ABSOLAR vai reunir autoridades, lideranças empresariais, representantes do setor produtivo e agentes do mercado fotovoltaico
TOTUM Comunicação -
Evento acontece na sede da FIESP, em São Paulo, no dia 30 de setembro, e vai reunir autoridades, lideranças empresariais, representantes do setor produtivo
A Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR) vai reunir, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), no dia 30 de setembro, autoridades, lideranças empresariais, representantes do setor produtivo e agentes do mercado fotovoltaico para uma série de debates sobre os potenciais de novos negócios com as tecnologias de armazenamento de energia elétrica (battery energy storage system - BESS) e hidrogênio verde (H2V).
Com abertura de Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, e de André Ribeiro, gerente de operações da Powersafe, fabricante nacional de baterias e anfitriã do evento com a marca GetPower, a programação contará com palestras e debates sobre os cenários e perspectivas de negócios a partir da ascensão dos mercados de H2V e BESS.
Entre os painéis, destacam-se as apresentações de Daniel Danna, secretário-geral na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que traz as perspectivas regulatórias para os sistemas de armazenamento no Brasil, de Camila Ramos, vice-presidente de Investimentos e H2V da ABSOLAR, que apresenta os novos modelos de negócios para o hidrogênio verde, e de Sumara Ticom, da assessoria executiva da Diretoria de Planejamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), sobre a operação do sistema elétrico com a incorporação de baterias, e do deputado federal Arnaldo Jardim, integrante de várias comissões, incluindo a Comissão Especial sobre Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde.
O evento também trará a visão do setor produtivo e agentes empresariais nas discussões sobre as questões legais, aprimoramentos regulatórios e desafios fiscais que envolvem o H2V e o BESS no Brasil. Estão confirmados Ruan Reis, da Goetze Lobato Engenharia, Ricardo Rosa, gerente global de vendas BESS da WEG, Vanessa Grunwald, especialista em novos negócios da CEE, Fernanda Delgado, diretora da ABIHV, Henrique Reis, sócio da Demarest, Rubens Brandt, CEO do Grupo Energia, Mariana Goudel, Sales Manager da Trina Solar, e Rafael Moura, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Sênior da Canadian, além de membros do departamento técnico-reguatório da ABSOLAR, como Talita Porto, diretora, e Vinicius Suppion, especialista.
Também integram o quadro de parceiros do evento as empresas Pylon Technologies Co. e Chint Power Systems Brazil. Para a ABSOLAR, as tecnologias de H2V e BESS possuem sinergia direta com o setor fotovoltaico brasileiro e podem impulsionar ainda mais os negócios nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no País. Assim, o hidrogênio verde e o armazenamento energético terão cada vez mais papel de destaque na expansão das fontes renováveis, especialmente a solar.
Mais informações e inscrições: https://h2vearmazenamento.org.br/
Cadastro de imprensa: tnassa@gmail.com.
Serviço
H2V e Armazenamento – ABSOLAR
Data: 30 de setembro de 2025
Horário: das 8h às 18h
Local: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)
Avenida Paulista, 1313, Jardins, São Paulo (SP)
Para mais informações, contatar:
Thiago Nassa (MTb. 30.914)
TOTUM Comunicação