Publicidade

Lançamentos Na Linha De Pesados É O Foco Na 4ª Edição Da Automec

A quarta edição da Automec, um dos eventos mais importantes para o segmento automotivo, reuniu de 12 a 16 de abril no pavilhão do Anhembi em São Paulo, os principais representantes do setor de peças, equipamentos e serviços da América Latina


Lançamentos Na Linha De Pesados É O Foco Na 4ª Edição Da Automec


A quarta edição da Automec, um dos eventos mais importantes para o segmento automotivo, reuniu de 12 a 16 de abril no pavilhão do Anhembi em São Paulo, os principais representantes do setor de peças, equipamentos e serviços da América Latina.
O evento teve a participação de 619 marcas nacionais e internacionais expositoras e mais de 30 mil visitantes qualificados, com foco na linha pesada, serviços e componentes, com presença de empresas do segmento de filtros utilizados em carros e utilitários.
De acordo com os dados da assessoria da Automec, 25% do número total de veículos correspondem aos da linha pesada. Também foram divulgados dados inéditos do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (SINDIPEÇAS), quanto a evolução no número de veículos leves e pesados no Brasil em 2013, com a frota total chegando a 40 milhões – sendo 25% representados por caminhões, carretas, ônibus e veículos agrícolas, significando um crescimento de 5,7% comparado com o ano anterior. Dos veículos pesados, 44% têm mais de 20 anos de uso.
A necessidade de aprovação do Projeto de Renovação de Frotas de Caminhões no Brasil foi um dos assuntos levantados por Elias Mufarej, do SINDIPEÇAS: "Esse projeto trará benefícios sociais, ambientais e econômicos. As melhorias serão sentidas na qualidade do ar, na redução de acidentes e congestionamentos, aquecimento do mercado e fortalecimento da indústria de autopeças. Esperamos que o projeto seja aprovado até o segundo semestre", comentou Mufarej, informando ainda que o documento foi entregue ao Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Com a renovação da frota, segundo Francisco de La Torre (SINCOPEÇAS), haverá um impulso ainda maior do mercado de autopeças, que atualmente compreende mais de 40 mil pontos varejistas e mais de 90 mil pontos de reparação. "Isso representa 80% de participação na manutenção e reparação de veículos. São números que mostram a qualidade e o know-how adquirido por empresas brasileiras. Na Automec Pesados & Comerciais, também observamos que há uma preocupação em potencializar a geração de negócios do setor".

Foco na linha pesada
Fabricante de filtros das linhas pesada e semipesada, incluindo o segmento agrícola e maquinários, a Delkraft Filtros atua no mercado desde 1985. O portfólio da empresa abrange filtros de ar, lubrificante, hidráulico, cabine, combustível, desumidificadores e separadores de água, entre outros produtos.
Para o diretor comercial da Delkraft, Carlos Alberto Carvalhedo, a Automec é uma vitrine para grandes negócios: "A feira é voltada para quem trabalha com a linha pesada, tanto quem produz como para quem compra e utiliza esses produtos.
Passamos por mudanças administrativas há dois anos e a nova administração vem trabalhando para que toda essa mudança reflita no reposicionamento da marca no mercado nacional, como está acontecendo exatamente agora na Automec. Por isso, o evento é um divisor de águas dentro da companhia".


Lançamentos Na Linha De Pesados É O Foco Na 4ª Edição Da Automec

Outra empresa que também buscou utilizar a Automec para reforçar a estratégia de marketing foi a Original Filter. "Atuamos com filtros automotivos, agrícolas, industriais e fora-de-estrada, além de oferecer uma linha completa de filtros de reposição.  Nossa marca de filtros automotivos é relativamente nova, com apenas dois anos. É primeira exposição da empresa para o mercado de São Paulo numa feira como a Automec, que é a maior do setor, ideal para ampliar o reconhecimento da marca", pontuou o diretor da empresa, Gabriel Oliveira.
Presença constante na Automec, a Hengst Automotive fabrica módulos de gerenciamento de fluidos, sistemas de ventilação de bloco de motor, além de sistemas de filtração para óleo, combustível, ar e ar de cabine, sendo reconhecida pelos padrões de qualidade unificados aplicados a todas as áreas da empresa com processos certificados de acordo com ISO 9001, ISO/TS 16949 e ISO 14001, que resultam em produtos igualmente eficientes e de alto padrão de qualidade.
Segundo Marley Klock, coordenadora comercial, "o evento está como nos anos anteriores, focado nas linhas de veículos pesados. Para esta edição, estruturamos nossa estratégia de divulgação principalmente em palestras através de parceria com a revista ‘O Mecânico’, com disponibilidade de fazermos duas palestras por dia na Automec. O objetivo é trazer o mecânico, o aplicador e demonstrar nossos produtos e diferenciais de mercado".


Lançamentos Na Linha De Pesados É O Foco Na 4ª Edição Da Automec


Lançamentos e novidades
Para aproveitar a visibilidade do evento, a Delkraft apresentou na Automec uma linha de blindados unicamente para veículos pesados. "Com esse lançamento, temos inicialmente uma gama de produtos da curva A de mercado e devemos ter em um período bem curto, uma linha mais completa de filtros de lubrificantes e combustíveis. Na linha de ar, já possuímos uma linha bem ampla para marcas como Gol, Scania, Mercedes e similares".
A grande novidade da Hengst na Automec foi a divulgação da inauguração da fábrica de elementos filtrantes em fevereiro. "O objetivo é localizar os produtos que importávamos tanto para o mercado de OEM como para o aftermarketing. Entramos com o pé direito com ajuda da matriz na Alemanha, com investimentos que visam ganharmos cada vez mais espaço com nossos filtros genuínos", conta Marley Klock.
Presente em 20 países incluindo o Brasil, detentora da marca Wix e com quase 70 anos de experiência em sistemas de filtragem, a Affinia marcou presença na Automec expondo sua linha de produtos, além de trazer lançamentos para as marcas Spicer e Nakata, também pertencentes ao grupo.
A empresa ainda apresentou uma nova linha de catálogos de produtos. Segundo Sérgio Montagnoli, diretor de vendas e marketing da empresa, o conteúdo dos materiais está baseado nas principais dúvidas que os consultores detectaram em campo. "Informação técnica é essencial para garantir a qualidade do serviço e produtividade na oficina", complementa.


Lançamentos Na Linha De Pesados É O Foco Na 4ª Edição Da Automec


A Guarda Bem, organização nacional com foco em meio ambiente e sustentabilidade, divulgou na Automec dois tipos distintos de filtros, um para motogeradores e outro para o segmento automotivo de motores a diesel. E ainda, iluminação a LED pública, para faixa de pedestre ou para parada de ônibus, que faz uso de energia solar para o funcionamento.
Foi pensando nesse forte apelo ambiental que a empresa lançou na Automec o Ekofiltro, produto com eficiência comprovada pelo certificado Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento), voltado para motogeradores e veículos a diesel. Tecnologia 100% brasileira, o Ekofiltro contribui na redução da fumaça lançada pelos geradores a diesel, diminuindo os efeitos nocivos dos gases emitidos pelos motogeradores encontrados em condomínios, hospitais, escolas, faculdades, grandes centros empresariais, entre outros.
Segundo o desenvolvedor do Ekofiltro, Carlos Henrique Apezatto, "no segmento automotivo o produto tem como foco inicial os caminhões fabricados até 2010, que representam 60% da frota e são os veículos que mais apresentam problemas com emissão de poluentes". Dentre os benefícios, Apezatto destaca a redução de no mínimo, 50% de material particulado (poluentes) e 50% dos aldeídos (odor proveniente da fumaça).


Lançamentos Na Linha De Pesados É O Foco Na 4ª Edição Da Automec


Expectativas em alta
Segundo Aldenir Montesso, o sucesso da Poli Filtro se dá, principalmente, pela visão empreendedora perante as oportunidades. Com uma equipe de vendas formada por mais de trinta vendedores, doze representantes comerciais espalhados pelo Brasil e mais duas filiais, uma em Porto Alegre (RS) e outra em Cuiabá (MT), a empresa vem somando forças no mercado nacional, presença que traz ainda mais visibilidade comercial. "Por isso, nossas expectativa por resultados é positiva", diz Montesso.

 

Lançamentos Na Linha De Pesados É O Foco Na 4ª Edição Da Automec



Poli Filtro comemora 25 anos
Entre os destaques do evento, a Poli Filtro participou pelo quarto ano consecutivo da Automec e aproveitou a ocasião para comemorar os 25 anos de empresa com um stand maior, para marcar presença junto aos fornecedores, clientes e parceiros.
Especializada na comercialização de filtros automotivos com marcas próprias e multimarcas, a Poli Filtro pretende focar e ampliar a divulgação de uma marca própria da empresa, a Turbo. "Temos um portfólio cada vez mais completo para alavancar as vendas e uma receptividade maior no mercado. Contamos com estrutura própria de produção através da Notria, nossa fábrica que além de produzir os filtros da Poli Filtro, também fabrica peças multimarcas para outras empresas. Nosso foco atual é trabalhar na ampliação da marca, para fortalecer a presença da Poli Filtro no mercado nacional e sermos reconhecidos entre os principais distribuidores da linha de pesados", declarou o diretor da empresa, Aldenir Montesso.



Lançamentos Na Linha De Pesados É O Foco Na 4ª Edição Da Automec


Para Carlos Henrique Apezatto, o mercado também é promissor para o Ekofiltro: "Segundo nossas pesquisas, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com a maior quantidade de caminhões. Este é o mercado que nosso produto vai ser focado, depois iremos expandir", explica.
Carlos Alberto Carvalhedo, da Delkraft, comenta que houve crescimento significativo em 2013 e acredita na estabilização dos negócios, antecipando a participação da Delkraft na próxima edição da Automec, entre outras feiras regionais. "Apesar das dificuldades que enfrentamos com a alta do dólar, retração industrial, acreditamos que é exatamente nas diversidades que você tem que procurar se destacar. É por isso que estamos fazendo estes investimentos, porque com a vivência que temos, sabemos que o mercado de filtros automotivos sempre necessita de novas marcas e produtos. Acreditamos que ainda há muito espaço para trabalhar. Se analisarmos marcas que tem até 10 anos, elas estão crescendo. As montadoras e fornecedoras continuam no seu desempenho de estabilização. Com certeza, é um mercado que acolhe quem trabalha sério".


Contato das empresas:
Affinia:
www.affinia.com.br
Delkraft Filtros: www.delkraft.com.br
Guarda Bem: www.guarda-bem.com
Hengst: www.hengst.com.br
Original Filter: www.originalfilter.com.br
Poli Filtro: www.polifiltro.com.br

Publicidade