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Perspectivas De Mercado: Balanço E Projeções

Saiba as perspectivas e planos das empresas para o mercado de filtros em 2013 e suas conquistas em 2012


Perspectivas De Mercado: Balanço E Projeções


Diante do atual quadro econômico mundial e brasileiro, o cenário para 2013 traz desafios a serem vencidos e oportunidades a serem aproveitadas. Esta é a percepção que as empresas nos mostram aqui ao avaliarem seu desempenho em 2012 e as perspectivas para o ano que está apenas começando. O importante é que o mercado de filtros tem chance sim de fazer um bom ano porque está utilizando novas tecnologias, atendendo novos segmentos de mercado e vem se preparando para acompanhar os lançamentos dos produtos para os quais fornecem equipamentos, como exemplo, o automotivo.
Perspectivas De Mercado: Balanço E ProjeçõesNa opinião do engenheiro Alex Peixoto de Alencar, gerente de Produto de Filtros Hidráulicos da Divisão Mobil da Hydac Tecnologia, alguns setores da indústria apresentam uma perspectiva de crescimento quase nula para 2013, enquanto em outros as projeções são muito otimistas. "Estes dados são corroborados por declarações de investimentos das empresas já instaladas no Brasil, daquelas que estão entrando em nosso país e das que pretendem entrar no Brasil em 2013", afirma o engenheiro. Ele explica que, no caso específico da aplicação de filtros hidráulicos, é uma tendência natural que o processo de modernização do parque industrial e da frota de maquinário equipado com sistemas hidráulicos exija níveis de filtração de alto desempenho para promover o perfeito funcionamento destes equipamentos. "Cada vez mais, os filtros de tecnologia mais atrasada tendem a perder participação no mercado OEM e de consumo para reposição", aponta.
O cenário mistura otimismo e incertezas, segundo Álvaro Simões, gerente de Marketing da 3M Purification, divisão da 3M que desenvolve sistemas de filtração. "Acompanhamos de perto as previsões de economistas e especialistas dos segmentos mais relevantes para nossa atuação. Estes setores nos mostram crescimentos modestos para 2013, mas todos serão fortemente impactados positivamente ou negativamente pelos fatos macro da economia brasileira e mundial", indica. Para ele, as dificuldades de 2012 devem permanecer ao longo do próximo ano e acredita em um ano de baixo crescimento, sobretudo, para o setor industrial. "O governo e a economia global terão papel fundamental para uma possível recuperação do IPI, seja com investimentos em infraestrutura, isenções fiscais e controle do câmbio, seja pela recomposição da economia na Zona do Euro ou volta ao crescimento relevante da economia na China."
Mesmo assim, a empresa demonstra confiança numa leve melhora da economia mundial para 2013, segundo ele, a passos lentos, puxada, sobretudo, pelos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e EUA. "Como tendência global, destaca o incremento dos custos de petróleo e demais commodities, uma vez que a economia global dê sinais de recuperação, mesmo que discretos", diz. No cenário local, destaca a influência do governo brasileiro em manter a taxa dólar acima dos R$ 2,10, tendo como meta o valor de R$ 2,30. "Por esta razão e aos fatos citados da economia global, a previsão é de um incremento de preços para recomposição da lucratividade das empresas", observa Simões.

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Analisando por outro ponto de vista, Luciano Ruedas, coordenador de Vendas da IBBL, diz que o mercado de filtros e, consequentemente, de purificadores de água deve crescer muito em 2013. "O aumento do poder de compra da classe C e a busca de uma melhor qualidade de vida por todas as classes sociais são fatores que impulsionam este negócio", explica. "Acredito que o mercado deva permanecer crescendo e acompanhando o número de veículos com a variedade de modelos que deverão integrá-lo", avalia Sérgio Gazarini, diretor comercial da Wega Motors, empresa argentina de autopeças com dez anos de atuação no Brasil, em relação ao mercado de filtros automotivos.


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Planos das empresas
Os planos da IBBL para 2013 estão focados no atendimento da classe C com a abertura de novos pontos de venda. "Pretendemos acompanhar o crescimento de 2012, porém, sempre visando à ampliação de novos mercados", projeta Ruedas. Na 3M, o crescimento sustentável faz parte de seu mote estratégico. "Nosso plano é continuar os esforços por meio de nosso corpo técnico, atendimento ao cliente, serviços diferenciados, novos produtos, investimentos em relacionamento e prospecção de novos clientes", revela o gerente de Marketing. Conforme Gazarini, fazem parte dos planos da Wega Motors para este ano que se inicia aumentar os estoques para subsidiar o crescimento, acompanhando os lançamentos dos novos modelos de veículos que serão lançados, como também completar a linha para veículos pesados. Segundo Carlos Augusto de Souza, diretor comercial da Hydac Tecnologia, a empresa pretende crescer 15% em 2013, tendo como foco os mercados Agrícola, de Energias Renováveis e de Óleo & Gás.


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Balanço

Para Simões, da 3M, apesar de um ano com muita oscilação e surpresas, sobretudo para o setor industrial, a 3M Purification, que desenvolve produtos para filtração de fluidos, ar e gases, atingiu seus objetivos para 2012. "Conseguimos alcança-los devido aos recentes lançamentos de novos produtos e tecnologias, além de nosso serviço em sistemas de filtração oferecido aos nossos clientes", afirma. Ele explica que, mesmo com as incertezas na economia local, muitas empresas mantêm seus investimentos em novas unidades fabris, um mercado que vem sendo Perspectivas De Mercado: Balanço E Projeçõesatendido pela 3M Purification. "Estamos preparados para auxiliá-las por meio do desenvolvimento completo de sistemas de filtração, não se restringindo apenas ao filtro. A 3M está apta ao entendimento da necessidade do processo, desenvolvimento completo do equipamento, fabricação e ‘start up’. Com uma equipe de profissionais especialistas no assunto, conseguimos otimizar o processo e manter a qualidade requerida, respeitando o custo objetivo do cliente", esclarece.
"Foi um ano de realizações. Mantemos nosso nível de crescimento dos anos anteriores e atingimos todos os objetivos e metas traçados", destaca o diretor comercial da Wega Motors. Segundo Ruedas, o balanço de 2012 para a IBBL foi muito positivo. "A empresa cresceu mais que o projetado e entrou na primavera com uma venda muito forte, cuja tendência é que se fortifique ainda mais com o verão. As altas temperaturas desta época do ano, somadas à época de festas de fim de ano e à busca pela qualidade de vida, são os grandes impulsionadores de nossas vendas", conta,entusiasmado. Já a Hydac Tecnologia ficou abaixo da meta estabelecida no início de 2012, mas,mesmo assim, conseguiu crescer, como relata o diretor comercial da empresa: "Foi um ano difícil, mas, como fizemos vários investimentos, conseguimos crescer 16%", afirma Souza.

Realizações
O engenheiro Alencar, da Hydac, aponta como principal lançamento em 2012 da Divisão de Filtros Hidráulicos da empresa a introdução de um meio filtrante especialmente desenvolvido para aplicações em sistemas hidráulicos e de lubrificação que utilizam óleos minerais de última geração. Segundo ele, no Brasil, o uso de óleos minerais de última geração diante dos chamados convencionais ainda não atingiu a mesma proporção de outros países. "Mas esta relação é crescente e, em breve, atingiremos um volume superior destes óleos de última geração", prevê. Conforme explica, atualmente na Europa, EUA e Ásia, em torno de 50% do volume produzido de óleos de base mineral já tem seu processo de refino alterado para atender à necessidade de melhor desempenho. "Esta melhoria no desempenho exige a utilização de meios filtrantes totalmente compatíveis com as características elétricas destes fluidos. A Hydac já disponibiliza para toda a linha de filtros este meio filtrante inovador e totalmente compatível com estes fluidos", diz o gerente de produto.


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Os maiores investimentos realizados pela IBBL em 2012 foram o aumento da capacidade produtiva com mudanças estruturais na fábrica e a inserção de novos processos de produção, conforme o coordenador de Vendas da empresa. Segundo ele, a aquisição de novos equipamentos para o laboratório e grandes investimentos em comunicação e marketing, inclusive com a entrada da IBBL nas redes sociais, também foram fatores que marcaram 2012. "De maneira geral, a empresa finalizou o ano com balanço positivo, garantindo o reconhecimento de sua marca mundialmente", relata, satisfeito, Ruedas. Em 2012, a Wega Motors concluiu os investimentos com a inauguração da nova sede administrativa em Itajaí (SC) e passou para uma nova etapa de crescimento com a iniciação de obras de mais um Centro de Distribuição. "Após o término deste CD, iremos prosseguir com o projeto de uma planta, para fabricação de filtros, que deverá ser começada no final de 2014", afirma Gazarini.
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