Publicidade

Europa Implementa Nova Estratégia De Gestão

Conselho de Administração assume e planeja ampliar atividades


Europa Implementa Nova Estratégia De GestãoHá 26 anos a marca líder em purificadores de água, o Europa estabeleceu um novo sistema de gestão em prosseguimento às operações do grupo após o falecimento de seu Diretor-Presidente, Dácio Múcio de Souza, no dia 7 de julho.
Conforme reunião entre os sócios, foi instituído o Conselho de Administração Europa, formado por Sueli Curti, esposa de Dácio e Presidente do Conselho; Antônio Carlos Camargo, Diretor Industrial; Carlos Quioshi Yasumura, Diretor Administrativo Financeiro, que assume também o cargo de Diretor Comercial; Manuella Curti de Souza e Nathalia Curti de Souza, que atuarão em aspectos consultivos.
Há cerca de dois meses em atividade, o Conselho de Administração avalia como positiva a iniciativa. "Os principais objetivos iniciais foram tranquilizar nossa rede de Distribuidores Autorizados e o mercado, mantendo a normalidade das operações", explica Carlos Quioshi Yasumura. "O processo de transição transcorreu sem complicações, graças à gestão profissionalizada da empresa e o objetivo comum de todos os envolvidos em dar continuidade ao legado de sucesso da marca Europa".
Pioneiro no mercado de purificadores de água, o
Europa sempre teve o arrojo comercial de Dácio como uma de suas marcas registradas, aliado às inovações tecnológicas que impulsionaram o setor através de Antônio Carlos Camargo no comando da área industrial, numa parceria bem sucedida iniciada em 1984, com a fundação da fábrica Brasfilter.
"Iremos continuar a trazer as principais novidades de mercado, seguindo o planejamento estabelecido anteriormente", diz Antônio Carlos Camargo. "Nos próximos meses, faremos o lançamento de um novo produto que irá redefinir o mercado de purificadores de água, como tem sido nossa característica desde o início da empresa. E continuar em frente e de cabeça erguida, impulsionando o crescimento da marca, é a maior homenagem que podemos prestar ao Dácio, que nunca se deixou abater por qualquer dificuldade e
tinha uma grande paixão pelo Europa".


Sueli Curti, Presidente do Conselho de Administração, esteve presente ao lado de Dácio absorvendo todos os ensinamentos sobre a organização e foi também, uma das responsáveis diretas pela administração de lojas Europa, tendo atuado inclusive, na condução de treinamentos para equipes de vendas, conhecimento importante em sua nova ocupação.
"Estamos finalizando a fase de atualização quanto às operações e iremos nos concentrar agora no desenvolvimento estratégico de uma nova era de crescimento para o Europa, valorizando a marca, colaboradores e a rede de distribuição, pilares importantes para o sucesso da nossa organização", diz Sueli Curti. "Como diz o hino Europa, nossa história sempre foi marcada por lutas e vitórias e foi assim que construímos uma marca sólida, com produtos reconhecidos no Brasil e no exterior em termos de qualidade e inovação de mercado. Vamos dar sequência a esse trabalho e inclusive, buscar a ampliação dos negócios". 
Saiba mais acessando: www.europa.com.br, ou pelo SAC Europa: Grande São Paulo – (11) 3017-8400, demais localidades – 0800-131413.

 


Europa Implementa Nova Estratégia De GestãoDácio Múcio de Souza faleceu no dia 7 de julho, aos 64 anos. Foi o precursor e era o principal empresário do setor de purificadores de água no Brasil, onde a marca Europa tornou-se sinônimo e referência do mercado. Mineiro, nasceu em 7 de fevereiro de 1946 na pequena cidade de Luz. Aos três anos de idade, sua família mudou para Bambuí, também em Minas Gerais. Com os pais donos de um pequeno armazém de "secos e molhados" que vendia legumes, verduras e carnes, Dácio desde os cinco anos vivia atrás do balcão. Aos nove anos de idade, anunciava e vendia carnes e legumes de porta em porta pelas ruas de Bambuí, equilibrando um tabuleiro na cabeça.
Criança "levada", saiu de casa aos 13 anos e foi para Belo Horizonte, onde com apenas 16 anos, trabalhou como gerente de hotel. Posteriormente, montou uma equipe para vendas de jóias. O negócio não deu certo e veio para São Paulo em 1970 praticamente sem dinheiro, e atendeu a um único anúncio de emprego para venda de livros na Divisão Volumes da Editora Abril. Começou no porta a porta e conquistou inúmeros prêmios e 72 troféus por desempenho, passando pelos cargos de Vendedor, Supervisor, Gerente, Vice-Diretor Executivo e Diretor Adjunto, sendo o recordista na história da Divisão Volumes, encerrada pela Abril em 1979.
Nesse mesmo ano, montou a sua própria distribuidora de livros denominada DM Associados, com seis sócios e escritórios em São Paulo, Campinas, Santos e Belo Horizonte. Logo depois de uma grande compra de livros, o negócio foi – literalmente - por água abaixo. Uma enchente do Rio Arrudas inundou o depósito em Belo Horizonte. Ficou sozinho na empresa, mas saldou as dívidas em dois anos. Trouxe um caminhão com os livros em melhor estado para a Casa André Luiz em São Paulo, mas os volumes não serviram nem para doação. Graças ao empenho de Dácio, a DM Associados tornou-se a primeira distribuidora dos purificadores Europa e completou 31 anos no dia 16 de agosto.


Em 1983, na busca de um novo produto para a DM Associados, conheceu o sócio Antônio Carlos
Camargo, e, ironicamente, encontrou na água o novo negócio. Fundaram a Brasfilter em 1984 num pequeno sobrado no bairro da Casa Verde (SP), e passaram a produzir e comercializar sob a marca Europa, um equipamento praticamente desconhecido – o purificador de água. Evolução tecnológica muito superior aos filtros de barro, que dominavam o mercado na época, o purificador realizava o tratamento físico, químico e microbiológico (eliminação de bactérias) da água. Por esse motivo, Dácio sempre lutou pela adoção do termo "purificador de água" ao invés de "filtro", conseguindo transformar a marca Europa em sinônimo do produto e referência no mercado. O nome Europa foi adotado por retratar um continente com tradição, solidez, que representa o conhecimento e com grande credibilidade – características desejadas para a marca.
De uma produção artesanal de 100 purificadores por mês em 1984, a produção cresceu de tal maneira que os empresários adquiriram em Guarulhos um ginásio de esportes, que foi modernizado e para onde a Brasfilter foi transferida em 1986. Mesmo nascido na chamada "década perdida", o Grupo
Europa superou os planos econômicos e nunca apresentou prejuízo em sua história.
Em 2009, a marca Europa ultrapassou mais de 5 milhões de produtos no Brasil e já exportados para 30 países, com mais de 790 pontos exclusivos de atendimento direto ao consumidor em todo território nacional, entre lojas, pontos de venda e escritórios, com força de vendas de mais de 3.000 pessoas. O Grupo Europa é formado por seis empresas, com duas fábricas em Guarulhos, prédio de 13 pavimentos na região da Paulista, agência de propaganda própria e outra empresa no Cambuci. A Brasfilter, em Guarulhos, é referência na América Latina e possui qualidade de fabricação certificada no padrão ISO 9001:2008. Os purificadores de água Europa receberam mais de 40 prêmios de mercado e todos são certificados com o selo Inmetro. Desde 1985, a marca Europa é presença constante em ações de mídia nas principais emissoras de TV, rádio e mídia impressa do país.


Em 1999, Dácio foi desenganado pelos médicos, com tumores no cérebro, cerebelo, ombro e pulmão. Passou por cirurgias e durante a fase de recuperação seguiu trabalhando ainda com mais afinco na empresa, o que foi fundamental para seu restabelecimento, tendo inclusive participado de uma convenção de vendas nesse período, surpreendendo a todos pela força de vontade. "A dedicação, a seriedade e o entusiasmo em tudo o que fazemos, são as razões do nosso sucesso no trabalho e na vida", era uma mensagem marcante de otimismo que fazia questão de transmitir a todos.
Por suas realizações em prol do setor, foi o único brasileiro indicado Diretor para a América Latina na Divisão Mundial da WQA – Water Quality Association. Era também fundador, vice-presidente e Diretor de Comunicação da Abrafipa – Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos Para Tratamento de Água, com importante papel no desenvolvimento do mercado e nos trabalhos de normatização dos produtos junto ao INMETRO e ABNT. Em 2004, foi finalista do prêmio
Empreendedor do Ano, da Ernst & Young.
Dácio tinha um estilo particular de gestão e tratava os colaboradores das empresas pelo nome, considerados por ele como parte da família. Empreendedor por excelência, Dácio Múcio de Souza teve como marcas registradas a obstinação e a perseverança em superar obstáculos para conquistar seus objetivos. Tinha paixão por vendas, sendo praticamente imbatível nessa arte, que considerava uma ciência. Seu exemplo de sucesso foi tema de matérias jornalísticas e seminários por todo o país e também no exterior. Como legado de seu espírito de realização, Dácio deixa a seguinte frase: "Ser empreendedor é algo que está no sangue. É conseguir olhar sempre em frente, acima das dificuldades, para atingir o êxito e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do país".

Publicidade