Publicidade

Cerimônia de início das obras da Usina Termelétrica Cidade do Livro

UTE Cidade do Livro começa a ser construída em Lençóis Paulista, interior de São Paulo. Investimento é de R$ 650 milhões


Ocorreu na quinta-feira (30/11) a cerimônia de início das obras da Usina Termelétrica Cidade do Livro, localizada em Lençóis Paulista, interior de São Paulo. O empreendimento será a maior termelétrica do Brasil voltada para a geração de energia renovável por meio de múltiplas biomassas. Com investimento de R$ 650 milhões, o empreendimento do Grupo IBS Energy foi o único projeto “verde” a vencer primeiro leilão de reserva de capacidade da ANEEL, em 2021.

A solenidade contou com a presença do Deputado federal, Arnaldo Jardim, do Prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado de Lima; Luiz Mello, CEO do Grupo IBS Energy, além de outras autoridades e empresários.

“Destaco a importância do projeto no processo de transição energética do Brasil. O projeto está alinhando com o anseio da sociedade na busca de fontes renováveis. Destaco ainda as contribuições socioambientais relevantes do projeto, como geração de emprego e renda para o município”, reforçou Luiz Mello, CEO da IBS Energy.

Dedicada exclusivamente a geração de energia a partir de múltiplas biomassas, a UTE Cidade do Livro terá entre os seus principais insumos a palha da cana de açúcar, o cavaco de madeira, com flexibilidade para utilizar outros tipos de biomassa. O nome do empreendimento é uma homenagem a região onde está instalado, já que Lençóis Paulista é reconhecida oficialmente como a “Capital Nacional do Livro”. O local reúne uma série de fatores favoráveis, como acesso logístico, ampla oferta de biomassa, disponibilidade de água e infraestrutura para o escoamento de energia.

Durante o seu discurso, o prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado de Lima, destacou a importância do projeto para a economia da região, em razão da geração de emprego e renda na região. Durante a fase de obras, a usina prevê a criação de 1500 vagas de empregos diretos e indiretos por todo o ciclo de vida do empreendimento, possibilitando incremento de renda para a comunidade local.

“Este projeto coloca a cidade de Lençóis Paulista no importante mapa de energia limpa e renovável do mundo. Agradeço por terem escolhido o município para essa construção, pois gerar emprego e renda é o que fazemos de melhor. Estamos fazendo a nossa parte pela sustentabilidade do planeta ao nos dedicarmos a este projeto” avalia o prefeito , Anderson Prado de Lima.

Alinhado ao conceito de sustentabilidade, a unidade contribuirá com o meio ambiente por meio da utilização da água do tratamento de esgoto do município de Lençóis Paulista, para resfriamento da planta industrial, poupando recursos naturais, bem como dispêndio de recursos públicos para o tratamento da água. Além disso, toda a energia gerada será certificada com origem de fonte renovável, que comprova a origem do processo, com o balanço positivo na pegada de carbono que o projeto apresenta.

O deputado federal Arnaldo Jardim, membro da Frente Parlamentar de Energia Renovável (FER) reconhece a importância da UTE Cidade do Livro. “O mundo nesse momento está reunido na COP28 e vai discutir quem paga a conta, pois é necessário assumir compromissos e enfrentar as mudanças climáticas. Lá estão discutindo e aqui em Lençóis Paulista, vocês estão fazendo, dando um importante passo para a transição energética renovável”.

Assessoria de Imprensa

IN PRESS PORTER NOVELLI

Jacqueline Breitinger- Diretora

Jaqueline Braz - Atendimento

jaqueline?braz@inpresspni?com?br

Publicidade