Publicidade

Cidade de São Paulo ficou em primeiro lugar no Grupo 5 do Programa Município VerdeAzul

Programa avaliou 52 ações ambientais e apontou São Paulo como referência entre as maiores cidades


A cidade de São Paulo ficou em primeiro lugar no Grupo 5 — que reúne os municípios com mais de 500 mil habitantes — do Programa Município VerdeAzul (PMVA), no ciclo 2024-2025. A capital somou 96,5 pontos e recebeu o Prêmio Governador Franco Montoro, destinado aos melhores colocados de cada faixa populacional. O programa é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Governo de São Paulo.

A pontuação reflete iniciativas recentes nas áreas de mobilidade sustentável, ampliação de áreas verdes, redução de emissões e modernização da gestão de resíduos. Maior cidade do país, São Paulo vem concentrando esforços em políticas ambientais de grande alcance e com impacto regional.

São Paulo se destacou por apresentar uma governança considerada consistente para enfrentamento das mudanças climáticas, com Plano Municipal de Redução de Riscos e Plano de Ação Climática — ambos acompanhados de instâncias colegiadas, como exige o PMVA.

A capital também apresentou o Plano Municipal da Mata Atlântica, previsto na diretiva de biodiversidade, além de cumprir integralmente os critérios da diretiva de arborização urbana, com um programa estruturado para o plantio e manejo de árvores.

“O resultado alcançado pelo município mostra como a combinação de planejamento, governança e compromisso com a agenda ambiental gera impactos concretos na qualidade de vida da população. Quando os gestores locais colocam o meio ambiente como prioridade, todas as áreas avançam — do saneamento à adaptação climática. Esse é o caminho que queremos fortalecer em todo o Estado”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende.

Sobre o programa

O PMVA é baseado em dez diretivas que orientam as metas ambientais dos municípios. O ciclo 2024/2025 foi o primeiro a seguir a Resolução Semil36/24, que reformulou o programa. Entre as mudanças, estão a incorporação do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEESP), a ampliação das ações ligadas à mudança do clima e a inclusão de uma diretiva específica sobre recursos hídricos — que estimula a manutenção de áreas de preservação permanente e medidas de desassoreamento.

A avaliação utiliza documentos comprobatórios de 52 atividades, que definem parâmetros mínimos para a gestão municipal ambiental e climática. Passivos ambientais sob responsabilidade do poder público também são considerados.

Os municípios são distribuídos em cinco grupos populacionais para permitir comparação entre cidades de porte semelhante. Os mais bem colocados em cada grupo recebem o Prêmio Governador Franco Montoro, enquanto aqueles que ultrapassam 75 pontos conquistam o Certificado Município VerdeAzul.

No ciclo atual, os primeiros colocados em cada grupo populacional obtiveram notas máximas nas diretivas de Governança ambiental, Educação ambiental, Saneamento básico, Resíduos sólidos e Zoneamento Ecológico-Econômico.

Para saber mais sobre o programa Município VerdeAzul e como participar, acesse Link

Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo
(11) 3133-3369
semil.imprensa@sp.gov.br 

Semil <semil@approach.com.br>

Publicidade