Publicidade

ABB apresenta a nova geração de seu principal disjuntor em ar

Novo disjuntor em ar SACE Emax 3 aprimora a segurança energética e a resiliência dos sistemas elétricos em infraestruturas críticas – incluindo data cent


A ABB apresentou a nova geração de seu principal disjuntor em ar, o SACE Emax 3. Voltado para instalações de grande porte com alta demanda energética — como data centers, centros de manufatura avançada e infraestruturas críticas, incluindo hospitais e aeroportos — o inovador Emax 3 foi desenvolvido para responder a preocupações crescentes relacionadas à estabilidade da rede elétrica, à cibersegurança e ao aumento expressivo do consumo de energia impulsionado pela Inteligência Artificial (IA) em data centers.

Sucessor do consagrado disjuntor inteligente Emax 2, o Emax 3 incorpora tecnologias de ponta para reduzir ao máximo o risco de interrupções no fornecimento de energia. Equipado com os sensores de potência mais precisos do setor e recursos avançados de análise de dados, o Emax 3 coleta e interpreta informações em tempo real do sistema elétrico — como consumo de energia, integridade do sistema e condições ambientais, incluindo temperatura. Esses dados podem ser acessados remotamente ou diretamente na tela sensível ao toque do equipamento, fornecendo aos usuários diagnósticos instantâneos, alertas e recomendações para uma manutenção precisa e eficiente.

O Emax 3 é o primeiro disjuntor em ar do mundo a obter certificação de cibersegurança Nível de Segurança 2 (Security Level 2) conforme a norma IEC 62443. Também é o primeiro a contar com um sistema de detecção de arco elétrico totalmente integrado, ampliando significativamente a segurança e a confiabilidade das operações.

“As infraestruturas críticas exigem sistemas elétricos resilientes. Com o crescimento contínuo da demanda por soluções avançadas de eletrificação, o novo SACE Emax 3 ajudará os clientes a se anteciparem às mudanças nas exigências energéticas e a protegerem a continuidade de negócios essenciais”, afirma Massimiliano Cifalitti, presidente da divisão Smart Power da ABB Eletrificação. “O Emax 3 representa um avanço importante em resiliência energética, ao contribuir para resolver algumas das principais causas de interrupções no fornecimento. Sua inteligência embarcada permite que os clientes adotem uma abordagem proativa e preditiva na gestão de energia e na manutenção.”

Os disjuntores em ar da linha SACE, da ABB, são reconhecidos mundialmente por sua confiabilidade e desempenho, com milhões de unidades instaladas em edifícios e instalações críticas ao redor do mundo. A demanda por esse tipo de equipamento segue em crescimento, especialmente em mercados onde data centers e indústrias inteligentes estão em expansão, além de regiões que recebem grandes investimentos em infraestrutura. Nesses contextos, os clientes também exigem soluções mais avançadas em sensoriamento e inteligência digital embarcada.

“Quedas de energia hoje podem representar prejuízos de milhões de dólares, com clientes relatando preocupações crescentes com a instabilidade da rede elétrica, falhas humanas e vulnerabilidades cibernéticas. Soluções que aumentem a resiliência local tornaram-se essenciais”, afirma Lara Cortinovis, diretora global de Distribuição e Gestão de Energia da ABB Eletrificação. “Inovações da ABB, como o Emax 3, estarão no centro das estratégias para tornar a infraestrutura crítica mais segura e confiável.”

Segundo a análise anual de interrupções da Uptime Intelligence para 2025, baseada em pesquisas, falhas de energia são responsáveis por mais da metade das interrupções em infraestruturas digitais. O levantamento também revela que mais da metade das ocorrências significativas geram perdas superiores a US$ 100 mil, e que um em cada cinco operadores de data centers afirma que sua última grande falha custou mais de US$ 1 milhão (Fonte: Uptime Intelligence).

Contatos da assessoria
Ana Saito
ana.saito@tamer.com.br
Eliane Santos
elianesantos@tamer.com.br

Publicidade