Fábrica da Volkswagen na Alemanha foi escolhida para ser a referência do grupo em termos de economia circular
Automotive Business -
Unidade de Zwickau será referência em economia circular dentro do grupo, com investimento de € 90 milhões e foco na reutilização de peças e matérias-primas
Uma das fábricas mais icônicas da Volkswagen, a unidade de Zwickau, na Alemanha, foi escolhida pela montadora para ser a referência do grupo em termos de economia circular.
A empresa vai investir € 90 milhões para que ali, até 2030, sejam reciclados 15 mil veículos anualmente. Ainda em 2026, serão recicladas 500 unidades.
Em uma primeira etapa, os processos de desmontagem serão definidos, testados e validados na fábrica, a fim de estabelecer padrões para todas as outras unidades da montadora no mundo.
Volkswagen quer diminuir dependência de materiais
Na teoria, isso dará à Volkswagen acesso a peças e componentes que, após testes e processamento adequados, poderão ser reinseridos no ciclo, por exemplo, em veículos usados.
Outro foco é a separação precisa dos materiais para a obtenção de reciclados puros. Os planos são similares aos de outras fabricantes, como é o caso da Stellantis,inclusive no mercado brasileiro.
“Buscamos o objetivo de reutilizar matérias-primas na construção de novos veículos. Isso tornará a Volkswagen menos dependente do comércio global de matérias-primas, reduzirá a pegada de carbono de seus veículos e criará novos modelos de negócios”, disse Andreas Walingen, diretor de economia circular do Grupo Volkswagen.