – fábrica detentora da marca Europa, localizada em Guarulhos (SP) – sempre executou atividades relacionadas à sociedade e ao meio ambiente, as quais estão sendo trabalhadas em novos projetos de aplicação global.

Europa Intensifica Ações SocioambientaisPreocupação ambiental
O ato de purificar e melhorar a qualidade da água para consumo, principal finalidade dos purificadores Europa, tem grande identificação com as questões ambientais. Em sintonia com os tempos atuais, onde assuntos como a preservação dos rios, matas e da camada de ozônio estão em grande evidência, a Brasfilter tem procurado fortalecer ainda mais as iniciativas de preservação ambiental.
No passado, a empresa substituiu o fornecedor de carvão ativado, que comercializava matéria-prima obtida através de nó de pinho – o que implicava no corte de árvores – pelo carvão ativado obtido do coco do babaçu. Na prática, significa que não há mais a derrubada da árvore e prejuízo ao meio ambiente, e o fornecedor ainda desenvolve programas para a conservação racional da floresta nativa de babaçuais da Amazônia.
Nos sistemas de refrigeração dos purificadores, o Europa faz questão de utilizar apenas o gás refrigerante R 134A, completamente livre de cloro, elemento prejudicial à camada de ozônio. O alcance da ação pode ser medido considerando que a Brasfilter fabrica e comercializa um purificador de água a cada 30 segundos no país, grande parte com a função de fornecimento de água em três temperaturas – natural, fresca ou gelada.
Chegando em breve ao mercado, o Europa passa a substituir a compra de calços de EPS - poliestireno expandido (material mais conhecido como Isopor), utilizados no acondicionamento dos aparelhos na embalagem, por calços de papelão reciclável, medida adotada inicialmente nos aparelhos sem sistema de refrigeração incorporado. A Brasfilter estuda alterações no material dos calços e na estrutura das embalagens específicas aos aparelhos com refrigeração, que são mais pesados e demandam apoios de maior resistência, sempre visando eliminar a utilização do EPS, material de difícil reaproveitamento e que pode levar até 200 anos para se decompor na natureza, responsável por prejuízos ambientais e também pela liberação de gases tóxicos durante sua produção.
Acompanhando a mudança, as novas embalagens serão identificadas com logos de reciclagem mais visíveis, como forma de incentivo ao reprocessamento dos materiais. A Brasfilter já mantém um programa interno de reciclagem, com arrecadação revertida para as atividades destinadas aos colaboradores. “Esses são apenas alguns exemplos da nossa preocupação com o meio ambiente. E estamos preparando novidades que terão ainda mais impacto em prol da natureza”, explica Antônio Carlos Camargo, Diretor Industrial.

Apoio ao Colaborador
Entre as iniciativas para o público interno, a empresa mantém um ambiente de qualidade para os colaboradores, o que pode ser verificado nas instalações da fábrica - modernas, limpas e adequadas às normas de segurança do trabalho, onde cada operador dispõe do equipamento de proteção individual – EPI – apropriado à função. A Brasfilter também procura apoiar a oferta de emprego na região, onde mais de 90% dos funcionários da empresa são moradores de Guarulhos.
Outras atividades em prol dos colaboradores incluem café da manhã, transporte de qualidade através de ônibus novos de propriedade da empresa, devidamente identificados e equipados com facilidades como ar condicionado e confortáveis bancos reclináveis. “Quando fomos cotar a aquisição dos veículos, nos foram apresentadas diversas possibilidades. Não optamos pelo modelo mais barato, mas sim pelo que proporcionou melhores condições de conforto aos colaboradores segundo a disponibilidade financeira da empresa, por entendermos que isso, mais do que representar a aquisição de patrimônio, é um investimento em benefício dos nossos funcionários”, explica Dácio Múcio de Souza, Diretor-Presidente da Brasfilter.
A possibilidade de ascensão profissional é uma realidade muito presente no Europa. Como exemplo, tanto na Brasfilter quanto no Centro Empresarial Europa – onde estão sediados os departamentos administrativos e áreas comerciais, entre outros – não é raro encontrar colaboradores que iniciaram a vida profissional em funções como office-boy e recepcionista, e atualmente figuram em cargos de gerência e diretoria, tendo contado com o amparo da empresa na condução dos estudos e cursos de aprimoramento.
A soma desses fatores leva a um fato curioso – o tempo de carreira dos colaboradores é geralmente longo. É normal identificar profissionais com dez, quinze ou mais anos de casa, muitas vezes lembrados e homenageados nas comemorações e eventos organizados internamente.

Parceria Legal Europa
Há dois anos, a Brasfilter instituiu o projeto Parceria Legal Europa. Gerenciado por uma Comissão de colaboradores, o Parceria Legal Europa oficializou o apoio para entidades que já eram assistidas pela organização, além de aprimorar as ações realizadas com o objetivo de incentivar os colaboradores, rede de distribuição e empresas relacionadas ao Europa, a ter maior envolvimento nas comunidades nas quais a marca está inserida. Entre as instituições assistidas pelo Europa estão: ICC – Instituto Criança Cidadã;
Tucca – Associação Para Crianças e Adolescentes com Câncer; Centro Social N. Sra. Da Pureza; Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro; Creche Paz e Amor; e Casa de Davi. Além das doações, a empresa procura estar presente nas atividades das entidades e contribuir com a integração sócio-cultural dos assistidos, com a realização de ações em datas especiais como Páscoa, Dia das Crianças, Natal e outras.
Uma vez que o consumo de água de qualidade remete a valores diretamente ligados à qualidade de vida, o Europa criou o personagem Eurokid, que ganha vida através de histórias em quadrinhos e performances ao vivo, promovendo ensinamentos relacionados a hábitos saudáveis, preservação da natureza e das águas, encantando crianças e adultos. O Eurokid conta inclusive com gibis para colorir, e nas estórias defende o meio ambiente contra a poluição e valoriza a prática de bons costumes, como não jogar lixo no chão, economizar água, preservar o verde, respeitar a família, entre outros. Por isso, faz sucesso entre crianças e adultos.
Na questão de inclusão social, vale lembrar que a Brasfilter foi uma das pioneiras no setor a incorporar indicações em braile nos purificadores, inicialmente na linha CTA – Central de Tratamento de Água, e recentemente na linha Noblesse, remodelada para proporcionar acesso facilitado a pessoas com necessidades especiais, 100% em conformidade com os requisitos estabelecidos pela norma de acessibilidade NBR 9050:2004, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Outros modelos também estão em fase de adaptação. “Ser a marca líder de mercado e lidar com um produto relacionado à saúde das pessoas amplia nossa responsabilidade nas questões socioambientais”, explica Dácio Múcio de Souza. “O Europa sempre se destacou em todas as frentes nas quais atua, e ficamos felizes em poder auxiliar a quem precisa e ajudar a criar cidadãos mais responsáveis”.
Camargo complementa: “O Brasil é um país enorme e se cada um puder fazer um pouco na sua comunidade, já será uma grande contribuição social. Um pequeno auxílio significa muito para quem precisa de apoio”, diz. “Da mesma forma, temos a felicidade de viver num país privilegiado em recursos naturais, cujo futuro é responsabilidade de todos”, finaliza. Europa Intensifica Ações Socioambientais

Purificadores de Água Europa
Grande SP: (11) 3017-8400
Demais localidade: 0800-131413
www.europa.com.br

Publicidade