Publicidade

Editorial

Próximo ao fechamento dessa edição da Meio Filtrante, tivemos a divulgação pelo IBGE da PNSB - Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008, num raio-x de diversas características que podem ser utilizadas para mensurar o desenvolvimento do país.




Próximo ao fechamento dessa edição da Meio Filtrante, tivemos a divulgação pelo IBGE da PNSB - Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008, num raio-x de diversas características que podem ser utilizadas para mensurar o desenvolvimento do país.
Entre os muitos aspectos levantados pela PNSB, chama atenção o fato de que na questão de resíduos sólidos, os lixões são o destino final em mais da metade dos municípios - 50,8%. Em 1989, eles representavam o destino final de resíduos sólidos em 88,2% dos municípios, e em 2000 o percentual havia sido reduzido para 72,3%, o que mostra um progresso considerável para o número atual. Entretanto, se por um lado há mostras de progresso, o percentual elevado mostra que ainda há muito a ser feito nesse setor, que é um dos pontos abordados pela PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2 de agosto pelo Presidente Lula.
Resta agora acompanhar a regulamentação da lei e quais os impactos efetivos para os municípios, sociedade e para o meio ambiente, com a certeza de que a implementação efetiva ocorrerá na gestão do próximo presidente, conforme as eleições de outubro. Fica aqui a nossa torcida para que a PNRS resulte em ações efetivas e não apenas em questões de cunho eleitoral, lembrando que foram necessários 21 anos de tramitação no Congresso Nacional até a sanção da lei, por ser considerada um assunto bastante polêmico, o qual tratará também da correta destinação e reciclagem de filtros, principalmente no setor automotivo.
E por falar em resíduos perigosos, destacamos como matéria de capa as mangas filtrantes da Renner Têxtil para o tratamento de dioxinas e furanos, substâncias químicas mais tóxicas produzidas pelo homem. E mais: trazemos as novidades da Fenasan 2010; a chegada dos carros elétricos ao mercado nacional; a análise do comportamento de meios filtrantes durante 100 ciclos de filtração e limpeza; a tecnologia da Hy-Pro para filtragem de óleo diesel; o alerta da Abrafipa para fabricantes, acerca da certificação compulsória de filtros com o selo Inmetro em outubro; os destaques do que acontece no mercado, nas seções Filtrado e Mercado; em Negócios, a importância da venda de qualidade para a sustentabilidade das organizações; e em Filtros e Purificadores, o novo sistema de gestão no Europa e a homenagem a Dácio Múcio de Souza, que faleceu em julho e simbolizou o crescimento de todo o setor.

Boa leitura e bons negócios!


Editora


Editorial



Alexandre Borges; Alice Maria de Melo Ribeiro; Antonio José Monte; Atsushi Gomi; Caio Mello de Abreu; Carlos Augusto de Souza; Carlos Thomsem Junior; Cláudio Chaves; Denis Beber Frada; Eduardo Pacheco; Francisco Gomes Neto; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Hercules Guilardi; Helmut Zschieschang; Hermann Queiser; Jeffrey John Hanson; José Luis Tejon Megido; Julio Trujillo; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Aurélio Rangel; Nelson Roberto Cancellara; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Plínio Centoamores; Ricardo Saad; Tárcia Rita Davoglio; Tarcisio Costa; Valter Medina; Vinícius Stoco Patrício e Walter Luiz Polônio.


Antonio Carlos Camargo, Marco Antônio Simon (Grupo Europa); André Luis Moura, Valdir Montagnoli (DBD Filtros); Helmut Zschieschang, Kurt Josef Dannegger, Marlene Dorigon, Alex Peixoto (Hydac Tecnologia); Carlos Thomsem Jr. (Polytec); Willian S. Castro, Luiza Machado – WMF Solutions Ltda - (Hy-Pro); Moacyr J. Domingues, Dr. Hélio Cavicchio e diretoria (Abrafipa); Eng. Edison Ricco Júnior, Flávia Gil (Apexfil); Aldenir C. Montesso (Poli-Filtro); Edgard Luiz Cortez (Iteb); Me. Luciano Peske Ceron (Renner); Arno Rothbarth (RTH - Consultoria Técnica Ltda); Gilberto Albertini, Márcio Garcia, (Mann+Hummel); Sérgio Moreira Monteiro, Marco Cattaruzzi, Vânia Correia (Parker); João Eduardo Laudisio (Pall Corporation); Tárcia Rita Davoglio; Abrafiltros (Diretoria); David Siqueira de Andrade, Iva Lima de Souza (Supply Service); Marco Aurélio Rangel, Laércio P. Silva, Thiago S. Reinas (Cummins); Vanessa Moreira Osório, Débora Felizoni Torre, Monica Lopes Aguiar e Erica Tognetti (Departamento de Engenharia Química – Universidade de São Carlos); Marco Vezzani (Vomm Brasil); Sauro Armani (Mahle Filtroil); Marcos Ferreira (Cia da Criatividade); Juliana Araújo, Fabian Udo Beims, (Bosch Rexroth); Rubens Dias do Nascimento (Bekaert); Gabriel Le Pera (Filtros Saraiva).


Publicidade