Convênio amplia o Programa Investimentos Transformadores de Eficiência Energética na Indústria - PotencializEE
Infraroi -
PotencializEE vai ser potencializado com novo aporte para capacitar mais pessoas e ampliar o acesso ao programa por empresas de mais estados
O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, assinou em Ipatinga (MG), durante o evento “Conexões MME”, um convênio que amplia o Programa Investimentos Transformadores de Eficiência Energética na Indústria (PotencializEE). A iniciativa contará com R$ 75 milhões em investimentos para promover medidas de eficiência energética voltadas a micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) de todo o País.
A iniciativa conta com a parceria estratégica do Senai Nacional e dos Senai’s regionais, com objetivo de atender, no mínimo, 1,5 mil MPMEs do setor industrial. Nessa segunda fase, novos diagnósticos energéticos serão subsidiados e realizados nas indústrias até o final de 2027, com recursos do Procel e suporte da Deutsche Gesellschaft für Internacionale Zusammenarbeit (GIZ), a partir da Mitigation Action Facillity (MAF).
Como funciona o programa
O PotencializEE é realizado em parceria da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O programa atua em todas as etapas necessárias para ajudar a indústria a reduzir o consumo de energia.
Entre os objetivos do programa estão capacitar profissionais especializados, identificar empresas que podem receber diagnósticos energéticos e apoiar essas indústrias no acesso a linhas de crédito que viabilizam a adoção de medidas de eficiência energética.
Com isso, o projeto possibilita ampliar a competitividade e a eficiência operacional das empresas, assim como gerar dados estratégicos para subsidiar políticas públicas. A iniciativa também contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa no setor industrial, um dos maiores consumidores de energia da matriz energética brasileira, contribuindo diretamente para o atingimento de metas climáticas internacionais do país.
Resultados positivos do PotencializEE
Ao longo da primeira fase, realizado apenas no estado de São Paulo, o PotencializEE mobilizou R$ 150 milhões em financiamentos, realizou mil diagnósticos energéticos e avaliou tecnicamente 400 projetos, resultando na implementação de 250 iniciativas de eficiência energética. As ações contribuíram para a redução de 1.746 GWh no consumo de energia e evitaram a emissão de 445 mil toneladas de CO2 equivalente.
O programa também deixou um legado importante de capacitação, com a certificação de 450 consultores — ao menos 30 mulheres — mentoria especializada, treinamento de gestores de instituições financeiras e o desenvolvimento de um catálogo com 22 categorias de tecnologias eficientes, criando bases sólidas para a expansão do programa em nível nacional.