Dürr desenvolve linha de pintura para reduzir as emissões de CO2
Press Comunicação -
Planta reduz emissões de gases e mantém pegada ecológica
Em uma das maiores unidades de produção do Grupo Volkswagen, a planta de Puebla (México), inaugurada em janeiro de 2025, a Dürr desenvolveu uma linha de pintura para reduzir as emissões de CO2. Essa planta se beneficia do projeto turnkey, ou chave-na-mão, que inclui duas linhas de pintura idênticas particularmente ecológicas devido ao equipamento elétrico instalado, como o sistema de secagem. A Dürr também está implantando componentes essenciais de seu novo conceito de “Paint shop do futuro” com um armazém vertical automático e sistemas de transportadores autônomos
Desde janeiro de 2025, a planta da Volkswagen de Puebla pinta 90 carrocerias de veículos de diferentes modelos por hora. O projeto da linha de pintura inovadora foi planejado para acomodar modelos e tecnologias adicionais que possam surgir no futuro. Esta capacidade de adaptação alinha-se à natureza de alto rendimento da planta de produção e é possível graças a um armazém central verticalizado e pelo sistema de transportadores autônomos (AGV) EcoProFleet. O software DXQ controla o veículo guiado automatizado (AGV), desenvolvido especificamente para linhas de pintura, que classifica de forma preditiva as carrocerias em combinação com a altura do armazém e as leva à estação de trabalho correta ou a coleta com extrema precisão. Dividir linhas de produção rígidas é um princípio central ao conceito de "Paint shop do futuro" da Dürr, e encurta o processo geral pelo planejamento do tempo de processo exato para um veículo individual. Isso, por si só reduz de forma significativa as emissões gerais de CO2.
Tecnologia de pintura com 170 robôs
As duas linhas de pintura idênticas contam com 170 robôs de selagem e pintura, tecnologia de aplicação correspondente para selagem e revestimento dos diferentes modelos da Volkswagen no futuro. Isso abrange o EcoRS Clean F, um importante exemplo do empenho da Dürr para reforçar a tecnologia do sistema e equipá-la para crescente diversidade de modelos.
O EcoRS combina a capacidade de limpeza minuciosa e suave de um sistema de rolos de pluma com a alta flexibilidade inerente a uma configuração robótica. Isso o torna perfeito para linhas que pintam muitas variações de carrocerias com contornos complexos. O escopo do contrato também inclui as soluções completas de pintura, de alimentação de PVC e de software com aplicações de IA da família exclusiva de produtos DXQ da Dürr.
Redução significativa de emissões de CO2
Um fator central na redução das emissões de CO2 é a secagem da carroceria, que consome a maior parcela de energia no processo de pintura. A operação dos fornos com energia regenerativa, como eletricidade limpa, reduz as emissões de CO2 do sistema geral em torno de 40%, em comparação com uma linha de pintura que utilize gás natural. “Esta foi uma das razões pelas quais a Volkswagen optou pelo sistema elétrico de secagem EcoInCure”, explica Bruno Welsch, Diretor de Operações Automotivas da Dürr. “Outra razão é seu sistema especial de dutos de ar que aquece as carrocerias de dentro para fora. Esta tecnologia resulta em comportamento de aquecimento e resfriamento mais uniforme e alcança componentes sólidos da carroceria, como placas laterais inferiores de forma mais direta que sistemas convencionais, cortando os tempos de aquecimento em 30%”, acrescenta o executivo.
Conceito de pacote elétrico para forno e purificação de ar de exaustão
Outro marco para minimizar emissões de CO2 é a ligação do forno elétrico a um sistema elétrico de controle de poluição do ar. A Dürr é o único fornecedor do mercado com um conceito integrado desse tipo. Ele combina o EcoInCure com um Oxi.X.RV, um sistema elétrico de pós-tratamento do ar de exaustão que purifica o ar de exaustão poluído usando o princípio de oxidação térmica regenerativa (RTO), sem chama aberta. Diferentemente de processos tradicionais de combustão, nenhum CO2 adicional é produzido pela operação. O sistema também apresenta alta eficiência energética e alcança a operação térmica automática mesmo com pequenas quantidades de solvente, por exemplo, mantendo a temperatura operacional independente. A energia substancial produzida durante a oxidação dos solventes é usada para manter a operação de seu processo.
A Dürr também instalou um sistema de economia de energia ecológico para a separação do excesso de tinta. O EcoDryScrubber usa pó de calcário como aglutinador natural para separar o excesso de tinta. Filtros HEPA12 de alta eficiência removem todas as partículas do ar do processo. O pó de calcário altamente saturado é descartado por um sistema de tubulação totalmente automático, sem interrupção do processo. O sistema de separação a seco na Volkswagen de Puebla minimiza o suprimento de ar fresco necessário para 5%, maximizando a proporção do ar recirculado. Isso reduz o consumo de energia da cabine de pintura em mais de 60%, em comparação com a separação a úmido.
Roberto Lima <roberto@presscomunica.com.br>