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Ibema aprofunda a coleta e análise de suas informações nos quesitos ESG

Empresas em forte crescimento precisam de metodologias que auxiliem na mudança cultural e unifiquem colaboradores


Depois de investir em seu primeiro relatório de sustentabilidade aos moldes internacionais GRI – Global Reporting Initiative, a Ibema aprofunda a coleta e análise de suas informações nos quesitos ESG (ambientais, sociais e de governança) e divulga seu Relatório de Sustentabilidade 2021.

“Para essa construção, que está sob nossa gestão ESG, demos um passo importante na identificação dos interesses de nossos stakeholders e definimos nossos temas materiais com base nas principais preocupações elencadas”, explica a gerente financeira e de governança corporativa da Ibema, Débora Benetti Botini.

Entre os grupos de stakeholders da empresa estão a alta liderança e acionistas; o setor jurídico e a representação comercial; a comunidade do entorno das fábricas; as instituições financeiras, fornecedores, clientes e end-users, além dos colaboradores. No processo do Relatório de Sustentabilidade 2021, foram envolvidas 97 pessoas.

A partir desse raio-x robusto, é possível ter acesso ao que já foi alcançado e entender os rumos a partir dos temas apresentados, numa adequação cultural que permeia todos os níveis e unidades da companhia. Assim, a ideia é unificar estratégias e ampliar o impacto da empresa no combate às mudanças climáticas. Um exemplo disso são os investimentos em economia circular, projetos que devem reciclar 5 mil toneladas de resíduos só em 2022.

A pesquisa mostrou sete temas que se revelam os mais relevantes para os stakeholders neste momento: reputação comercial como estratégia competitiva; a gestão de resíduos sólidos decorrentes do processo produtivo e dos efluentes; treinamento e educação, que são os pilares do desenvolvimento de todas as pessoas que fazem a empresa existir e que promovem o ganho de qualidade; a gestão industrial; a economia circular, que está no DNA da Ibema, e a gestão dos riscos corporativos, que garante uma atuação eficiente nos riscos do negócio, reduzindo a ocorrência de perdas, erros e fraudes.

“A sustentabilidade sempre será uma oportunidade para a Ibema. Nossos produtos e estratégia possuem este foco. Fazemos parte de um segmento com fortes resultados em ESG, o que nos motiva ainda mais a traçar este rumo”, pontua o CEO Nilton Saraiva no documento, que pode ser consultado no site da empresa.

Entenda como a gestão industrial influencia em resultados práticos

Desde que divulgou seus valores e propósito, em 2020, a Ibema acelerou sua transformação digital e inúmeros processos de automação, e para coordenar tudo isso implantou um mecanismo que traz agilidade para a gestão industrial.

Adotamos a metodologia WCOM para nos guiar e fornecer um passo a passo, com ferramentas que melhoram diariamente nossos processos, permitem obter indicadores relevantes e alcançar resultados extraordinários”, comemora o diretor industrial da Ibema, Fábio Pereira. “Nossa base é ter processos e pessoas funcionando dentro do nosso Sistema de Excelência Ibema.”

Os números da Ibema falam por si: em 2021, as duas plantas fabris de papelcartão registraram melhorias em vários indicadores operacionais. Em Turvo, onde a companhia produz papelcartão com foco em fibra virgem, houve redução de 10% no consumo de água, aumento de 2,7% no OEE da máquina de papel (índice que mede a performance do equipamento) e de 8,86% na produção de produto acabado. Já em Embu das Artes, planta que se especializa no papelcartão com fibra reciclada, houve redução de 7,5% no consumo de água, aumento de 1,8% no OEE da máquina de papel e de 15,8% na produção de produto acabado.

Acesse aqui o Relatório de Sustentabilidade da Ibema 2021.

#Ibema #ESG #Sustentabilidade #RelatórioGRI

Helena Carnieri
Assessora de Comunicação
helena.carnieri@smartcom.net.br

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