Publicidade

Whirlpool publica o Relatório Global de Sustentabilidade referente ao ano de 2022

As iniciativas da fabricante de eletrodomésticos são publicadas, anualmente, em relatório que demonstra o seu comprometimento com as iniciativas ESG


A Whirlpool, dona das marcas BrastempConsul e KitchenAid no Brasil, publicou o Relatório Global de Sustentabilidade referente ao ano de 2022, com o balanço sobre o desempenho ambiental, social e de governança da Companhia. De forma global, a Whirlpool segue avançando em atingir a meta de se tornar Net Zero até 2030 e registrou uma redução de 45% das emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1 (fábricas) e 2 (processos), entre 2016 e 2022. Além disso, a multinacional tem investido em eficiência energética e, nas Unidades da América Latina, reduziu 12% no consumo de energia elétrica e 14% no consumo de gás.

"A conversão para 100% de uso de energia limpa nas Unidades no Brasil, por exemplo, garante que estamos atacando nossas emissões desde sua fonte, além de trabalhar na otimização e redução do consumo energético dos nossos processos produtivos. Vale lembrar que o nosso objetivo também é reduzir as emissões em 20% no chamado escopo 3, ou seja, no que se refere ao uso de nossos produtos na casa do consumidor", afirma Bernardo Gallina, Vice-Presidente Jurídico, Compliance e Assuntos Corporativos da Whirlpool para América Latina. O Relatório também apresenta que a Whirlpool alcançou a meta de Zero Resíduos para Aterro em todas as suas plantas pelo mundo, sendo o Brasil o primeiro país a atingir a meta, em 2015.

Em parceria com a Habitat for Humanity, organização sem fins lucrativos que ajuda na construção de casas em todo mundo, a Companhia apoiou a reforma de 18 casas e um centro comunitário em comunidades de São Paulo. Das 18 famílias atendidas, 83% foram de mulheres chefes de família, e 94% não recebem mais que dois salários-mínimos. Junto com a Habitat, a Whirlpool também esteve envolvida na entrega de 250 residências energeticamente eficientes e doou US$ 4,5 milhões à United Way para educação, renda, saúde e serviços de necessidades básicas.

Como resultado desses esforços, a Whirlpool foi nomeada para o Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), bem como para a lista dos Melhores Empregadores do Mundo da Forbes, Empresas Mais Admiradas, pela Fortune, e Empresas Mais Justas da América, segundo a Just Capital, por suas realizações em iniciativas de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa.

Unidades do Brasil deixam de emitir 6,5 mil de toneladas de CO2 com o uso de energia limpa

A fabricante de eletrodomésticos, que conta com quatro Unidades no país (três fábricas e uma sede administrativa) investe em produtos, serviços e processos cada vez mais sustentáveis, atuando de forma consciente para minimizar o impacto no meio ambiente em prol das comunidades locais, do planeta e das futuras gerações. "Três de nossas Unidades já utilizam 100% de energia limpa - Joinville está prevista para 2024. Com isso, em 2022, deixamos de emitir 6,5 mil de toneladas de CO2, o que corresponde a uma redução de 31% em relação ao ano anterior", explica Gallina.

Em 2022, a empresa também firmou uma parceria com a DHL Supply Chain e conta com caminhões elétricos na frota que faz a distribuição das peças de reposição na Grande São Paulo. Por ano, serão rodados em média 92 mil km, reduzindo a emissão de cerca de 34 toneladas de gases/ano.

Também no ano passado, a sede administrativa da empresa, conhecida como W-House, foi reinaugurada, com as equipes trabalhando no formato híbrido. O escritório está conectado às práticas ESG, como compostagem de resíduos orgânicos, reaproveitamento da água da chuva, sensor de iluminação nas salas, pinturas térmicas no telhado para uma redução em até 60% do uso do ar-condicionado, entre outras iniciativas.
A Unidade de Manaus, no Amazonas, que comemorou 30 anos em 2022, fez a transição de 100% de suas empilhadeiras para elétricas. Isso significa uma redução de 15% no índice de emissão do escopo 1 da unidade, o que pode ser traduzido no plantio anual de mais de 400 árvores.

A fábrica em Joinville, Santa Catarina, identificou uma oportunidade para aproveitar a energia consumida nos chamados "stand-by periods" (períodos de espera na tradução literal) durante o processo de produção. Esta simples adaptação trouxe uma redução de energia elétrica de cerca de 63%, que pode ser traduzida em cerca de 85k kWh/ano em um único equipamento. Já em Rio Claro, interior de São Paulo, houve redução de embalagens que, inicialmente, eram utilizadas para distribuir peças de reposição em sacolas plásticas e caixas plásticas. Com essa a iniciativa, houve uma redução de cerca de 9 toneladas/ano.

Patrocínio a projetos incentivados também é destaque no Brasil

No pilar Social, a Companhia investiu R$ 7,7 milhões em 37 projetos de responsabilidade social com as comunidades por meio de incentivos fiscais e financiamento direto. Além disso, o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul que apoia o empreendedorismo feminino, completou 20 anos de atuação, beneficiando mais de 38 mil pessoas em todo país. Para celebrar as duas décadas do Consulado da Mulher, foi lançado o documentário "Todo Dia é Dia", disponível no YouTube, com oito episódios que contam a história de empreendedoras assessoradas pelo Instituto, além do lançamento do livro "Consulado da Mulher - 20 anos".  

Em governança, a Semana da Integridade, que faz parte do Programa Global de Ética e Compliance, focado em aprimorar e sustentar nossa cultura de vencer com integridade, somou mais de sete horas de sessões, além das ativações presenciais e vídeos da liderança, com mais de 20 horas de treinamento obrigatório sobre ética para colaboradores. Outros treinamentos e conteúdos somaram mais de quatro mil participações. "Mantemos uma forte governança ESG por meio da supervisão de nossa equipe de diretoria e liderança executiva, validada por prêmios externos e ratings ESG", finaliza Gallina.

Giovanna Spilborghs <giovanna.spilborghs@fsb.com.br>

Publicidade