O agronegócio segue como protagonista da economia brasileira
Phábrica de Ideias -
Tecnologias que reduzem perdas, aumentam a produtividade e fortalecem a competitividade do setor estarão em evidência de 9 a 12 de setembro
O agronegócio segue como protagonista da economia brasileira, responsável por 23,2% do PIB nacional e com crescimento de 6,49% apenas no primeiro trimestre de 2025, segundo levantamento do Cepea/Esalq-USP em parceria com a CNA. Para sustentar essa expansão, o setor tem recorrido às soluções de aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração (AVACR), que se consolidam como aliadas estratégicas da produtividade e da sustentabilidade.
Mais do que conforto térmico, o AVACR é decisivo para preservar sementes, conservar alimentos, climatizar estufas, garantir o bem-estar animal e reduzir perdas em toda a cadeia do frio. “Estamos falando de tecnologias que impactam diretamente a segurança alimentar e a competitividade do Brasil. O AVAC-R é parte essencial do futuro do agronegócio porque une eficiência energética, inovação e sustentabilidade”, afirma Tatiana Rassini, Gestora da Febrava, a maior feira da indústria AVACR da América Latina.
De 9 a 12 de setembro, a Febrava será o ponto de encontro dos líderes do setor, reunindo fornecedores, especialistas e produtores para debater as tendências que conectam o AVACR ao campo.
Redução de perdas e aumento da produtividade
Os avanços tecnológicos no setor já têm mostrado impacto direto nos resultados do agronegócio. “De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), é possível reduzir em até 40% as perdas pós-colheita apenas com o uso adequado de refrigeração. Além disso, dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), indicam que a automação pode diminuir em até 25% os custos operacionais”, explica Roger Barchfeld, diretor da Dufrio Soluções.
Novos compressores de alta eficiência, trocadores de calor mais modernos e painéis isotérmicos de última geração também têm contribuído para reduzir o consumo de energia e ampliar a durabilidade dos equipamentos, tornando os processos mais sustentáveis e competitivos. "A escolha correta de sistemas de climatização e refrigeração pode ser decisiva para preservar a produção e ampliar margens de rentabilidade”, ressalta Barchfeld. Equipamentos de última geração, como compressores de alta eficiência, trocadores de calor modernos e painéis isotérmicos avançados, também estão tornando os processos mais sustentáveis e competitivos.
Inovação que conecta o campo ao futuro
Para Tatiana Rassini, a integração entre AVACR e agronegócio representa um movimento estratégico para o Brasil. “Ao conectar inovação tecnológica a um setor que movimenta quase um quarto do PIB do país, criamos um ecossistema mais produtivo, resiliente e sustentável. Essa convergência será um dos grandes temas em debate na Febrava 2025.”, ressalta a executiva.
O credenciamento para a feira é gratuito e já pode ser feito pelo site: www.febrava.com.br
Serviço
Febrava 2025
Data: de 9 a 12 de setembro
Local: São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, 1 - 5 km – São Paulo)
Mais informações: www.febrava.com.br
Phabrica de Ideias <robert@phideias.com.br>