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MARCO LEGAL DO SANEAMENTO ALAVANCA INDÚSTRIA 4.0

Saint-Gobain Canalização se une a startup e amplia oferta de serviços de olho em 2040


O novo marco legal do saneamento, que acaba de completar dois anos, veio acompanhado de otimismo das empresas da cadeia de suprimentos até as construtoras. Se as metas de investimento forem cumpridas, cerca de R$ 70 bilhões por ano, será um grande momento para o setor. A Saint-Gobain Canalização já possui um plano de negócios estruturado para quando esse momento chegar com investimentos de mais de R$ 50 milhões por ano na ampliação da produção. A companhia, que deve fechar 2022 com faturamento de R$ 1,2 bilhão, está indo mais longe e pensando em 2040. Quando a universalização de água e esgoto for uma realidade no país, o setor de serviços ligados à eficiência do sistema será cada vez mais demandado. Uma das metas do novo marco legal do saneamento é exatamente diminuir as perdas de água, passando dos atuais 40% ao ano para 25%. É aí que entra em cena a inovação da indústria 4.0.

 

A Saint-Gobain Canalização acaba de fechar uma parceria com a startup brasileira IBBX para fornecimentos de três tipos de sensores wireless para melhorar a eficiência de indústrias, companhias de mineração e de saneamento. Os sensores são carregados via campo eletromagnético, oferecendo custo mais baixo e facilidade, pois podem ser instalados em locais afastados onde não há energia elétrica próxima. São três tipos de sensores: preditivo (para prever problemas futuros em equipamentos eletromecânicos); de pressão (voltado para tubulação de água das adutoras, o equipamento faz 500 leituras por segundo e é um detector de vazamento); e de eficiência energética (verifica a eficiência de equipamentos e contribui com leituras para redução do consumo de energia). Faz parte da estratégia da empresa incrementar o setor de serviços, especialmente os ligados à indústria 4.0. A empresa calcula um faturamento de cerca de R$ 30 milhões por ano só com essa área daqui a cinco anos.

 

A empresa acredita no potencial do mercado de serviços alinhado ao seu produto carro-chefe, os tubos de ferro fundido, utilizados há mais de cem anos em obras de saneamento e uma solução referência mundial. Há cerca de 10 anos, a Saint-Gobain Canalização incrementou o portfólio de tubos para atender indústrias, mineradoras e mais recentemente o setor de irrigação. Essa estratégia de diversificação para outros mercados foi adotada alguns anos atrás e esse movimento trouxe uma demanda diferente do que empresa estava habituada. A indústria e mineração são ávidos por serviços que melhorem sua eficiência e diminuam os gastos com manutenção, pois ninguém quer uma planta ou uma mina parada. Essa demanda dos novos clientes para prestação de serviços foi o que impulsionou a seguir adiante, criando um portfólio dedicado ao tema. O movimento do saneamento por mais e mais eficiência também demandará dos fornecedores, cada vez mais soluções completas, não só de materiais, mas de novas tecnologia e serviços.

 

A companhia já tem uma carteira de 250 clientes para esse novo serviço em parceria com a IBBX, e a instalação programada de 2.500 sensores. Entre esses clientes, estão a própria planta industrial da companhia, em Barra Mansa, e diversas empresas do grupo Saint-Gobain.

 

 

Sobre a Saint-Gobain Canalização

A Saint-Gobain Canalização, maior fornecedora de materiais para saneamento do Brasil e líder no fornecimento de soluções em ferro fundido na América Latina, é uma empresa brasileira do grupo francês Saint-Gobain (presente em 70 países e no Brasil desde 1937). Com faturamento líquido de R$ 900 milhões, a companhia fabrica tubos de ferro fundido dúctil utilizado em obras de grandes adutoras, além de acessórios como conexões, válvulas e tampões com a marca mundial PAM, oferecendo soluções completas para o setor de infraestrutura de água e esgoto; indústria; irrigação; mineração e construção civil, no Brasil e em todos os países da América Latina. A empresa tem atualmente 1.300 funcionários e instala mais de 1.500 km de tubo de ferro fundido dúctil no Brasil por ano.

 

No Brasil, a companhia conta com duas unidades fabris (Barra Mansa-RJ e Itaúna-MG), escritórios, unidades de negócio, centros de distribuição, representantes comerciais no Brasil e em toda a América Latina. Atualmente, 75% do que é produzido nas fábricas do Brasil ficam no país e 25% são direcionados à exportação, principalmente para a América Latina e parte para a Europa e África. A Saint-Gobain Canalização tem forte compromisso com a sustentabilidade – a companhia utiliza desde a sua fundação o carvão vegetal, material 100% renovável, na produção dos tubos de ferro fundido -, trabalha para se tornar Net Zero até 2050 e promove ações internas de equidade de gênero, inclusão social e diversidade. Em 2011, foi criada a Saint-Gobain Bioenergia, localizada em Bom Jardim de Minas, em Minas Gerais, para atender a demanda de carvão vegetal utilizado nos fornos para produção de tubos de ferro fundido.

Mais informações: https://www.sgpam.com.br/

 

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