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Bosch apresenta os resultados da sua operação no Brasil e na América Latina

Houve crescimento da participação do país nas vendas totais da companhia na região


Bruno de Oliveira, AB

A Bosch apresentou, na quinta-feira, 12, os resultados da sua operação no Brasil e na América Latina em 2021. Os dados mostram receita de R$ 9,2 bilhões na região,  aumento de 35,3% sobre a receita obtida pela companhia em 2020. Deste total, R$ 6,8 bilhões corresponderam às vendas no Brasil, que cresceram 33% na mesma base de comparação.

“Mesmo com todas as incertezas que enfrentamos ao longo da pandemia, como a falta de matéria-prima, aumento nos custos de produção, conseguimos crescer. Este é, com certeza, o melhor resultado do grupo na região nos últimos anos, o que nos mostra que a estratégia de longo prazo foi assertiva”, disse o CEO Gastón Diaz Perez.

Cautela nas previsões para 2022

Apesar do resultado de vendas positivo do ano passado, a empresa enxerga 2022 com cautela. Preocupam a empresa o conflito na Ucrânia e o recente lockdown na China devido à pandemia da Covid-19. Na América Latina, por sua vez, a preocupação gira em torno da alta da inflação, dos juros e do aumento dos custos de produção.

O balanço divulgado pela empresa mostrou, ainda, aumento da participação dos produtos ligados à mobilidade nas vendas totais na região. Em 2020, 60% do total negociado pela companhia tratava dessa parte da oferta. Já no ano passado, o porcentual de participação aumentou para 62%.

Bens de consumo, por sua vez, viu sua participação cair de 27% para 23% na mesma base de comparação. Tecnologia indsutrial, outro segmento atendido pela Bosch, aumentou a fatia de 7% para 9%. Já a oferta de energia ficou em 6% nos dois anos.

No ano passado a empresa também investiu na modernização da sua linha de produção no país. Foram injetados R$ 331 milhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento e na concepção de novos produtos.

“As soluções que desenvolvemos localmente vão além de tecnologias para implementação em hardware. Nesses últimos dois anos, em plena pandemia, dobramos o número de colaboradores atuando na exportação de serviços de alto valor agregado de 300 para 600 profissionais", contou Diaz Perez.

Mais contratações

A empresa também aumentou seu quadro de funcionários na região. Na América Latina, o número saltou de 9,8 mil, para 10,5 mil trabalhadores. Na operação brasileira, o quadro aumentou de 8,2 mil para 8,7 mil funcionários.

Gastón Diaz sucedeu a Besaliel Botelho no cargo de CEO da empresa para a América Latina. O executivo argentino tem 45 anos de idade. É formado em administração e começou a trabalhar na Bosch em 2000.

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