Corporações automotivas têm apostado na parceria com startups para acelerar a inovação do setor
Automotive Business -
Lista da 100 Open Startups aponta que negócios entre indústria automotiva e jovens empresas cresceram 42%
As corporações automotivas têm apostado cada vez mais na parceria com startups para acelerar a inovação do setor. Prova disso é que os negócios com essas jovens empresas movimentaram R$ 50 milhões em um ano, segundo ranking da 100 Open Startups, divulgado na terça-feira, 19. A Mercedes-Benz, a Stellantis e as Empresas Randon são as organizações do segmento que mais contratam startups.
O Ranking Top Open Corps 2022, em sua 7ª edição, reconhece organizações de 25 categorias que mais praticaram inovação aberta nesses moldes no Brasil no último ano.
Na categoria da indústria automotiva, o top 10 é formado por Mercedes-Benz, Stellantis, Empresas Randon, Renault, Volkswagen, Grupo Bamaq, Grupo Moura, John Deere, Scania Brasil e Volvo, responsáveis por 56% dos relacionamentos com startups no setor.
O ranking aponta ainda que os relacionamentos de negócios cresceram 42% de 2021 para 2022 e movimentaram diretamente cerca de R$ 50 milhões, valor 51% superior ao registrado no ano passado.
Ao todo, foram 249 relacionamentos de negócios com 161 startups no último ano, principalmente com IndTechs, ProductivityTechs e HRtechs. O tipo de contrato mais comum foi serviços ou produtos das startups, seguido pela busca de parcerias e conexão com as jovens empresas.
Ranking 100 Open Startups
Publicado desde 2016, o ranking reconhece e premia as corporações líderes em inovação aberta com startups. Em 2022, em sua 7ª edição, o ecossistema de inovação registra mais de 42.500 relacionamentos entre corporações e novos negócios, crescimento de 61% em relação a 2021.