Publicidade

Mercado

Confira as novidades do nosso mercado


IBGE aponta para quadro positivo na produção industrial e de agroindústria
Dados divulgados pelo IBGE mostram quadro positivo para a produção industrial de janeiro a junho deste ano. A expansão da atividade em todo País, no primeiro semestre, foi de 6,3%.
No mesmo período, a agroindústria brasileira cresceu 4,2%, ritmo próximo ao registrado no mesmo período de 2007 (4,8%). O bom desempenho da agroindústria, segundo o IBGE, está relacionado ao crescimento da safra, ao aumento do consumo do mercado interno, por conta da expansão da renda, e a um cenário externo favorável para a agricultura, com crescimento do volume exportado e dos preços.
A sétima estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas indica uma produção de 145,1 milhões de toneladas, superior em 9% à obtida em 2007.
www.ibge.gov.br

Filtros e equipamentos são expostos na Metalurgia
A 6a. edição da Metalurgia - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços - será realizada em Joinville, Santa Catarina, de 9 a 12 de setembro.
Segundo dados da Abifa (Associação Brasileira de Fundição), de janeiro a maio deste ano, o Brasil produziu 1.436.316 toneladas de fundidos, 10,3% a mais que no mesmo período do ano passado. De acordo com os dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o semestre teve produção de 1,68 milhão de veículos, recorde histórico, 21,3% superior em relação ao primeiro semestre de 2007.
Dos 350 expositores da feira, 20% participam pela primeira vez da Metalurgia. “Em 2006, a feira superou as expectativas dos expositores e 92% deles renovaram suas áreas”, assinala Richard Spirandelli, gerente de marketing da Messe Brasil, organizadora da feira. Destaque para o aumento na participação de empresas fabricantes de peças de alumínio e para reciclagem de alumínio, além das empresas de filtros e seus sistemas, como: Casfil, McFil e Renner Têxtil. “Também haverá expositores de softwares específicos para a área de fundição e uma forte presença de fornecedores de fornos”, adianta Richard.
Para Hugo Ferreira, diretor regional do Sindipeças, a Metalurgia se converte em uma oportunidade de aprendizado e contato mais estreito com novas tecnologias. “Nossos associados poderão conhecer os novos produtos, os serviços disponíveis e as ações de ponta neste segmento. As empresas do setor de autopeças usam os serviços das metalurgias de forma intensa. Portanto, essa proximidade é fundamental para ambos”, afirma.
www.feirametalurgia.com.br

MercadoSeminário discute lubrificação e a importância dos filtros no segmento
Aconteceu em julho a 16ª edição do Seminário de Lubrificantes e Lubrificação Industrial. Com a participação de profissionais de empresas como Hilub, Mercedes-Benz, Shell, SKF, Castrol e Hydac, o evento teve como tema principal “Redução de Custo e Aumento de Produtividade Através da Lubrificação”, abordando, entre outros assuntos, o aumento de produtividade por meio da escolha correta do sistema de filtragem; utilização de filtros ecológicos e o descarte de materiais filtrantes. A idéia de realização de um fórum brasileiro, sediado em São Paulo, para discussões dos avanços tecnológicos ocorridos na área de lubrificação, surgiu há dezesseis anos, mais exatamente em 1992, em vista da necessidade de disponibilizar conhecimentos para uma área de trabalho vital em qualquer meio industrial. Luiz Tadeu da Rosa, Coordenador do Apoio Administrativo da Abraman - Associação Brasileira de Manutenção, organizadora do evento, explica a importância em discutir sobre os elementos filtrantes quando o assunto é lubrificação. “Na verdade, é um aprendizado mútuo. Um lubrificante em más condições é um verdadeiro veneno para a máquina. Mas um filtro mal dimensionado, que não leve em consideração aspectos essenciais do lubrificante, também provoca situações muito daninhas”.
“Hoje é fato dizer que aproximadamente 70 a 80% de todas as avarias em instalações hidráulicas e até 45% de todas as falhas de mancais, encontram origem na contaminação do fluido hidráulico ou lubrificante”, explica Flávio Luiz Dalavia, do Departamento de Engenharia e Vendas da Hydac, que palestrou sobre descarte.
“A principio, foi falado a respeito das regulamentações governamentais (Portaria 362 Conama, Lei ambiental – 9605 e Portarias ANP 125/127). Conforme a Lei ambiental, Art. 41 - item “V”, poderão ser aplicadas multas de até R$ 50.000.000,00 para quem descumprir as exigências e degradar o meio ambiente”, conta.
www.eventos.abraman.org.br/XVISemLLI
Publicidade