Publicidade

Aos 60 Anos De História, A Tecfil Se Consolida Como Uma Das Principais Fabricantes De Filtros Do País

A Tecfil, uma das principais fabricantes de filtros automotivos nacional, está chegando aos 60 anos como uma das empresas de maior sucesso no Brasil.



A Tecfil, uma das principais fabricantes de filtros automotivos nacional, está chegando aos 60 anos como uma das empresas de maior sucesso no Brasil. Especializada na fabricação de filtros automotivos, disputando lado a lado com grandes multinacionais, a Tecfil vem ao longo dos anos, se consolidando no mercado de reposição e de novos desenvolvimentos para a indústria automobilística.
Como em toda liderança, o caminho para o topo é árduo e demanda dedicação e profissionalismo, há pouco mais de 10 anos a empresa ocupava a modesta quarta posição no mercado de filtros, mas com grandes investimentos em maquinários, gestão eficiente e a aquisição de uma planta mais robusta em Guarulhos, na Grande São Paulo, fizeram a empresa subir da quarta colocação para a posição de maior fabricante de filtros automotivos da América Latina.
Essas mudanças fizeram com que a empresa priorizasse também a obtenção de certificados de qualidade, como o ISO 9001, obtido em março de 1998; o certificado ISO TS16949, reconhecido pelas montadoras, em outubro de 2003; e também o ISO 14001, em abril de 2006.
"O mercado em que atuamos é altamente competitivo, é necessário levar ao cliente muito mais do que filtros, precisamos levar diferenciais como: qualidade, garantia, atendimento, pós-venda entre outros. Somente com esses diferenciais conseguimos nos destacar e enfrentar também os produtos importados". Alerta a diretoria da Tecfil que ainda complementa que a grande desvantagem dos importados está ligada à logística, garantia e pós-venda.
O mercado automotivo é um setor de muitas possibilidades e em franco crescimento nacional, e que segundo estudos recentes da ANFAVEA demonstram que entre os anos de 2002 a 2011 o mercado cresceu cerca de 145%, com média anual superior a 10%, enquanto a produção expandiu-se 109% no mesmo período, representando uma média de 8,6% ao ano, além de dispormos de uma frota circulante de cerca de 34.600 veículos, entre linha leve e pesada.

Aos 60 Anos De História, A Tecfil Se Consolida Como Uma Das Principais Fabricantes De Filtros Do País
Uma geração de sucesso
A Tecfil, empresa 100% nacional, foi fundada por Abílio Gurgel, em 20 de março de 1953, em São Paulo. O nome associava a ideia de tecnologia de filtros, tudo o que o país precisava em um período de grandes investimentos externos. Era vista pelos demais como visionária para uma época em que crescia o setor automobilístico, resultando no crescimento econômico.
Na década de 80, na administração de Bartolomeu Gurgel, filho do fundador da empresa, a Tecfil contraiu muitas dívidas. Após a morte de Bartolomeu, os filhos Arthur e Abílio, assumiram a direção da empresa e adotaram uma nova política administrativa a ser seguida.

Aos 60 Anos De História, A Tecfil Se Consolida Como Uma Das Principais Fabricantes De Filtros Do País

Do presente ao futuro
Com um parque industrial moderno e investimentos constantes em pesquisa e desenvolvimento, a Tecfil destaca-se no mercado nacional contando com uma ampla linha de rede de distribuição e expande sua linha de atuação para mercados como Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina entre outros.
O grande trunfo da empresa que conta hoje com mais de 1400 colaboradores é a sua linha de produtos e abrangência de mercado, que atende todo o território nacional, "os Distribuidores levam nosso nome no peito e são os maiores divulgadores da nossa marca", afirma a diretoria da Tecfil.
Com foco na inovação constante de tecnologias de fabricação e novos produtos, o departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa  é responsável por analisar o mercado de filtros brasileiro e também sul americano, sugerindo e desenvolvendo produtos a serem lançados nestes mercados. Com o constante crescimento da frota circulante brasileira e as novas motorizações desenvolvidas, o departamento de P&D identifica as oportunidades analisando cada novo veículo lançado, realizando pesquisas em concessionárias e coletando informações que subsidiarão o setor de desenvolvimento interno, composto por engenheiros, técnicos, compradores e analistas de custos, que determinam quais produtos devem ser lançados para atendimento da demanda.
A busca por diferenciais competitivos e uma equipe de gerenciamento comercial antenada com as mudanças do mercado, foram fatores importantes para a conquista de excelentes resultados ao longo dos anos até a conquista da liderança nacional.
Liderança esta que vai além de um ótimo posicionamento de mercado, a Tecfil empenha-se em desenvolver o capital humano e quer ser reconhecida também pela boa relação entre empregado e empregador e, ao que tudo indica, a fabricante tem conseguido atingir este tão almejado posicionamento. Pelo sexto ano consecutivo a empresa é premiada como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, de acordo com o Guia Você S/A Exame.
A Tecfil afirma que o segredo para manter-se no topo é reconhecer a importância de todos os colaboradores, além de planos e diretrizes transparentes, que vão desde a diretoria ao chão de fábrica.

Aos 60 Anos De História, A Tecfil Se Consolida Como Uma Das Principais Fabricantes De Filtros Do País Aos 60 Anos De História, A Tecfil Se Consolida Como Uma Das Principais Fabricantes De Filtros Do País


Programas desenvolvidos para os colaboradores

Pensando nessa relação de proximidade com o funcionário é que foi elaborado programas, como o Café com o RH - que abre espaço semanal para um bate papo com funcionários de diversos setores da empresa para ouvir dúvidas, reclamações, sugestões, etc. O TECideia, o nome já sugere a proposta do projeto, em que funcionários têm a liberdade de compartilhar suas ideias para melhorias da empresa. O Programa Movimentar serve como incentivo à prática de esportes individuais ou coletivos, patrocinando 50% das inscrições em campeonatos/corridas e também os uniformes (ex: campeonatos de futebol de campo, futebol de salão; corridas ou maratonas), entre outros como o plano anual de treinamento e desenvolvimento, que contempla treinamentos técnicos, operacionais, comportamentais, de liderança e de formação básica; espaço cultural: um ambiente na fábrica que incentiva a leitura diária dos principais jornais e sites informativos disponível a todos os níveis hierárquicos. A Pesquisa de Clima que é aplicada anualmente onde o colaborador tem a oportunidade de responder assuntos, sobre: gestão do trabalho, relacionamento e liderança de pessoas, respeito, comunicação, relacionamento interpessoal e práticas e políticas de Recursos Humanos. Extensão do Auxílio Creche sem custo para as colaboradoras.
São utilizados métodos e recursos como as premiações internas para aqueles que foram destaque nas suas respectivas áreas (destaques da administração, da produção, etc). Além da equipe operacional da empresa, foi criado o projeto Fornecedor Tecfil, que começou a ser realizado em 1997 e não parou alcançando a 16º edição. Um evento que objetiva premiar os melhores fornecedores do ano. Desta maneira, a fabricante acredita estimular os parceiros estratégicos – como a Tecfil prefere chamar – a desenvolver projetos de melhoria continua.
Todos estes recursos são parte da mega estrutura da Tecfil e fazem com que todos se sintam verdadeiros colaboradores.

Aos 60 anos

A Tecfil continua a todo vapor promovendo várias ações voltadas aos clientes, como: lançamentos de novos produtos, programa TEC STOP - Centro de Treinamento Prático - que fornece treinamento gratuito a instaladores e mecânicos, suporte técnico, campanhas promocionais lançadas periodicamente a fim de incentivar as vendas e gerar competitividade para os clientes, ações e divulgações nas redes sociais, sendo, segundo o fabricante, a fan page mais acessada do setor de filtros no Facebook.
A empresa lançou também, o programa Papo de Carro TV Web, que consiste em gravações diretamente nos pontos de vendas com entrevistas e dicas técnicas promovidas pelos próprios reparadores. Os vídeos são disponibilizados nas redes sociais e sites da Tecfil.
A Tecfil aproveitará a Automec para comemorar o seu aniversário de fundação. O estande será temático e contará a trajetória da empresa.
Uma constante preocupação na Tecfil e item de prioridade na empresa é a relação e conscientização ambiental, a empresa é participante do programa Descarte Consciente da Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus sistemas Automotivos e Industriais) que estabelece a coleta dos filtros diretamente nos geradores dos resíduos - locais de troca do filtro do óleo lubrificante, como postos de combustível e auto centers - previamente determinados pela associação, considerando a logística da operação e as metas propostas conforme o volume de filtros comercializados com marca própria pelas empresas signatárias em cada estado. A Tecfil é certificada pela ISO 14001 e adota as boas práticas ambientais e preservação do meio ambiente, exemplos desta postura adotada pela empresa são: desenvolvimento de parcerias com ONG’s do município para destinação do lixo eletrônico, pilhas, baterias; participação como membro do Comitê Ambiental, constituído pelas grandes e médias empresas do município, para abordar temas como: processos de homologação de fornecedores e prestadores de serviços ambientais, tratamento de efluentes para reúso nos processos industriais; uso de água de chuva captada e armazenada em cisternas para utilização nas bacias sanitárias, limpezas e jardinagem; programas de gestão de resíduos e utilização de recursos (energia elétrica e água) e programa interno de coleta seletiva.

Aos 60 Anos De História, A Tecfil Se Consolida Como Uma Das Principais Fabricantes De Filtros Do País Aos 60 Anos De História, A Tecfil Se Consolida Como Uma Das Principais Fabricantes De Filtros Do País


Diretoria Tecfil

Aos 60 Anos De História, A Tecfil Se Consolida Como Uma Das Principais Fabricantes De Filtros Do PaísNome: Ricardo Brandão

Admissão: 13/01/1997
Departamento: Administração e suprimentos
Antes da Tecfil: "Eu iniciei minha carreira profissional na Mangels, em São Bernardo do Campo, meu primeiro emprego, fiquei lá por 17 anos até vir para a Tecfil. Comecei aos 16 como office-boy e sai de lá com 33 anos como responsável pelas compras siderúrgicas. A Mangels foi uma empresa que me deu grande aprendizado profissional com uma forte carga de técnicas administrativas e de gestão".
Contribuição para a empresa: "Tudo que fizemos na empresa foi em conjunto com todos os diretores, acionistas e colaboradores. Mas diria que desenvolvemos na gestão de compras o foco permanente em redução de custos, mantendo a qualidade do parque de fornecedores, o projeto fornecedor onde premiamos os melhores do ano, estimulamos a cultura lean e a inovação. Na área de RH focamos o clima interno colocando a empresa por 6 anos consecutivos entre as 150 melhores para se trabalhar no Brasil. Criamos junto com a área industrial o setor de melhoria contínua que se tornou referência, disseminando a cultura lean e com 390 kaizens já realizados. Procuramos manter a área de TI atualizada em hardware, software e profissionais para atender os diversos setores da empresa. Acredito que tudo foi isso foi conquistado por muitas mãos".
Desafios transpassados: "A Tecfil era uma empresa cujos sócios estavam muito presentes no dia a dia e o desafio foi a migração deste modelo para o modelo atual, mais profissional e com o distanciamento dos sócios das questões operacionais. Outro fato relevante foi crescer na proporção que crescemos sem perder nossa agilidade que é uma marca da empresa".
Desafios futuros: "O maior desafio será sem dúvida acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos com o mais baixo custo possível e oferecer aos nossos clientes o valor da nova marca e a força de nossa rede de distribuição como um grande diferencial. E estar preparados para a globalização que se expande. A China que muitos julgavam uma "nuvem passageira" mostrou que tem muito fôlego ainda e outros grandes surgiram como a Índia e a Rússia".
"Eu acredito profundamente no Brasil, somos uma nação forte, em franco crescimento e em vias de extinguir a pobreza extrema. Muitos estão sendo inseridos em classes com melhor poder de compra e qualidade de vida e isso ainda provocará forte crescimento em nossa economia. A Tecfil estará pronta para esse novo Brasil e lutaremos para continuarmos líderes, sendo para os nossos clientes uma referência em qualidade e relacionamento."




Aos 60 Anos De História, A Tecfil Se Consolida Como Uma Das Principais Fabricantes De Filtros Do PaísNome: Carlos Mourão
Admissão:
julho de 2003
Departamento: Industrial
Antes da Tecfil: "Iniciei minha carreira em uma indústria metalúrgica em Guarulhos chamada Permetal, logo após me formar em Engenharia de produção, onde atuei como supervisor de produção por dois anos. Surgiu então uma oportunidade de trabalho na Goodyear do Brasil, o qual fui destinado ao cargo de engenheiro da qualidade em 1990 até 2001. Na Goodyear tive a oportunidade de atuar em diversos departamentos como: engenharia, desenvolvimento, produtos, processos, manufatura e vendas montadoras. Em 2001 fui assumir um novo desafio como  gerente industrial em uma empresa de autopeças nacional – Indebrás. Em 2003, assumi na Tecfil o cargo de gerente industrial."
Contribuição para a empresa: "Até 2003, ano em que ingressei na Tecfil, a empresa vinha passando por um ciclo de crescimento muito acentuado, que acabou ocasionando um crescimento da área de manufatura focado apenas em aumento de volume produzido. Aspectos como qualidade, confiabilidade e pontualidade nas entregas não estavam sendo tratados com a devida relevância. Naquele momento, se não ocorressem profundas modificações no modus operandi da área industrial, o crescimento da empresa seria comprometido, pois o nível de insatisfação de nossos clientes estava atingindo níveis alarmantes. Em aproximadamente dois anos conseguimos reverter esta situação e passamos a atuar de uma forma mais planejada, focando no médio e longo prazo. Como consequência natural deste crescimento da empresa, inauguramos em 2010 a unidade de Bonsucesso, iniciando um novo ciclo para a Tecfil."
Desafios transpassados: "O grande desafio que enfrentamos ao longo destes últimos anos foi a transformação radical de toda uma estrutura fabril sem perder o foco no cliente. Nunca permitimos que nossas mudanças gerassem efeitos negativos que pudessem ser percebidos por nossos clientes."
Desafios futuros: A Tecfil precisa continuar com a sua forte filosofia de melhoria contínua para enfrentar os desafios de um mundo globalizado, pois a ameaça de produtos importados a custos baixíssimos está cada vez mais presente em nosso setor.
"Logo farei 10 anos de empresa, e este é um bom momento para olhar para trás e deixar uma mensagem de agradecimento a todos que ajudaram a transformar a Tecfil de uma pequena empresa nacional para uma empresa reconhecida globalmente por sua competitividade e competência."




Aos 60 Anos De História, A Tecfil Se Consolida Como Uma Das Principais Fabricantes De Filtros Do PaísNome: Alexandre Borges
Admissão:
março de 2006
Departamento: Comercial
Antes da Tecfil: "Iniciei minha carreira profissional em 1990 como estagiário do curso técnico mecânico na unidade da Villares (atual Gerdau) em Mogi das Cruzes/SP; em 1991 fui atuar como estagiário na empresa R-Ohm, multinacional japonesa fabricante de resistores, diodos, leds e displays."
Entre os anos de 1993 a 2006 desenvolvi diversas funções e cargos ligados a área comercial e assistência técnica na empresa NGK, multinacional japonesa líder mundial na fabricação de velas de ignição e cerâmicas técnicas entre outros produtos."
Contribuição para a empresa: "Acredito que os maiores êxitos conquistados por esta equipe foram a nossa consolidação como maior fornecedor Private Label no Brasil, significativa expansão de nossas exportações (atualmente exportamos para mais de 24 países), conquista de novos clientes/projetos junto as montadoras instaladas no Brasil e nossa excelência logística."
Desafios transpassados: "Acompanhar as demandas e em especial a evolução tecnológica do mercado automotivo e, sem dúvida nenhuma, manter nossa competitividade frente a concorrência global."
Desafios futuros: "A entrada de novas montadoras no Brasil e a consequente expansão dos novos negócios neste setor, o crescimento projetado para os nossos parceiros Private Label e todos os mercados de exportação ainda a serem explorados são sem dúvida uma grande oportunidade de crescimento entretanto a globalização nos obriga, dia a dia, a melhorar nossos custos afim de sermos competitivos frente a todos os concorrentes ao redor do mundo."
"Ao meu ver, ao longo destes 60 anos, a Tecfil conquistou sua posição de destaque graças a agilidade de seus processos, facilidade de adequação as demandas do mercado e em especial seu relacionamento personalizado junto a seus clientes, fornecedores e colaboradores. Existe todo um universo de oportunidades e cabe a todos nós mantermos esta trajetória de sucesso."




Aos 60 Anos De História, A Tecfil Se Consolida Como Uma Das Principais Fabricantes De Filtros Do PaísNome: Ricardo Pessoa
Admissão:
2000
Departamento: Reposição / After Market
Antes da Tecfil: "Sou economista de formação e venho do setor bancário."
Contribuição para a empresa: "Sendo responsavel pela divisão de after market da Tecfil, a nossa diretoria responde por cerca de 65% de todo o faturamento da empresa, dessa forma, podemos contribuir diretamente pelo crescimento da empresa, empregando uma gestão comercial pautada em agressividade nas vendas aliado a uma proposta de diferenciação de serviços e intensa presença no mercado."
Desafios transpassados: "Seguramente o maior desafio foi levar a nossa empresa, cujo capital social é de origem 100% nacional, a liderar o mercado de reposição de filtros automotivos, competindo com empresas multinacionais e de grande excelência de gestão."
Desafios futuros: "Saber enfrentar os desafios constantes e produzir soluções que atendam as expectativas dos nossos clientes, buscando consolidar a nossa posição de liderança de market share."
"Acreditamos fortemente no potencial do mercado em que atuamos e temos convicção que o mercado interno brasileiro caminha a passos largos para se tornar em uma potência economica, portanto é o momento de planejarmos crescimento e desenvolvimento para a nossa empresa."

Publicidade