Voith Paper tem sensor projetado para medir a quantidade de água presente na formação da folha de papel
LVBA Comunicação – Voith -
Sensor é fundamental para curva de drenagem ideal, parâmetro indispensável para equilíbrio entre formação e testes físicos.
Líder tecnológica e parceira dos principais fabricantes de papel do mundo, a Voith Paper tem em seu portfólio o FormingSens, sensor projetado para medir, em tempo real, a quantidade de água presente na formação da folha de papel.
A solução fornece dados fundamentais para que os papeleiros tenham maior controle sobre o processo produtivo, garantindo estabilidade operacional, qualidade do papel e ganhos de eficiência energética.
Instalado em contato direto com a tela formadora, o FormingSens mede o conteúdo de água da folha em formação e permite calcular o teor seco naquele ponto da máquina. Essa informação, considerada estratégica pelos operadores, é essencial, por exemplo, para assegurar a correta aderência entre as camadas do papel e evitar problemas de delaminação em formadores multicamadas. Com o FormingSens, o papeleiro sabe de antemão se a folha está dentro dos parâmetros ideais, podendo ajustar a operação de forma imediata.
Além da possibilidade de uso manual, em que o operador realiza intervenções a partir dos padrões observados, o FormingSens também pode ser integrado a sistemas de controle automático, como na operação de caixas de vácuo. Nesses casos, a tecnologia contribui para uma drenagem mais uniforme da água, fator determinante para a formação e a qualidade final do papel. O sensor, portanto, está totalmente preparado para atender às demandas da Indústria 4.0, com foco em precisão, automação e redução de riscos de erro humano.
Outro benefício direto é o impacto na eficiência energética do processo. Quanto mais água é removida ainda na seção de formação, menor será o esforço necessário nas etapas seguintes de prensagem e secagem, reduzindo o consumo de vapor.
“O FormingSens agrega valor ao cliente ao oferecer informação confiável e antecipada, colaborando para que o papel seja entregue às próximas seções do processo no melhor nível possível de secura”, afirma Wellington Santos, Gerente de Negócios Digital da Voith Paper.
Com aplicações já realizadas em clientes da América Latina, o For-mingSens tem se mostrado uma ferramenta valiosa para a operação, recebendo avaliações positivas quanto à praticidade de uso e aos resultados tangíveis na linha de produção..
Marcus Vinícius <marcus.vinicius@lvba.com.br>