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Sistemas De Filtragem Para Veículos De Duas Rodas

Conheça os filtros para motocicletas, a importância deles e como se aplicam a cada tipo de veículo


Sistemas De Filtragem Para Veículos De Duas Rodas
Assim como quase todos os tipos de máquinas, as motocicletas tem parte de seu funcionamento ligadas a um bom sistema de filtragem. Para que o veículo dispense consertos constantes é indispensável ficar de olho no período de troca destes filtros e na qualidade dos mesmos. A periodicidade de renovação dos filtros é determinada por todos os fabricantes por meio dos manuais de instrução que acompanham as motocicletas. Portanto, é dever do proprietário estar atento a esta troca.
De acordo com Lúcio Lacerda, diretor administrativo da Promax Racing/ Idelmax, é muito arriscado não efetuar a troca dos filtros de uma motocicleta. Além de causar danos ao meio ambiente, o proprietário do veículo pode ter prejuízo, pois, dependendo do caso, o motor da motocicleta pode ser gravemente prejudicado. A maioria das motocicletas de pequeno porte, de até 100 cilindradas de potencia, só possuem filtro de combustível. Mas alguns modelos de pequeno porte podem apresentar em sua engenharia o filtro de ar de admissão. Já as motocicletas médio porte, veículos de 100 a 250 cilindradas, e grande porte, com cilindradas acima de 250, utilizam filtros de combustível, ar de admissão e óleo.

Filtro de combustível

O filtro de combustível faz parte da engenharia de todas as motocicletas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. É de responsabilidade deste filtro reter as sujeiras encontradas na gasolina, evitar o entupimento das agulhas de injeção e transportar o combustível para o motor, bicos injetores e carburadores. No caso das motocicletas de injeção eletrônica este filtro também evita a queima da bomba de combustível. Segundo o diretor administrativo da Promax Racing/ Idelmax, um veículo sem este filtro fica pré-disposto a alguns problemas. "Uma motocicleta sem este filtro fica vulnerável aos contaminantes presentes nos combustíveis podendo comprometer o sistema de injeção ou alimentação do veículo. A utilização correta do filtro de combustível ajuda a prolongar a vida útil do motor. Outro fator muito importante e decisivo para o bom desempenho e durabilidade dos motores das motocicletas é a qualidade do combustível utilizado."

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Filtro de ar
Presente nas motocicletas de médio e grande porte e algumas de pequeno porte, a função do filtro de ar em uma motocicleta é a de separar e eliminar as partículas contidas no ar "respirado" pelo motor. "Além de separar e eliminar partículas, o filtro de ar cuida para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. Sem este filtro o consumo de combustível da motocicleta aumenta, eleva os índices de poluição e contribui para o desgaste excessivo das partes móveis do veículo como: pistões, anéis, bielas, cilindros e virabrequim", explica Lacerda. "Retirar o filtro de ar e rodar sem ele ocasiona danos para a motocicleta e ambiente. Tais como a destruição prematura do motor, aumento do ruído emitido contribuindo para a poluição sonora e sujeitando o condutor a sofrer as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Filtro de óleo

Os filtros de óleo se aplicam a motocicletas de médio e grande porte. É função dele impedir a circulação de óleo contaminado e de partículas metálicas que são desprendidas por meio do atrito entre as peças do veículo. "A correta manutenção e troca do filtro do óleo contribui para o aumento da vida útil do motor. A troca desse filtro deve ser realizada rigorosamente conforme orientação dos fabricantes indicada no manual do proprietário. Caso a troca do filtro não seja feita de maneira correta a durabilidade do óleo novo é drasticamente reduzida, o que irá implicar diretamente na durabilidade do motor da motocicleta", afirma Lacerda.

Limpeza ou troca de filtros?

Apesar de ter um custo menor, a limpeza do filtros não é indicada, o ideal é que seja feita a troca deles. O diretor da Promax Racing/ Idelmax afirma que a limpeza pode sair mais em conta, no entanto, pode prejudicar o funcionamento da motocicleta. "A maioria dos fabricantes recomenda a troca dos filtros ao invés da sua limpeza. Além de não retirar completamente toda a sujeira impregnada, a limpeza com ar comprimido pode ocasionar o rompimento do papel nos filtros de ar, permitindo a passagem de ar sujo para a câmara de combustão, aumentando o consumo de combustível, contaminando o óleo e desgastando as partes móveis do motor, o que diminui sua vida útil", esclarece.
Lacerda ainda defende que a prática de manutenção preventiva é o melhor para o bom funcionamento de uma motocicleta e para diminuir os custos com o veículo. "A prática da manutenção preventiva e o constante cuidado são ações que impedem o desgaste precoce do motor e melhoram o desempenho da motocicleta. Realizar a troca dos filtros do ar, óleo e combustível, respeitando os prazos indicados pela montadora, ajuda a economizar tempo e dinheiro."    
Outro fator que influencia muito o bom funcionamento do veículo é a qualidade do filtro colocado na motocicleta. De acordo com Lacerda, a qualidade do meio filtrante usado pelo fabricante do filtro é essencial para o bom funcionamento da peça. Além disso, o filtro deve ter ótimas vedações, que são fundamentais para qualquer motor à explosão.

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O mercado

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o ano passado não foi muito promissor para os fabricantes de motocicleta, a indústria fechou 2012 com o total de 1,6 milhão de unidades vendidas. O número é cerca de 21% menor do que o que foi registrado em 2011. No entanto, a Associação acredita que 2013 será muito diferente e promissor para o mercado. "O segmento de motocicletas passou por uma forte crise em 2012. Porém, com base nas vendas do segundo semestre, que apresentou uma média diária acima de 6.200 unidades, esperamos uma estabilidade neste início de ano e um modesto crescimento de 5,5% na produção, para 2013, chegando a cerca de 1,7 milhão. As vendas no atacado devem ter um incremento de 3,3%, ficando em torno de 1,6 milhão de unidades", afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Segundo o diretor da Promax Racing/ Idelmax, para o setor de filtros de motocicletas a realidade de 2012 foi bem diferente da descrita pela Abraciclo. "Para nós, fabricantes de filtros para motocicletas, o ano de 2012 foi muito bom. Sabemos da queda nas vendas de motocicletas novas, mas o mercado de reposição continua em franca ascensão e isso impulsiona nossas vendas de forma bastante animadora."
Quanto a novidades no setor de filtros para motocicletas, Lacerda afirma que os filtros seguem as motocicletas. "O mercado sempre deve ter novidades, já que, o lançamento de motocicletas é constante. Este mercado cresce exponencialmente, seja com modelos importados ou nacionais. O que mais motiva e inspira esse setor é que estes modelos são, na grande maioria, equipados com pelo menos dois tipos de filtros (combustível e ar de admissão)." De acordo com Lacerda, o mercado espera crescer com a venda de reposição cerca de 25% em relação a 2012.

Contato das empresas:
Promax Racing/Idelmax:
www.idelmax.com.br
Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo): www.abraciclo.com.br
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