Comerc Energia anuncia o lançamento de sua Mesa de Operações de Créditos de Carbono
In Press Porter Novelli -
Mesa permitirá aos clientes de ambas as empresas a compensação de CO2 por meio da compra de créditos de carbono e I-REC
A Comerc Energia, parceira de energias renováveis e transição energética da Vibra, anunciou essa semana o lançamento de sua Mesa de Operações de Créditos de Carbono. A iniciativa adiciona mais uma solução de descarbonização à sua plataforma, agora por meio da aquisição de créditos de carbono e I-RECs gerados por projetos sustentáveis. Também fará parte da solução o uso de sua expertise para atuar de forma consultiva, trazendo informação aos clientes sobre o mercado de carbono durante a jornada de cada consumidor.
O lançamento desta iniciativa está em linha com os objetivos traçados pela parceria entre Comerc e Vibra, que visa viabilizar cada vez mais alternativas para as empresas poderem neutralizar suas emissões de gases do efeito estufa e acelerar a descarbonização e transição energética do Brasil. Um de seus grandes diferenciais está no fato de que, além de ser aberta a não clientes, a mesa também tem um grande potencial de atrair os atuais clientes de ambas as empresas.
"Estamos dando um passo importante para reafirmar Comerc e Vibra como protagonistas na transição energética no Brasil. Já tínhamos uma plataforma robusta de renováveis e descarbonização, potencializada pelo Comerc Impacta, que agora se completa com a oferta de créditos de carbono para a compensação de emissões. Passaremos a oferecer esta opção a partir de nossa própria mesa de operações”, afirma Andre Dorf, CEO do Grupo Comerc Energia.
"A Comerc faz parte do portfólio de energias renováveis da Vibra, líder no segmento de distribuição e comercialização de combustíveis e lubrificantes e uma das maiores empresas de energia do país. A transição energética rumo à descarbonização já começou e a Vibra está posicionada para liderar esse processo junto a seus clientes, entregando sempre a melhor energia”, comenta Ernesto Pousada, CEO da Vibra Energia.
Além da comercialização, a Comerc auxiliará empresas de geração de energia renovável na elaboração dos seus projetos de carbono, cadastramento nos organismos internacionais e futura comercialização desses créditos gerados.
Como funciona uma mesa de Carbono
Uma mesa de carbono funciona de forma similar a uma mesa de operações no mercado brasileiro – como a mesa de trading de energia elétrica da Comerc. Porém, nela os clientes se beneficiarão de mais liquidez e confiabilidade para transações exclusivamente de créditos de carbono. A mesa oferece aos clientes uma maneira simplificada e segura de adquirir créditos de carbono e I-RECs, permitindo que se tornem carbono neutro e, ao mesmo tempo, apoiem projetos sustentáveis que geram benefícios ambientais e socioeconômicos ao país.
O que são Créditos de Carbono e I-RECs, e como funciona seu mercado no Brasil
Crédito de carbono é uma medida que representa uma tonelada de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) que deixou de ser emitida ou foi capturada na atmosfera. Já o International REC Standard (I-REC) é um sistema global que permite o comércio de certificados de energia renovável, utiliza uma metodologia unificada para garantir sua transparência e rastreabilidade. Ambos servem para que as empresas possam compensar suas emissões de CO2 na atmosfera.
Existem dois tipos de mercado de carbono: voluntário e regulado. No mercado voluntário, em vigor no Brasil, as empresas adquirem créditos de carbono de forma espontânea, motivadas por razões reputacionais ou estratégicas para cumprir metas sustentáveis. Já o mercado regulado, responsável pela maior parte das transações globais, divide-se em "cap and trade", no qual o governo estabelece metas de emissões a serem compensadas por setores da economia, e "carbon tax", onde taxa-se segmentos da economia e, para reduzir ou zerar essas taxas, as empresas têm de comprovar investimentos em projetos pré-estabelecidos pelo governo.
Raphael Martins Lisboa <raphael.lisboa@inpresspni.com.br>