Tupy foi reconhecida com uma menção honrosa no SIMEA 2025
Edelman Brasil -
Iniciativa integra a estratégia de P&D da Companhia voltada à descarbonização
A multinacional Tupy foi reconhecida com uma menção honrosa no SIMEA 2025 - Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). O reconhecimento foi concedido na categoria Manufatura e Materiais, pela apresentação do trabalho técnico “Motores a Hidrogênio de Alta Durabilidade: Um Estudo Comparativo entre Ferros Fundidos e Aços”.
O estudo da Tupy, desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), analisou a durabilidade de motores a hidrogênio sob diferentes condições, comparando o desempenho de ligas de ferro fundido e de aços. Os resultados indicaram que, enquanto os aços de alta resistência sofreram altos níveis de fragilização devido à penetração do hidrogênio, as ligas de ferro fundido mantiveram suas propriedades mecânicas praticamente inalteradas, oferecendo uma alternativa promissora mesmo em aplicações críticas.
“Receber uma menção honrosa no SIMEA reconhece a relevância científica e tecnológica de um trabalho que dialoga diretamente com os desafios globais da mobilidade sustentável. Essa iniciativa integra nossa estratégia de P&D, também voltada ao desenvolvimento de soluções e materiais que viabilizem a descarbonização viável, como os motores a hidrogênio. Estamos mostrando que o ferro fundido pode desempenhar um papel decisivo na transição energética, oferecendo desempenho, durabilidade e competitividade ao transporte pesado”, afirma André Ferrarese, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Disruptivo da Tupy.
A pesquisa integra os esforços globais da Tupy em alternativas de baixo carbono para o transporte de cargas, um segmento que demanda soluções robustas, eficientes e sustentáveis. Nesse contexto, o motor de combustão a hidrogênio surge como uma opção frente a tecnologias tradicionais e outras rotas de descarbonização.
Além do IPT e da Tupy, também integram a parceria a empresa austríaca AVL e a canadense Westport, aplicando tecnologia de injeção direta de hidrogênio a alta pressão. Essa inovação garante aos motores a hidrogênio desempenho térmico superior ao dos motores a diesel. O resultado desse trabalho foi publicado nos anais do Congresso Internacional de Motores de 2024 (Internationaler Motorenkongress 2024) com o título “Hydrogen Internal Combustion Engine with Highest Efficiency” em julho desse ano.
Fabiana Azevedo <fabiana.azevedo@edelman.com>