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Queda nos preços das baterias foi essencial para a ascensão dos carros elétricos na última década

Preço de matérias-primas e crise econômica surgem como motivos para o primeiro aumento de preços desde 2010


Vitor Matsubara

A queda nos preços das baterias foi essencial para a ascensão dos carros elétricos na última década. Os custos despencaram de aproximadamente US$ 1.000 por kWh em 2010 para US$ 141 por kWh no ano passado.

Só que essa trajetória de queda foi interrompida. Isso porque o preço da bateria de íon-lítio teve alta pela primeira vez desde 2010. Segundo informações da BloombergNEF, que acompanha esse mercado há mais de uma década, o preço subiu para US$ 151/kWh em 2022, um aumento de 7% em relação ao ano passado.

A valorização aconteceu por conta da alta nos custos de produção, mesmo diante da adoção maciça de materiais químicos de baixo custo. A BloombergNEF espera que os preços permaneçam similares no próximo ano.

A elevação dos custos acontece no momento em que a demanda por carros elétricos passa por expansão global, algo que pode atrapalhar a expansão desse mercado.

Matéria-prima das baterias encareceu

Vários fatores justificam a valorização, mas o mais importante deles está nos custos de materiais como cobalto, níquel e lítio. Embora os preços de níquel e cobalto tenham caído nos últimos meses, e o lítio parece seguir pelo mesmo caminho, o custo de cada material continua mais alto do que nos anos anteriores.

Esse fenômeno acontece por causa da crescente demanda por baterias e pela incerteza em relação à obtenção de matérias-primas. A conta, inclusive, poderia ser ainda mais salgada se a indústria não tivesse adotado as baterias de lítio de ferro fosfato, que são mais baratas por não conter níquel nem cobalto. A estimativa da Bloomberg é que este tipo de bateria esteja presente em 40% dos veículos elétricos comercializados neste ano.

O cenário geopolítico turbulento e também influencia no aumento dos preços. Ao mesmo tempo, as margens de lucro das fabricantes de baterias caiu em 2022, sugerindo que as empresas podem ter absorvido parte dos custos com materiais e componentes.

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