Publicidade

Busca por fontes de energia limpa e sustentável tornou-se uma prioridade inegável

Além disso, o investimento em energia limpa, especialmente solar, vem aumentando ano a ano. Segundo dados da ABSOLAR, de 2012 a 2023


A busca por fontes de energia limpa e sustentável tornou-se uma prioridade inegável. Grandes organizações estão agora adotando uma abordagem pioneira ao investir em suas próprias usinas de energia, sinalizando uma mudança significativa no paradigma energético global. Empresas como Google, Amazon, Microsoft, Santander e Vale estão adotando tal plano, que não apenas promove a adoção de fontes de energia limpa, como também se revela um investimento estratégico e lucrativo. Já em 2020, a Google anunciou ter compensado 100% do seu uso de energia elétrica com a compra de energia renovável.

Além disso, o investimento em energia limpa, especialmente solar, vem aumentando ano a ano. Segundo dados da ABSOLAR, de 2012 a 2023, foram investidos mais de R$ 164,2 bilhões em energia solar, além de 42,3 milhões de toneladas de CO² evitadas no Brasil.

medida que as maiores companhias do mundo investem em suas próprias usinas, fica evidente que estão traçando um curso para o futuro energético. Essa abordagem não apenas reforça o compromisso com a sustentabilidade, mas também soa como um investimento certeiro, que não apenas impulsiona as operações, mas também estabelece um novo paradigma de eficiência e responsabilidade corporativa, comenta Vinicius Gibrail, Diretor Geral LATAM da Array. Como exemplo, a Renault, fabricante de automóveis, fechou recentemente uma parceria para utilizar um dos cinco parques solares do Complexo Solar de Castilho (SP), por meio do uso dos trackers STI-H250 para geração de energia limpa em sua produção e, dessa forma, contribuir com a matriz energética brasileira de maneira sustentável.

Além das vantagens ambientais, essa abordagem traz consigo uma série de benefícios estratégicos e econômicos. A criação de usinas próprias confere às empresas um grau de independência em relação aos preços voláteis dos combustíveis fósseis, protegendo-os de oscilações do mercado e promovendo uma maior estabilidade operacional.

O restante de energia gerado pelas usinas próprias oferece oportunidades para geração de receita adicional, à medida que as empresas podem direcionar o excesso de eletricidade para a rede elétrica local. Essa estratégia consolida a posição das empresas como contribuintes ativos para a rede elétrica e para o suprimento de energia em suas regiões. Esse é um movimento positivo que está moldando o cenário empresarial global rumo a um futuro mais limpo, resiliente e lucrativo.

Informações à Imprensa
JB Press House
+55 (11) 2599-8249

Ana Reis - anareis@jbpresshouse.com
Tatiana Carvalho- tatiana@jbpresshouse.com
Geovanna Veiga - geovanna@jbpresshouse.com
Júnia Braga - junia@jbpresshou se.com

Publicidade