Publicidade

Codelco e Schneider Electric anunciam aliança estratégica voltada à transformação digital e à eficiência energética

Parceria estratégica prevê o desenvolvimento de soluções em automação, análises avançadas, gêmeos digitais e gestão de energia, reforçando a colaboração


Em um cenário de crescentes complexidades operacionais, ambientais e tecnológicos para a indústria de mineração, Codelco e Schneider Electric, líder global em tecnologia de energia, anunciam um Memorando de Entendimento (MoU) que marca o início de uma aliança estratégica voltada à transformação digital e à eficiência energética no setor.

O acordo estabelece uma estrutura conjunta para inovar, criar e implementar soluções tecnológicas ao longo de todo o ciclo de vida dos projetos de mineração - da engenharia e prova de conceito à operação, manutenção e otimização de ativos.

A parceria abrange áreas estratégicas como automação de processos industriais e sistemas elétricos, análises avançadas, otimização de processos, gêmeos digitais, gestão de energia e monitoramento preditivo de emissões. A iniciativa combina a experiência da Codelco em mineração com as capacidades globais da Schneider Electric em automação, digitalização e gestão de energia.

O memorando também prevê o desenvolvimento de projetos-piloto e testes de novas tecnologias, além da realização de workshops e ações de compartilhamento de conhecimento. Os projetos terão o apoio do Centro de Inovação da Schneider Electric, que será inaugurado em breve em Santiago, no Chile.

Outro eixo do acordo é a colaboração com instituições de ensino para fomentar o desenvolvimento de talentos e projetos nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) aplicados à mineração, potencializando a ligação entre inovação, indústria e formação de capital humano.

“Os desafios que enfrentamos hoje em segurança, produtividade e sustentabilidade são cada vez mais complexos e não podem ser resolvidos isoladamente. A forma de abordá-los acontece por meio da colaboração com as diversas partes interessadas no ecossistema, e isso faz parte da visão estratégica que estamos fortalecendo na corporação. Sermos parceiros tecnológicos da Schneider Electric reafirma essa visão e nos permite avançar rumo a uma indústria de mineração preparada para o presente e o futuro”, afirma Julio Díaz, vice-presidente de Recursos Minerais, Desenvolvimento e Inovação da Codelco.

Para Jorge De la Rivera, vice-presidente de Automação Industrial para a América do Sul da Schneider Electric, o acordo reflete o compromisso da companhia com a transformação do setor. “Acreditamos firmemente que a combinação de tecnologia, expertise e colaboração é fundamental para superar os desafios da mineração. Colocar nossas capacidades globais em automação, gestão de energia e digitalização a serviço da Codelco é um passo concreto na cocriação de soluções com impacto real e de longo prazo para o país”, destaca.

O MoU terá validade inicial de dois anos com possibilidade de prorrogação. O período permitirá às empresas identificar oportunidades para projetos conjuntos que poderão ser formalizadas por meio de acordos específicos.

Gustavo Fritz <gustavo.fritz@rpmacomunicacao.com.br>

Publicidade