Publicidade

Mercado De Filtros Cresce E Mantém Otimismo Para 2014

Com uma participação econômica aproximada de 15%, o Brasil exerce importante papel no mercado mundial de filtros seja no segmento industrial 4 bilhões, automotivo 3,2 bilhões, residencial/purificadores 1 bilhão ou de filtros para ETA e ETE 1 bilhão.



Com uma participação econômica aproximada de 15%, movimentando cerca de 9,2 bilhões de dólares, o Brasil exerce importante papel no mercado mundial de filtros seja no segmento industrial (4 bilhões), automotivo (3,2 bilhões), residencial/purificadores (1 bilhão) ou de filtros para ETA e ETE (1 bilhão).
Embora a macroeconomia tenha tornado o ano de 2013 mais desafiador do que o previsto - devido ao baixo crescimento do produto interno bruto brasileiro (que segundo dados divulgados recentemente pelo IBGE recuou 0,5% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2012) - há um otimismo pelos resultados obtidos e confiança para 2014.
Estima-se que o mercado tenha crescido, em média, 5% e de acordo com o balanço do último ano e tendências para o que iniciamos há boas expectativas para a manutenção desta mesma taxa de crescimento. A chave para esta curva ascendente no mercado de filtros é sua indispensável presença em praticamente todos os processos produtivos.

Balanço do ano de 2013

Embora sejam ressaltadas as dificuldades que o ano impôs a todos os setores, 2013 fechou com saldo positivo. Pedro Ortolan, diretor de vendas, reposição e marketing da Mann+Hummel Brasil, que atua no segmento automobilístico, sintetiza este espírito. "O ano de 2013 foi mais difícil do que todos esperavam, principalmente devido à situação macroeconômica com baixo crescimento do PIB e as incertezas no curto e médio prazo.
Mercado De Filtros Cresce E Mantém Otimismo Para 2014

Apesar desta situação, conseguimos um bom desempenho de vendas no mercado de reposição atingindo nossos objetivos com as nossas duas marcas, Mann-Filter e Purolator", diz.

Mercado De Filtros Cresce E Mantém Otimismo Para 2014

Para José Rubens dos Santos Miguel, diretor de vendas da Sogefi Filtration do Brasil Ltda, no primeiro semestre de 2013 as vendas foram mais constantes e com um desempenho bem melhor do que em 2012. "Acredito que vamos alcançar um crescimento de 15% - considerando a inflação - o que nos permitirá atingir praticamente o índice planejado", conta.
Mas, se por um lado o cenário macroeconômico trouxe desafios a serem vencidos, proporcionou também boas oportunidades para inovação e rejuvenescimento das marcas e pode ter contribuído para o aumento de vendas.
"O ano de 2013 foi de grandes desafios. Trabalhamos fortemente no rejuvenescimento da marca, através da revitalização dos pontos de venda e atualização de nossos quiosques. Registramos um crescimento de 10% nas vendas em relação ao ano anterior. Este aumento pode ser atribuído ao lançamento de diversos produtos, como o Bliss, primeiro purificador de água colorido do mercado, que teve grande aceitação por parte dos consumidores. Também aumentamos nossa participação no segmento de aluguel de purificadores - outro com grande potencial de crescimento", diz Manuella Curti de Souza, diretora geral do grupo Europa.
O mesmo ocorreu com a comercial Everest segundo Edward Mendes, diretor da empresa. "O ano de 2013 foi de renovação. Após 10 anos fizemos uma reformulação no design dos purificadores Soft. O novo modelo apresenta linhas modernas, grafismo neutro e dimensões mais harmônicas o que faz com que o purificador se encaixe ainda melhor em qualquer tipo de ambiente. Aproveitamos essa renovação para aplicar diversas melhorias no produto em relação ao modelo anterior. Agora todos os aparelhos possuem pingadeira removível, os painéis são confeccionados com material de alta resistência a exposição solar, facilidade na higienização do bico entre outros. As vendas dos purificadores Soft em 2013 aumentaram cerca de 12%. No que se refere às vendas do Filtro 2 em 1 e do pré-filtro alcançamos números bastante expressivos, levando a necessidade de expansão de nossa área fabril, gerando novos posto de trabalho, além da abertura de novas revendas credenciadas",  relata.


 Mercado De Filtros Cresce E Mantém Otimismo Para 2014

Perla Volner, gerente de marketing da Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos também ressalta a importância do ano para empresa. "Estamos nos consolidando a cada ano e, em 2013, a marca Turbo alcançou o terceiro lugar no patamar de nossas vendas", conta.
Sérgio Gazarini, diretor comercial da Wega Motors também ficou satisfeito com o desempenho. "O ano foi de conquista e estabilidade da marca conseguindo 1% de crescimento na participação de mercado", comemora.

Tendências

Os doze meses de 2014 prometem lançamentos nos diversos setores do mercado de filtros.  No segmento residencial novos designs e linhas são prometidos. "Temos lançamentos programados para o ano que vem, mantendo nossa estratégia de renovação constante de portfólio que contou com a atualização de mais da metade da nossa linha de purificadores nos últimos três anos. Também temos como estratégia fazer um trabalho ainda mais forte de expansão de nossa rede de distribuição, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Essas regiões têm um grande potencial de crescimento e estão entre as prioridades do Grupo Europa para 2014. Mas também não podemos deixar de lado as ações nos grandes centros, onde as operações já estão plenamente estabelecidas, como São Paulo. Porém, mais do que ganhar mercado, nossa intenção é atender bem os nossos clientes, que têm se mantido fiéis nos últimos 30 anos", diz Manuella Curti da Europa. 

Mercado De Filtros Cresce E Mantém Otimismo Para 2014

Já na Everest a estratégia envolverá o fortalecimento do novo design da linha Baby Soft. "No segundo semestre de 2013 lançamos a nova linha de purificadores de água gelada, e agora no início de 2014 iremos lançar o novo design do Baby Soft, nosso modelo sem refrigeração. Ao longo deste ano buscaremos o fortalecimento da nova linha no mercado. Além disso, o próximo ano será de consolidação e reestruturação de nossa rede credenciada e, por este motivo, no segundo semestre iremos realizar o nosso terceiro grande encontro nacional de revendas, onde iremos traçar metas e debater ideias para fortalecer cada vez mais a parceria com nossos revendedores e desta forma oferecer o que temos de melhor aos nossos clientes" adianta Edward Mendes.
No setor automotivo, a Mann+Hummel também promete novidades mantendo as características de renovação do portfólio mantida pela empresa há anos. "A Mann+Hummel tem em sua equipe de desenvolvimento de produtos um foco especial para o lançamento de novos produtos garantindo aos nossos clientes e consumidores o maior portfólio e os melhores serviços. Este é um processo contínuo e o fato da Mann+Hummel ser uma empresa com mais de 60 unidades no mundo e fornecedora de equipamento original para todas as montadoras, nos garante estar à frente no desenvolvimento de novas tecnologias e nos lançamentos", diz Pedro Ortolan.
Para a Sogefi o trabalho será no desenvolvimento da marca Pro específica, na linha pesada e na complementação de sua linha leve com a marca Fram. "Em 2014, estaremos desenvolvendo a marca Sogefi Pro específica para linha pesada com uma gama completa de produtos, inclusive no setor agrícola, com preços muito competitivos. Também estaremos complementando na marca Fram, principalmente para a frota de veículos importados com previsão de vários lançamentos já no 1º trimestre", conta José Miguel.
Perla Volner, da Poli Filtro, também anuncia novidades. "Contratamos em 2013 um profissional especialista na análise de mercado. Estamos em fase de finalização do processo da abertura de uma filial na região Norte. Com isto, abriremos um leque importante para atendimento ao principal mercado de geração de energia. Além disso, contaremos com estoque que viabilizará mais negócios, uma vez que esta região é carente e distante dos principais centros de distribuição de peças", diz. Em relação a lançamentos e novidades, ela complementa: "Constantemente aumentamos nosso portfólio de produtos e, para 2014, não será diferente: buscaremos cada vez mais trabalhar e oferecer aos clientes o pacote completo de filtros para os mais diversos segmentos. Estamos também em fase de desenvolvimento do catálogo eletrônico e website da empresa o que facilitará bastante as consultas dos produtos, conversões e futuramente será um canal para cotações e compras diretas".


Mercado De Filtros Cresce E Mantém Otimismo Para 2014

A Wega Motors anuncia uma estratégia baseada na aproximação do aplicador. "Daremos suporte a um trabalho mais próximo ao aplicador o que nos proporcionará atingir metas mais ousadas de participação no mercado. Quanto ao lançamento de novos produtos continuaremos a nossa prática de trazer sempre mais de 10 itens novos a cada mês com maior foco na linha pesada", relata Sérgio Gazarini.


Mercado De Filtros Cresce E Mantém Otimismo Para 2014

Expectativas para 2014
Trabalho, investimento, novas ideias, expansão. É com estes princípios que as empresas pretendem manter o crescimento neste ano que se inicia. "Estamos otimistas. Nossa meta de crescimento para o ano de 2014 é de 10% em relação a este ano. É uma meta ousada, mas que consideramos possível. Vemos a Copa do Mundo no Brasil como uma oportunidade para novos negócios e ações ligadas ao Grupo Europa. Além disso, continuaremos o trabalho de rejuvenescimento da marca, sempre com ações ousadas e inesperadas", relata Manuella.
Edward Mendes, da Everest também está otimista. "Nossa expectativa de crescimento para 2014 é entre 7 e 12%. Desta forma já concluímos o aumento de nosso parque fabril em 70%. Nossa coirmã Eversoft  que é responsável pelos projetos de injeção das peças plásticas, fabricação do Filtro 2 em 1 e do pré filtro, em meados de 2014 terá seu espaço ampliado em três vezes o tamanho atual, visando atender nossa demanda  pelos próximos anos. Além disso, investimos constantemente em pesquisa de novas tecnologias e neste ano esperamos avançar ainda mais em tecnologia de automação com a contratação de profissionais especializados e a compra de tecnologia de ponta", diz. 
É a mesma opinião de Pedro Ortolan da Mann+Hummel "Apesar do cenário econômico continuar apresentando incertezas em relação ao crescimento da nossa economia, estamos confiantes e otimistas em relação ao ano de 2014. Nossos planos de trabalho estão sendo elaborados visando um crescimento acima do previsto pelo mercado", conta.
Perla Volner também espera crescimento para a Poli Filtro, mas vê algumas dificuldades devido aos eventos do próximo ano no país. "Esperamos um ano bom, porém complicado devido aos eventos que ocorrerão, tais como a copa do mundo e eleições que diminuirão o ritmo por termos dias que serão tratados praticamente como feriados. Porém, como as obras para as Olimpíadas de 2016 terão que prosseguir e, considerando o crescimento orgânico da frota, prospectamos um crescimento na ordem de dois dígitos. Contamos também com ações de marketing, divulgando cada vez mais a marca em eventos do setor de auto-peças, além de campanhas de vendas internas / externas e ferramentas diversas para alavancar vendas e estar cada vez mais perto dos nossos clientes. Além disso, treinamentos regulares continuarão sendo foco para a equipe de vendas. Desta forma, eles se sentem incentivados à buscar novos mercados", explica.


Mercado De Filtros Cresce E Mantém Otimismo Para 2014


O que diz a Abrafiltros
Hoje existem 47 empresas associadas a Abrafiltros, sendo 19 na CSFA - Câmara Setorial Filtros Automotivos; 19 na CSFI - Câmara Setorial Filtros Industriais; e 9 empresas na CSF - Câmara Setorial Fornecedores.
E é o presidente da Associação, João Moura, quem faz uma balanço do ano de 2013: "O mercado de filtros automotivos teve crescimento tanto no mercado das OEMs, como pode ser observado pelo volume de produção ocorrido durante o ano, que deve registrar índice superior a 11% em veículos produzidos em relação a 2012, segundo dados da Anfavea. Já o mercado de reposição continua crescendo em torno de 5 a 10 % dependendo da família de produtos de cada empresa", explica.

Mercado De Filtros Cresce E Mantém Otimismo Para 2014

E prossegue: "Apesar do mercado de filtros industriais ser muito complexo em decorrência da gama de produtos, o setor registrou crescimento acima do esperado com média de 5%, sendo que o segmento que teve menor desempenho foi o de BSE - bens sob encomenda, em decorrência das turbulências econômicas que vêm ocorrendo desde o segundo semestre de 2012", afirma Moura. E pelo desempenho obtido em 2013, ele acredita que as perspectivas para 2014 sejam  favoráveis: "As expectativas são boas para ambos os setores e o crescimento deve continuar na casa dos 5% a 11% para o segmento automotivo em OEMs e aftermarket. Já para o mercado de filtros industriais, o crescimento deverá ser entre 5 a 15%, dependo do segmento de atuação", diz o presidente.
Moura só lamenta a falta de apoio em âmbito de governo federal para todo o setor: "Estamos trabalhando como entidade de interesse de grupo no sentido de buscar incentivos inicialmente para as ações de coleta e processamento pós-consumo dos filtros do óleo lubrificante automotivos, através do nosso programa Descarte Consciente Abrafiltros realizado nos estados de São Paulo e Paraná em atendimento às legislações estaduais.  Além dos desafios econômicos e logísticos, queremos demonstrar ao governo federal as necessidades e dificuldades que enfrentamos com as alíquotas e altas taxas de tributação praticadas no país em comparação aos importadores informais, que representam uma parcela significativa do mercado", explana João  Moura.
E finaliza o presidente da Abrafiltros: "Atualmente, a grande preocupação do mercado de filtros e sistemas de filtração tem sido a busca pela manutenção das margens de lucro, que vêm diminuindo ano após ano em função da incidência cada vez maior de tributos e aumento nos impostos e de outros encargos. Por isso, é de fundamental importância que o governo federal apoie o mercado de forma que as empresas possam crescer de maneira sustentável, não só em número de unidades comercializadas, mas também em receita para gerar mais empregos e investimentos". 
 
Contato das empresas:
Abrafiltros:
www.abrafiltros.org.br
Everest: www.everest.ind.br
Grupo Europa: www.europa.com.br
Mann+Hummel: www.mann-hummel.com.br
Poli Filtro: www.polifiltro.com.br
Sogefi Filtration: www.fram.com.br
Wega Motors: www.filtroswega.com.br
Publicidade