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Primeiro ponto de recarga de biometano instalado em uma empresa do ramo em todo o Brasil

Ultragaz, Scania e Jomed Transportes se uniram para viabilizar o gás em caminhões. Fator crítico de sucesso é o novo ponto de abastecimento de biometano


A transportadora Jomed Transportes reuniu a imprensa em sua sede em Guarulhos (SP) na sexta-feira (15/8) para apresentar o primeiro ponto de recarga de biometano instalado em uma empresa do ramo em todo o Brasil. O projeto, realizado em parceria com a Ultragaz e a Scania, permitirá à empresa aumentar o uso deste biocombustível em sua frota de caminhões. E dá o testemunho da viabilidade econômica do biometano no país. 

Hoje, a Jomed tem em sua frota 19 caminhões já inteiramente motorizados com biometano, de um total de 300 veículos espalhados por sete estados. Com o ponto de abastecimento próprio exclusivamente dedicado ao biometano, o crescimento desta modalidade fica destravado. 

Uma parceria pela sustentabilidade

A Jomed vem desde 2019 convertendo parte de seus veículos para gás natural veicular (GNV) por meio de uma forte parceria com a Scania do Brasil. A marca de caminhões adaptou grande parte de sua engenharia no país para o aproveitamento do gás. Proveniente de fontes fósseis, o GNV emite menos CO2 na atmosfera do do que o diesel, mas ainda representa a liberação de carbono que antes estava armazenado. 

Com o biometano, isto não acontece, pois o carbono emitido pelos caminhões não é retirado de novas fontes, e sim aproveitado de fontes já disponíveis no ambiente. Especificamente, ele vem de aterros sanitários, derivado de cana de açúcar e resíduos da pecuária. Mas para que isto fosse possível em escala industrial, foi necessário contar com um parceiro do setor de energia que topasse o desafio. 

Foi aí que entrou a Ultragaz, empresa do Grupo Ultra que é especializada no setor de gás. Entre outras atividades relacionadas com gás, a Ultragaz desenvolveu uma nova engenharia para transformação de gases oriundos de fontes residuais já disponíveis em biometano para caminhões. 

O projeto anunciado na Jomed Transportes está baseado no biometano produzido no aterro sanitário de Caieiras (SP), terceiro maior do mundo. Ali, todos os dias a Ultragaz compra biometano  produzido pela biodigestão dos resíduos urbanos e o transporta em veículos próprios para clientes como a Jomed. 

O diferencial da Ultragaz foi o desenvolvimento de uma tecnologia de gestão da pressão do gás por via hidráulica, dispensando o uso de compressores. Tradicionalmente, o gás é injetado em veículos por compressores, o que aumenta sua temperatura, provocando dilatação e consequentemente menor disponibilidade de moléculas em um mesmo volume de armazenagem disponível. Com a solução Hidraulic Power Unit (HPU), a Ultragaz consegue abastecer até o limite dos tanques de gás, mantendo a pressão constante. Na prática, significa mais gás por abastecimento, resultando em maior produtividade. 

Viabilidade econômica

Na apresentação, os executivos da Jomed afirmaram que conseguiram equacionar economicamente o uso do biometano em seus caminhões devido ao investimento no ponto de abastecimento próprio. Por comprar o gás em grandes quantidades, o preço pago se reduz em 14,5%. Somando-se a isso as facilitações de financiamento da Scania para clientes que optem por caminhões adaptados para gás, a Jomed conseguiu levar adiante seu compromisso pela sustentabilidade, e agora prevê a construção de novos pontos de abastecimento em outras de suas filiais. 

O movimento deverá se tornar tendência, já que conforme os executivos da Scania presentes, o número de caminhões a gás vendidos ano a ano vem crescendo vertiginosamente. Uma mudança regulatória ajudou a que isto aconteça: o Conselho Nacional de Trânsito permitiu aos caminhões movidos a gás uma tonelada a mais de peso sobre o primeiro eixo. 

Assim, a Scania instalou dois cilindros extras na parte de trás da cabine de seus cavalos mecânicos, aumentando capacidade de armazenamento mas consumindo apenas 600 kg desta tonelada a mais. Os 400 kg restantes viram volume adicional de carga transportada. Para uma transportadora como a Jomed, que se dedica principalmente a cargas unitárias para clientes de e-commerce, este diferencial corresponde a uma vantagem significativa para seus clientes. 

Com este ciclo econômico bem resolvido, viabiliza-se o biometano como alternativa de energia para motorizar caminhões de carga on road no Brasil. O caso pode inspirar outras transportadoras a fazer a mesma opção. Segundo a Ultragaz, a imensa e descentralizada disponibilidade de biometano proveniente de aterros sanitários ou de operações de cana de açúcar e pecuária é o segredo para que em todo o território brasileiro o setor de transporte possa se tornar sustentável sem se tornar inviável como negócio. 

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