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Volvo Cars consegue mais US$ 22 bilhões de sua oferta pública inicial

A previsão do IPO era de que a empresa sueca valeria US$ 18 bilhões


A Volvo Cars havia definido na semana passada o valor da sua oferta pública inicial (IPO) em pouco mais de US$ 18 bilhões. Com abertura do capital na Nasdaq, a bolsa de valores de tecnologia de Nova York, realizada na sexta-feira, 29, a empresa conseguiu mais: US$ 22 bilhões.

Em seu primeiro dia no mercado de ações, os papéis da companhia encerram o pregão valendo US$ 7,34, valor 22% maior do que aquele estipulado no momento da listagem da companhia na bolsa dos Estados Unidos.

O CEO da Volvo, Hakan Samuelsson, disse que a listagem simboliza o reconhecimento de seus planos de transformação no setor automotivo em rápida mudança. A marca estipulou que 100% dos seus veículos serão elétricos até 2030, mas que em 2025 metade das vendas será de elétricos e a outra metade de híbridos plug-in.

"É uma jornada muito emocionante e agora temos dinheiro para isso", disse Samuelsson a jornalistas e investidores em uma cerimônia online. Mais tarde, o CEO explicou o motivo da forte valorização da marca na sua estreia na bolsa. “Há um interesse muito maior no mercado em investir em fabricantes de carros elétricos do que nos convencionais. Portanto, é melhor fazermos o que dissemos que vamos fazer”, afirmou o executivo em entrevista à Reuters.

A empresa teve de cortar um quinto do valor que pretendia para abrir seu capital, depois que os investidores viram com maus olhos a possibilidade de o proprietário da montadora, Zhejiang Geely Holding Group, reter a maior parte dos direitos de voto. O grupo chinês acabou concordando em afrouxar o controle sobre a montadora.

Mesmo com o tamanho reduzido, o IPO da Volvo está entre os principais negócios da Europa neste ano e é um barômetro importante para o apoio dos investidores à transição para os veículos elétricos. É também a maior venda da Suécia desde que a operadora de telecomunicações Telia Co abriu o capital em 2000.

A Volvo "recebeu feedback do processo pré-IPO e fez questão de colocar o negócio em um nível que o mercado considere atraente", disse Leif Eriksrod, diretor de ações do fundo norueguês Alfred Berg Kapitalforvaltning.

Ainda assim, a Volvo parece um pouco cara em comparação com concorrentes alemães como BMW, Daimler e Volkswagen e com todas as montadoras que devem "eletrificar em pouco tempo" a empresa pode não estar "especialmente à frente", disse ele.

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