Publicidade

Filtros E Purificadores Garantem A Qualidade Da Água Nas Residências

A água é um item muito importante para sobrevivência humana, mas nem toda água está pronta para consumo.


A água é um item muito importante para sobrevivência humana, mas nem toda água está pronta para consumo. Dentro de casa, por exemplo, algumas pessoas têm o costume de usar o item diretamente da torneira, sem saber exatamente qual sua procedência ou pureza. De acordo com o Pedro Caetano Sanches Mancuso, Professor e Doutor do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, a água ocupa um lugar extremamente importante na prevenção e também, por outro lado, na propagação das doenças. "Se bem cuidada, pode poupar vidas. Caso contrário pode propagar microrganismos patogênicos ou outras substâncias indesejáveis, como por exemplo, metais pesados, fármacos, subprodutos industriais e aquilo que hoje em dia chamamos de disruptores endócrinos", explica o professor.
Na maioria das vezes, a água que sai diretamente da torneira não está totalmente livre de impurezas indesejáveis como: sedimentos, barro, resíduos e outros contaminantes que geram gosto e cheiro desagradáveis. Para enfatizar o grande risco do consumo de água sem o tratamento adequado, Mancuso cita alguns grupos de microrganismos que podem estar presentes em esgotos sanitários, e as doenças que eles podem transmitir:
- Protozoários - Endamoeba histolytica: amebíase. Giardia lamblia: giardíase. Cryptosporidium: Cryptosporidíase, diarreia e febre.
- Helmintos - Ascaris lumbricoides: ascaríase. Ancylostoma duodenale: ancilostomíase. Taenia (spp): teníase.
- Bactérias - Shigella: shigelose. Salmonella typhi: febre tifoide. Vibrio cholerae: cólera
- Virus - Virus da hepatite A: hepatite infecciosa. Enterovirus (72 tipos, pólio entre outros): pólio e várias doenças.
A filtração é um dos processos unitários utilizados para o cuidado e limpeza da água, mas apesar de eliminar bactérias e tornar a água potável, as Estações de Tratamento de Água (ETA), muitas vezes, tem uma quantidade de produtos químicos muito superiores ao considerado saudável, sendo assim não é possível manter a limpeza e manutenção de canos de distribuição como desejado, trazendo para o mercado a comercialização de filtros e purificadores, que passam a ser uma solução viável e aconselhável para a saúde plena.
Mancuso explica que os filtros residenciais, além do material poroso usado para remoção de material em suspensão, coloidal e de microrganismos, podem incorporar carvão ativado. Nessa concepção, servem também para a remoção de material em solução, como subprodutos da cloração e outros, pois o carvão ativado funciona como adsorvedor de material solubilizado. "Mas vale ressaltar outro aspecto importante que diz respeito à origem do equipamento. Existem filtros em que a água tem contacto direto com peças metálicas o que, teoricamente, podem introduzir metais dissolvidos na água", lembra o professor.
A água para consumo humano deve atender aos padrões de potabilidade determinados pelo Ministério da Saúde através da Portaria 2914:2011. Isabel Cristina de Siqueira, supervisora de filtros da IBBL explica que os filtros e purificadores são aparelhos para melhoria da qualidade da água. "As doenças causadas pela ingestão de água que não são tratadas devidamente podem causar desde um pequeno desconforto até sintomas mais graves, que se não forem tratados podem ser fatais. A preocupação com uma água de qualidade também deve ser estendida para o preparo dos alimentos. Ao utilizar água não filtrada no processo de cozimento ou mesmo para lavar verduras, frutas e demais produtos, o risco de contaminação ainda permanece. Dessa forma, o ideal é que toda água utilizada na cozinha seja submetida ao processo de filtragem", enfatiza.

Filtros E Purificadores Garantem A Qualidade Da Água Nas Residências


Segundo Anderson Alves Oliveira, Marketing Product Manager da Pentair Filtration and Process somente com sistemas de filtragem adequados, é possível manter o padrão de água potável própria para o consumo. "Os filtros atuam como mecanismos de segurança para a saúde humana garantindo uma água de qualidade, pois mesmo que a água seja tratada pelas empresas de abastecimento, por diversos fatores podem sofrer contaminação ao longo do trajeto até as residências e comércios, como condições inadequadas das tubulações e excesso de cloro presente na água, entre outros agentes contaminantes. Desde que conhecidos todos os elementos presentes na água (partículas finas, cloro, bactérias entre outros), é possível removê-los, resultando assim em uma água de maior qualidade e própria para o consumo", comenta Anderson Alves. "Segundo dados da ONU, cerca de 1,5 milhão de crianças morrem a cada ano de doenças diarreicas, que poderiam ser evitadas com o consumo de água de qualidade" enfatiza.


Filtros E Purificadores Garantem A Qualidade Da Água Nas Residências


Sérgio Bernardo - diretor comercial do Purificadores Europa comenta, "A água que se encontra na caixa-d’água pode sofrer contaminação química ou microbiológica, sendo esta última a mais comum, podendo causar gastroenterites. É importante ressaltar que as estações de tratamento de água garantem água de qualidade até a entrada do cavalete. Dentro dos prédios, a responsabilidade é dos moradores/administradores".


Filtros E Purificadores Garantem A Qualidade Da Água Nas Residências


Filtros e purificadores
Explicando de uma forma bem simplificada, filtro é um componente único ou parte de um aparelho responsável pela melhoria da qualidade da água. É o filtro que retira diferentes impurezas e o cloro da água. Já os purificadores são produtos preparados para inibir a proliferação de bactérias e reduzir partículas indesejáveis na água em no mínimo 85%. Tem como função oferecer água de qualidade para o consumo humano podendo ser em diferentes temperaturas, dependendo do modelo escolhido. Todo purificador de água contém necessariamente um filtro em seu interior, além dos demais componentes. Porém, um filtro, não necessariamente precisa de um purificador para desempenhar a sua função, ele pode estar instalados em máquinas de lavar roupas, chuveiros, lavatórios de cabeleireiros, máquinas de gelo, etc.
"Existem muitos benefícios quando um consumidor decide adquirir um purificador de água, além da garantia na qualidade da água, que consequentemente garante mais saúde, podemos citar também a economia gerada pelos purificadores. Além disso, os produtos garantem praticidade na utilização evitando a necessidade de manutenção de garrafas de água, que possuem inclusive prazo de validade", completa Isabel.
Diferentes tipos de filtros e de purificadores estão disponíveis no mercado e a certificação do INMETRO é uma garantia de qualidade. Filtros possuem características padrão de água natural e podem ser utilizados nos pontos de entrada como caixas d’água e cavaletes no início da tubulação residencial ou comunitária. Neste caso, deve-se variar entre filtros residenciais (menores, normalmente de 9’’ a 10’’ de tamanho) com produção em plástico de engenharia ou industriais, maiores, sendo produzidos até em aço-inox.
Anderson Alves da Pentair frisa a versatilidade dos filtros e suas principais aplicações, "Os filtros da Pentair podem ser instalados desde antes da caixa d’água ou do cavalete, eliminando resíduos sólidos e tornando a água livre de resíduos em toda a residência. Os filtros Ponto de Uso, produzidos em carvão, são excelentes sistemas para a decloração da água. Isso significa uma água com baixos índices de cloro e livre de sabores e odores desagradáveis. A Pentair tem ainda soluções de ponto de uso para máquinas de lavar e boiler, eliminando os sólidos mais finos, as sujeiras existentes provenientes de tubulações antigas reduzindo assim a necessidade de manutenção constante desses aparelhos."
"Tudo pode variar de acordo com a vazão e vida útil necessária para a família, empresa ou condôminos. Os purificadores, por sua vez, podem oferecer água natural, gelada e, até mesmo, água quente. Também podem oferecer maior ou menor classe de redução de cloro e com eficiência bacteriológica ou não. Para os purificadores, o que ajuda na escolha do produto é saber o valor que se deseja entender sobre o produto, considerando benefício/custo e as necessidades de cada consumidor", explica Juliano Frizzo, representante da empresa Filtros Planeta Água.


Filtros E Purificadores Garantem A Qualidade Da Água Nas Residências


Especificações do INMETRO
Para melhor escolha, o INMETRO recomenda sempre ficar atento às informações que constam no selo de identificação encontrado na embalagem do produto, pois elas servem para orientar os consumidores quanto ao produto que melhor atende às suas necessidades. O INMETRO não diferencia filtros e purificadores, mas sim aparelhos para melhoria da qualidade de água. Os aparelhos de melhoria da qualidade da água que compulsoriamente devem atender à Portaria INMETRO nº 93, de 12 de março de 2007, são aqueles cuja fonte de água já é previamente tratada, conforme a Portaria nº 2914:2011 do Ministério da Saúde. Dois tipos são possíveis de certificação:
- Aparelhos para a melhoria da qualidade da água por gravidade: aqueles que apresentam sistemas elétricos incorporados, ou não, que se propõem à melhoria da qualidade da água, através do uso de um elemento filtrante, unidade condicionadora interna, ou qualquer outro dispositivo interno, onde a água é transferida de um recipiente para outro pela ação da gravidade: os filtros de barro, de porcelana, de plástico, jarras filtrantes, bebedouros, etc.
- Aparelhos para a melhoria da qualidade da água por pressão: aqueles que apresentam sistemas elétricos incorporados, ou não, que se propõem à melhoria da qualidade da água, através do uso de um elemento filtrante, unidade condicionadora interna ou qualquer outro dispositivo interno, onde a água passa através da pressão do local de instalação, purificadores, filtros, etc.
De acordo com o INMETRO, o selo de Identificação da Conformidade tem por objetivo indicar que os aparelhos de melhoria da qualidade da água para consumo humano estão em conformidade com a NBR 14908:2004 ou com a NBR 15176:2004, de acordo com os processos de certificação estabelecidos no Regulamento. Vale ressaltar, porém, que a responsabilidade de garantir a qualidade do produto é sempre do fabricante/fornecedor.
A Portaria 93/2007 prevê que os ensaios (testes) que devem ser realizados no produto para fins de que o mesmo obtenha o Selo de Identificação da Conformidade são: Ensaios gerais: Ensaio de pressão hidrostática (somente aparelhos de melhoria da qualidade da água por pressão); Ensaio de fadiga (somente aparelhos de melhoria da qualidade da água por pressão); Ensaio de controle de nível microbiológico; Ensaio para determinação de extraíveis.
No caso de Ensaios de desempenho: Ensaio para verificação da eficiência de retenção de partículas (somente os aparelhos de melhoria da qualidade da água com essa função); Ensaio para verificação da eficiência de redução de cloro livre (somente os aparelhos de melhoria da qualidade da água com essa função); Ensaio para verificação da eficiência bacteriológica (somente os aparelhos de melhoria da qualidade da água com essa função).

Dicas ao consumidor
De acordo como Anderson Alves à medida que o consumidor brasileiro tem mais acesso à informação e os órgãos competentes ganham mais credibilidade no desenvolvimento de normas para o fornecimento de filtros e purificadores, percebe-se que o mercado brasileiro tem se tornado mais adepto à utilização destes produtos em suas residências, empresas, escolas,  entre outros. O selo do INMETRO e a sua obrigatoriedade para todos os aparelhos de melhoria da água são de extrema importância. "Através deste selo, o consumidor brasileiro pode ter a certeza de que o produto foi ensaiado rigorosamente a condições extremas e que o mesmo irá garantir a purificação da água a níveis adequados ao consumo humano. Sempre que forem adquirir um filtro ou purificador de água, verifique se o selo do INMETRO está junto ao produto", finaliza.
Sobre os cuidados que o consumidor deve ter para adquirir um desses utensílios, o INMETRO explica que se deve observar se o aparelho para a melhoria da qualidade da água para consumo humano ostenta o Selo de Identificação da Conformidade do INMETRO no produto e na embalagem. O Selo de Identificação da Conformidade deve ser conforme ao abaixo:

No Produto:

Filtros E Purificadores Garantem A Qualidade Da Água Nas Residências

Na embalagem:

Filtros E Purificadores Garantem A Qualidade Da Água Nas Residências

O consumidor também deve verificar algumas características do produto que estão discriminadas no Selo para que o mesmo possa escolher o aparelho mais adequado para as suas necessidades. Para explicar o que significa cada um dos ensaios mencionados no Selo: quanto ao desempenho de retenção de partículas, o aparelho deve ser classificado de acordo com as características descritas na tabela 1 das normas ABNT NBR 15176:2004 ou ABNT 14908:2004. A classificação do aparelho deve conter a faixa de tamanho de partícula.


Filtros E Purificadores Garantem A Qualidade Da Água Nas Residências


Quanto ao desempenho de redução de cloro livre, o aparelho deve ser classificado de acordo com as características descritas na tabela 2 das normas ABNT NBR 15176:2004 ou ABNT 14908:2004. A classificação do aparelho deve conter o percentual de redução de cloro livre disponível.


Filtros E Purificadores Garantem A Qualidade Da Água Nas Residências


Os tipos de filtros e sua manutenção
A escolha de um produto para tratar a água destinada ao consumo humano depende da quantidade de produto a ser consumida, a natureza ou procedência do produto a ser tratado e o tipo de contaminantes que nele existem. Segundo o gestor do Grupo Europa o ideal é possuir um filtro de entrada, que faz a primeira filtragem e elimina os resíduos trazidos pelo encanamento. Depois, é fundamental manter a caixa d’água sempre limpa e higienizada. Por último, um purificador com sistema de filtragem por fibra oca e desinfecção por raios UV garantiria a qualidade total da água e saúde das pessoas. De acordo com Romeu Corci, representante da Master Filter, hoje, no Brasil, podemos encontrar diversos tipos de filtros: os filtros cerâmicos, (ou qualquer outro tipo), são utilizados na filtração por gravidade. Coloca-se água a ser tratada na parte superior e a água a ser consumida na parte inferior. Na manutenção dos elementos cerâmicos é feita por esfregação superficial retirando-se a sujeira retida na primeira camada de material. Nos produtos que utilizam elementos filtrantes porosos de materiais sintéticos e carvão ativado, que trabalham sob pressão e eliminam partículas sólidas e cloro e seus compostos em função da vazão do equipamento. A manutenção dos mesmos é feita com a troca periódica dos refis.
Os filtros contra fluxo que se utilizam de materiais inorgânicos de diversas granulometrias e que retém partículas sólidas em suspensão na água. A manutenção pode ser feita através de retro lavagem (inversão de fluxo). Já os filtros micro porosos de fibra oca eliminam partículas sólidas em suspensão maiores que 0,08 microm e eliminam bactérias por micro porosidade. A manutenção dos mesmos é feita com a troca periódica dos refis. Romeu ressalta ainda que existem equipamentos sofisticados munidos de recipientes para água refrigerada, emissores de raios ultravioletas etc.
Isabel explica ainda que os filtros têm uma vida útil determinada pelo fabricante e deve ser substituído conforme instruções de uso. Para os purificadores de água, é recomendada que a limpeza externa seja feita com um pano macio e umedecido, utilizando apenas água e detergente neutro. É importante atentar-se para a limpeza na saída da água, principalmente nas torneiras ou bicas, para evitar possíveis contaminações na água. A limpeza neste local deve ser feita com papel toalha levemente umedecido em álcool 70% (disponível nas farmácias).
Após secar, deve-se descartar a água por alguns segundos para garantir a perfeita higienização sem qualquer risco à saúde. Além da limpeza externa, a troca do elemento filtrante (filtro/refil) deve ser feita conforme indicação de cada aparelho. "Por garantia, a IBBL recomenda que a troca seja feita após o consumo de 2 ou 3 mil litros de água (dependendo do tipo de refil) ou em até 6 meses. Após desenvolver o sistema "Girou, Trocou", os aparelhos da IBBL não necessitam de manutenção especializada para a troca do filtro. O próprio consumidor pode fazê-lo com facilidade", enfatiza.


Filtros E Purificadores Garantem A Qualidade Da Água Nas Residências

Outra questão importante e que gera muita dúvida, quando falamos no tratamento de água, é sobre os cuidados com a caixa d’água. De acordo com Romeu é imprescindível que as mesmas tenham um bom sistema de vedação para evitar a presença de poeira, e contaminantes mais sérios como ratos, pombas etc. Se a caixa d’água estiver limpa, com manutenção regular e com a utilização de filtros eficientes, pode-se aumentar a vida útil dos purificadores utilizados em residência e comércios.
"A limpeza da caixa d’água, deve ser feita a cada seis meses conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, e sempre por um profissional especializado. A caixa d’água quando não está limpa e adequadamente vedada, oferece alto índice de contaminação. Por isso, mesmo que a casa tenha um purificador, é essencial que a limpeza da caixa seja feita periodicamente", completa Isabel da IBBL.


Contatos:
Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP:
www.fsp.usp.br
Filtros Planeta Água: www.planetaagua.ind.br
Grupo Europa: www.europa.com.br
IBBL: www.ibbl.com.br
Master Filter: www.masterfilter.com.br
Pentair: www.pentair.com.br
Publicidade