Publicidade

Cubatão recebeu a edição de encerramento do programa da Braskem Plastitroque 2025

Última edição do ano destaca educação ambiental, economia circular e a importância da destinação correta dos resíduos plásticos


Cubatão recebeu, a edição de encerramento do Plastitroque 2025, programa da Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas.

A iniciativa, que incentiva moradores a trocarem resíduos plásticos por alimentos e itens de higiene e limpeza, encerrou o ano com forte mobilização comunitária, promovendo educação ambiental e impacto social positivo nos bairros Água Fria, Fabril, Pilões e Vila Noel.

Ao longo do ciclo de ações em Cubatão neste ano, o Plastitroque realizou duas edições, resultando na entrega de 282 kits de alimentação, 282 kits de limpeza e no atendimento a 136 famílias. As duas edições totalizaram 3,84 toneladas de resíduos plásticos arrecadados, que terão destinação ambientalmente adequada, contribuindo para a redução do descarte incorreto e para o fortalecimento da economia circular no território.

Com o encerramento do calendário 2025 na cidade, o Plastitroque consolida mais um ano de resultados expressivos, reforçando seu papel como ferramenta de educação ambiental, estímulo ao descarte responsável e valorização do plástico como recurso.

“O Plastitroque é uma iniciativa que mostra, na prática, como a conscientização e o engajamento da comunidade geram resultados concretos. Em Cubatão, vimos moradores de diferentes bairros participando ativamente, compreendendo a importância do pós-consumo e contribuindo para a economia circular. Esse é um exemplo claro de como pequenas atitudes, somadas, geram grande impacto ambiental e social”, afirma Thais Romar Minelli Rodrigues, coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

Mais do que um ponto de troca, o Plastitroque promove conhecimento, aproxima a população das práticas de reciclagem e incentiva hábitos mais sustentáveis no dia a dia. Cada edição reforça que o plástico, quando descartado corretamente, pode retornar à cadeia produtiva e contribuir para a preservação ambiental.

Presente em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Sul, o Plastitroque já arrecadou, desde sua criação, milhares de toneladas de resíduos plásticos, consolidando-se como uma das principais iniciativas de educação ambiental e impacto socioambiental da Braskem.

Com o encerramento das ações em 2025, o programa se prepara para um novo ciclo em 2026, com expectativa de ampliar ainda mais o engajamento da população e os resultados positivos para as comunidades e o meio ambiente.

Bruna Machado <bruna.machado@agenciafr.com.br>

Publicidade