Publicidade

10 Anos De Paixão E Informação

Revista e portal Meio Filtrante comemoram uma década como principal referência do mercado de filtros no país


O mês de abril de 2002 marcou a chegada ao mercado da Revista e portal Meio Filtrante, a realização de um sonho do empresário João Batista Moura que, mesmo sem vivência editorial anterior, montou uma equipe coesa e hoje comanda a maior publicação do setor no país e a terceira maior no mundo a abordar exclusivamente, o mercado de filtros. Profissional com grande experiência em marketing e vendas, Moura vislumbrou uma oportunidade e compensou a falta de conhecimento na edição de revistas com outras habilidades: perseverança e a vontade de fazer.
O que poucos sabem é que a ideia da revista voltada ao mercado de filtros surgiu muito tempo antes e data do início da década de 80, quando Moura foi contratado para a área comercial da Donaldson do Brasil para atuar no segmento de filtros automotivos pesados. Logo nos primeiros dias de trabalho, percebeu que enfrentaria grande dificuldade pela falta de informações técnicas e comerciais referentes ao mercado, de uma forma geral.
"As informações eram restritas a cada empresa em seu segmento e transferidas de pessoa para pessoa, sendo de domínio principalmente das multinacionais. O pouco que dispúnhamos era fruto dos contatos com fornecedores dos meios filtrantes", lembra Moura. "Para trabalhos mais aprofundados, 10 Anos De Paixão  E Informaçãoera preciso procurar literaturas técnicas publicadas por editoras na Europa e nos Estados Unidos". Foi diante desse cenário que idealizou uma revista que retratasse a realidade do mercado nacional, de cunho informativo e técnico, que foi ganhando forma até o projeto começar a sair do papel no ano 2000.
Nesse meio tempo, Moura passou a integrar e representar a Donaldson no grupo setorial das empresas de filtros automotivos do Sindipeças, do qual também faziam parte Hercules Guilardi, Alderige Silva e Thiago Rodrigues (Filtros Irlemp); Mario Milani, Oleg Szymansky e Cláudio Truffi (Filtros Fram); Werner Wüstner, Antônio Olivarez Sanches e Roberto Dente Motta (Filtros Mann); Araldo Carneiro (Filtros Inpeca); Arthur e Abílio Gurgel (Tecfil); Yanis Lavans e José Teles (Filtros Logan). Os trabalhos realizados evidenciavam a necessidade de informações para o mercado e mantiveram a ideia viva. 


No decorrer dos anos seguintes, Moura foi coletando aliados além do setor automotivo/industrial e buscando apoio para colocar a revista em prática – o que muitos diziam ser impossível. "O mercado era muito mais fechado do que hoje. Salvo raríssimas exceções, as empresas e profissionais do setor não conversavam entre si, as informações eram difíceis de serem obtidas, principalmente em relação a valores e estimativas".
Foi somente no ano 2000 – vinte anos após a ideia original – que a revista começou a tomar corpo. "Nessa fase foram aproximadamente dois anos de trabalho, que envolveu um estudo de mercado por meio de visitas e contatos telefônicos, até obter as condições para desenvolver o planejamento e as ações para lançar o primeiro exemplar".
Nessa época, a ideia da revista já era vista com bons olhos por alguns profissionais e empresários. "Eles perceberam a nossa disposição em fazer uma revista que trouxesse informações e suprisse essa necessidade cada vez maior do mercado. Entre eles, destaco como incentivadores João Luiz Buitron, ex-Merck Millipore; Paul Gaston Cleveland, ex-Cuno/3M Purification, atual Camfil Farr; André Magalhães, ex–diretor geral da MSA do Brasil; André Luis Moura, DBD Filtros; José Muradian Neto, ex-Merck Millipore, atual Pall do Brasil; Ricardo Saad, MRA Serviços Ambientais e Edgard Luiz Cortez, Iteb."

10 Anos De Paixão  E Informação

"Dez anos atrás um sonho se anunciava: criar uma revista que falasse de filtração. Para muitos um sonho impossível, pois não haveria assunto para encher revista com uma tecnologia tão simples! Sem perder o entusiasmo, o sonhador João Batista Moura criou não só a revista, mas também um portal. Mostrou aos céticos que o tema filtração é muito mais complexo e apaixonante, como atestam os dez anos de sucesso da Meio Filtrante. Que o sonho, hoje realidade, possa seguir por muitos anos, sempre trazendo o que há de melhor da tecnologia para informação dos profissionais que trabalham na área." João Luiz Buitron - ex-Merck Millipore.



10 Anos De Paixão  E Informação
Além de Moura, integravam a equipe inicial sua esposa, Rogéria Sene Cortez Moura, e os irmãos Anderson e Cleberson Vicente da Silva. A equipe reduzida teve que trabalhar duro para superar as dificuldades de lançar uma revista técnica segmentada, para um mercado que não tinha a cultura de compartilhar informações. Consultaram algumas editoras acerca do interesse na publicação, mas o resultado foi negativo. A saída foi criar a própria editora, inicialmente denominada L3 Publicidade e Propaganda, atual L3ppm – L Três Publicidade, Propaganda e Marketing Ltda.
Segundo Moura, "o nome Meio Filtrante foi escolhido pelo objetivo de unir e integrar pessoas e empresas ao nosso meio, e também por ser o meio filtrante a parte mais importante de um filtro, responsável pela separação de sólidos, líquidos e gases, partículas não desejáveis e pela qualidade do filtrado. Meio Filtrante nasceu para ser referência e a principal fonte de informações técnicas e comerciais do mercado, com o compromisso de disponibilizá-las de forma acessível, prática e simples, a todos os envolvidos com o mercado de filtros em geral".
Em conjunto com a revista, o projeto trazia uma inovação para a época: o lançamento simultâneo com um portal do mesmo nome, trazendo as notícias da edição impressa e atualidades do mercado. "A internet ainda ganhava força no Brasil e poucas empresas trabalhavam dessa forma. Mas nós queríamos inovar", lembra Anderson, responsável até hoje pelo portal no endereço www.meiofiltrante.com.br.  
E exatamente em 1º de abril de 2002 foram lançados a primeira edição e o portal Meio Filtrante. Com periodicidade trimestral e 32 páginas, trouxe como destaques Mario Milani, com a história da FRAM e dos filtros automotivos no Brasil; João Luiz Buitron e a trajetória da Millipore do Brasil; uma apresentação dos portais na internet de empresas do setor; calendário de feiras e eventos; e entre outras matérias, um artigo que já antecipava a necessidade de cuidados com o descarte de filtros e seus sistemas, assunto muito em voga na atualidade.
"Foi uma grande vitória. Nessa oportunidade, agradeço a todas as empresas que de uma forma ou de outra nos apoiaram, colaborando e participando da edição inaugural e do portal, com matérias e entrevistas. E em especial, aos nossos primeiros anunciantes, que confiaram em nossa proposta de fazer a revista e portal Meio Filtrante: Millipore, DBD Filtros, Filtrando, Cuno – 3M Purification, Beckins, Hayward, Tech Filter, Fluicom, Filtros Barra e MSA do Brasil", diz Moura.
Editora da revista, Rogéria lembra a repercussão: "O saldo foi positivo, mesmo com certa descrença de algumas empresas em relação à continuidade da publicação. O mercado necessitava de conteúdo de qualidade com informações técnicas e comerciais, porém sabíamos que ainda não estava preparado para absorver essa mudança de cultura em curto prazo", comenta. "De maneira geral, os empresários tinham um pé atrás. Eram temerosos e não queriam divulgar seus trabalhos ou opiniões com receio de um veículo sem a certeza de continuidade, e buscamos exatamente essa mudança de cultura, a conscientização de quem faz e atua nesse mercado: fabricantes, fornecedores, distribuidores, revendedores, representantes, clientes e acadêmicos, que fazem parte da nossa gama de leitores. Desde o início, o nosso compromisso sempre foi fazer uma revista com linguagem simples e prática, sem perder e comprometer a importância da informação técnica e comercial".
Em meio à alegria da primeira edição, a nota triste ficou pelo falecimento repentino de Cleberson, vítima de um ataque cardíaco fulminante e que foi homenageado nas páginas da segunda edição. "Foi uma perda inestimável para todos. Ele atuava na área comercial e mesmo diante das dificuldades, tinha sempre um sorriso no rosto e palavras de otimismo. Era um grande companheiro, que sempre fará parte da nossa história", diz Moura.    

10 Anos De Paixão  E Informação

 

10 Anos De Paixão  E Informação

"Entendo que a revista é um importante e imprescindível meio de comunicação, e não só isso, também meio de informação, através dos artigos técnicos de altíssima qualidade publicados por empresas conceituadas no ramo, por engenheiros ou entidades tecnológicas. O portal complementa a revista e amplia a possibilidade de comunicação com o mercado. Nestes 10 anos a importância foi crescendo e tornando a revista e o portal, eu diria, imprescindíveis para o mercado." Helmut Zschieschang - ex- diretor geral da Hydac.


 

10 Anos De Paixão  E Informação

"Nós da Brasfilter parabenizamos a equipe responsável pelo portal e revista Meio Filtrante, em especial seus diretores Rogéria Sene Cortez Moura e João Moura, por 10 anos de uma bem sucedida história marcada por muita dedicação, trabalho e vitórias – com destaque para a movimentação do setor no sentido de organização da Abrafiltros, iniciativa arrojada na integração e defesa dos interesses das empresas de filtros automotivos e industriais do país. Na atual Era do Conhecimento, o mercado brasileiro de filtros não poderia deixar de contar com essa importante fonte de informação, autêntica e pioneira referência no segmento de publicações técnicas, que ao longo da última década tem contribuído efetivamente para a formação e educação dos profissionais do setor, elevando assim o nível do mais importante dos capitais – o humano. Parabéns e feliz aniversário Meio Filtrante – que venham muitos outros mais!" Antônio Carlos Camargo – Diretor – Grupo Europa/Brasfilter.

 

De olho na notícia
Em 10 anos de existência, Meio Filtrante comunicou em primeira mão, fatos de grande importância para o mercado brasileiro, assim como as novas tecnologias empregadas no mercado de filtros:
- Descarte de filtros de óleo lubrificante (Edição nº01 Ano I - Abril / Maio de 2002);
- Aquisição da Fluid Brasil pela Mann (internet/portal);
- Aquisição da Dominick Hunter pela Parker (internet/portal);
- Aquisição da HDA pela Parker (Edição nº50 Ano IX- Maio/Junho de 2011);
- Abertura e inauguração da Donaldson no Brasil (Edição nº36 Ano VII - Janeiro/ Fevereiro de 2009);
- Abertura de escritório PALL no Brasil (Edição nº39 Ano VIII - Julho/Agosto de 2009);
- Aquisição da Engefiltros pela PALL (internet/portal);
- Pentair adquire Norit (internet/portal);
- Eaton adquire o Grupo Internormen (internet/portal);
- Nanofibras, o Meio Filtrante do futuro (Edição nº47 Ano IX Novembro/Dezembro de 2010);
- Aquisição da Millipore pelo grupo Merck (Edição nº45 Ano IX - Julho/Agosto de 2010);
- Os segredos na produção e filtração do Biodisel (Edição nº35 Ano VII - Novembro/ Dezembro de 2008);
- Eaton adquire Filtros Hayward (internet/portal).


A partir da terceira edição, Meio Filtrante registrou os primeiros acessos vindos do exterior, o que renovou o ânimo da equipe e trouxe a certeza de que estavam no caminho certo.
"Sabíamos que o crescimento seria lento, mas viria. Quando lançamos a revista e portal Meio
Filtrante, o mercado já experimentava um aumento constante, amparado também pelas leis ambientais, as exigências e necessidades apontadas pelas novas tecnologias das montadoras de veículos leves, pesados e motos, pressionadas a fabricar veículos menos poluentes. Nosso trabalho contribuiu para a abertura do mercado e o intercâmbio de informações, mas foi só a partir do terceiro ano que a revista passou a ter maior representatividade e aceitação no mercado".
No decorrer dos 10 anos de vida, Meio Filtrante segue como referência no Brasil, sendo acessada regularmente por leitores em mais de 40 países. Tem grande importância na divulgação das novidades do mercado (veja box) e no registro da história com a seção "História dos Filtros no Brasil", e também contribuiu para o estabelecimento da divisão do mercado nacional em quatro segmentos, sendo: filtros residenciais (filtros, purificadores e bebedouros); filtros automotivos (linha leve, linha pesada e motocicletas); filtros industriais; e filtros para tratamento de água e efluentes.
A revista é responsável pelo levantamento do valor do mercado nacional de filtros, atualmente estimado em 8 bilhões de dólares. Suas matérias são lidas não só nos meios comerciais e técnicos, mas também utilizadas com fonte de pesquisa e divulgação de trabalhos no meio acadêmico, além de citadas por outros veículos de mídia impressa, eletrônica e digital.
Atualmente, a equipe principal é formada por João Batista Moura, Rogéria Sene Cortez Moura,
Anderson Vicente da Silva, Laissa Cortez Moura, Loiana Cortez Moura e Paula Zampoli. Conta ainda com a colaboração do Conselho Editorial formado por profissionais de mercado, e equipe de suporte com jornalistas, fotógrafos e consultores.
Além da edição impressa, divulga também a versão digital da revista no portal Meio Filtrante.
"A revista digital permite o acesso na íntegra das matérias, em formato igual ao publicado nas edições impressas, aumentando assim o retorno efetivo de nossos anunciantes e ampliando as possibilidades de consulta através da internet", diz Anderson. "O portal vai além da revista, com atualização constante sobre o que acontece no Brasil e no exterior", ressalta.
A revista e o portal têm por característica manter uma pauta dinâmica e diversificada de matérias, ao contrário de publicações técnicas que estabelecem uma programação anual de pautas. "Assim, temos liberdade em abordar as notícias de maior destaque no momento da publicação da revista, em conformidade com o compromisso de levar sempre informações atualizadas aos nossos leitores", explica Rogéria.

 

10 Anos De Paixão  E Informação"Entendo como importantíssimo o papel da Revista Meio Filtrante para o nosso segmento, pois através desse veículo altamente comprometido com o desenvolvimento do setor, firmou-se um canal de comunicação com o mercado específico de filtros. Com prestígio e credibilidade elevados, esse canal promove um fórum especializado divulgando as novidades e os avanços obtidos no setor, sobretudo nas questões de tecnologia e engenharias avançadas. Considero o portal eletrônico uma ferramenta de comunicação abrangente, alinhando a Meio Filtrante com as novas tendências de mídias alternativas, o que mostra uma filosofia de trabalho apoiada em contínuas inovações. Parabéns a Meio Filtrante e sua equipe por nesses 10 anos mostrar através de suas mídias, a importância e relevância do nosso setor!" Ricardo Pessoa – diretor comercial - Tecfil.

 

"Durante muitos anos, nas décadas de 70 a 90 o único veículo de comunicação do setor de filtros era o Grupo Setorial dos Fabricantes de Filtros, do qual fui coordenador várias vezes, por indicação dos fabricantes.
Era um grupo de trabalho, cujo idealizador e o primeiro coordenador foi o Sr. João Reinholz, Presidente da IRLEMP – marca hoje da Parker - instituído pelo Sindipeças e que tinha por objetivo principal, a normatização dos produtos junto a ABNT. Funcionou também durante muitos anos como representante dos fabricantes de filtros junto ao CIP - Conselho Interministerial de Preços, realizando gestões para administração de controle dos preços instituído pelo Conselho, para atender as políticas de preço do Ministério da Fazenda. Atendia também os interesses do grupo junto aos órgãos de importação para a liberação de importações de papéis filtrantes, uma vez que ainda não tínhamos os fabricantes especializados instalados aqui no Brasil. Era uma época muito diferente e nós participamos desse momento histórico, contribuindo para consolidação da indústria automobilística no Brasil. Nesse período, realizamos algumas campanhas de divulgação da necessidade de utilização de filtros em diversos segmentos, uma vez que a tecnologia era incipiente e o conhecimento público da necessidade de filtração era quase zero.
Hoje contamos com um veículo de comunicação de suma importância para o setor de filtros em geral, que tem divulgado de forma sistemática, concisa e eficiente, os benefícios da utilização de meios específicos de filtragem, em todos os segmentos industriais.10 Anos De Paixão  E Informação
Parabéns a Revista Meio Filtrante pelos 10 anos de eficiente trabalho, com o reconhecimento e gratidão ao seu idealizador João Batista Moura, pela dedicação e perseverança. Moura durante muitos anos fez parte do Grupo Setorial de Filtros do Sindipeças, e muito contribuiu para que os objetivos do grupo fossem alcançados.
Hoje, fora do segmento de filtros, mas envolvido em diversos outros setores, posso através de Meio Filtrante, acompanhar o desenvolvimento do setor, no qual participei por mais de 30 anos, e fico feliz com o sucesso dessa revista especializada, informando sobre as inovações e modernidade do segmento. Parabéns a todos que trabalham em Meio Filtrante, que periodicamente nos brindam com matérias importantes, vocês fazem a diferença." Hercules Guilardi - Consultor.



Através da Meio Filtrante, Moura evidenciou a necessidade de maior união do mercado e buscou reunir empresários dos setores automotivo e industrial para a criação de uma entidade nos moldes da Abrafipa – Associação Brasileira da Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água, em atividade desde o ano 2000.
"Com o apoio de Marco Antônio Simon, na época Diretor de Comunicação da Abrafipa, nos aproximamos da associação onde fomos muito bem recebidos pelo presidente Moacyr Domingues e demais integrantes da Diretoria, que não mediram esforços para que pudéssemos criar a nossa associação e nos cederam o estatuto como base e até a sala para a primeira reunião", lembra Moura.
Dessa forma, em junho de 2006 nasceu a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais. "Além da Abrafipa, também agradecemos o apoio recebido pela ACISA - Associação Comercial e Industrial de Santo André, que através de Wilson Ambrosio e Zoilo Assis, disponibilizou suas instalações para as reuniões seguintes da Abrafiltros.
"O estabelecimento da Abrafiltros tem sido de fundamental importância para o mercado, que trabalha para cumprir as exigências das leis federais, estaduais e municipais de reciclagem, principalmente dos filtros automotivos", diz Moura, eleito pelos empresários do setor como presidente da Abrafiltros e atualmente no terceiro mandato. "Sem dúvida, a revista e o portal Meio Filtrante tiveram papel de grande importância para o surgimento da Abrafiltros", ressalta.

 

10 Anos De Paixão  E Informação

"Tive a oportunidade e a satisfação de participar, como colaborador, da Revista Meio Filtrante desde o seu nascimento, em 2002. Neste período de 10 anos, esse veículo contribuiu efetivamente para a divulgação das diversas tecnologias de filtração, preenchendo uma lacuna que se fazia sentir em nosso país.
O nível técnico e informativo dos artigos, das opiniões e das análises setoriais, desde então só evoluiu e permitiu uma visão muito clara do mercado. Meus cumprimentos aos editores e a toda equipe da revista. José Muradian - Technical Services Manager – Biopharm/Pall Life Sciences.

 

10 Anos De Paixão  E Informação



"A revista Meio Filtrante foi e continua sendo uma publicação inovadora para o mercado de filtros no Brasil, com repercussão inclusive em outros países. Trata-se de uma revista que aborda assuntos técnicos e de mercado com uma linguagem clara e atualizada - uma referência para o segmento." Vinicius Stoco Patricio - gerente de vendas e marketing - Parker.



Consolidada no mercado nacional e no exterior, a revista e o portal Meio Filtrante ainda têm muito a acrescentar ao mercado, na visão de Moura. "Hoje há uma grande discussão acerca do futuro da mídia impressa, que acreditamos poder diminuir em volume, mas que nunca irá acabar. Meio Filtrante alia as forças do impresso, online e do digital, estratégia que tem se mostrado vitoriosa. Buscamos sempre inovar e manter a atratividade das nossas pautas, e em termos de representatividade, conseguimos desenvolver um trabalho sério e focado, conquistando a confiança do mercado brasileiro e internacional. Trabalhamos muito para manter a publicação, o que só é possível graças ao apoio dos nossos colaboradores, anunciantes e leitores, aos quais agradecemos nesse aniversário tão especial".
Moura finaliza com uma reflexão: "No mundo moderno, a informação de qualidade tem cada vez mais valor. Temos paixão pelo que fazemos e nos manteremos fiéis ao compromisso de levar aos nossos leitores, matérias que retratem a evolução dos filtros no Brasil e no exterior, contribuindo para o crescimento das empresas e profissionais ligados ao nosso mercado". 

 

 10 Anos De Paixão  E Informação

"Parabéns Meio Filtrante!
É com enorme satisfação que felicito a revista "Meio Filtrante" e toda a sua equipe pelos 10 anos de existência.
Parabéns aos seus fundadores, João Batista Moura e Rogéria Sene Cortez Moura pela iniciativa e pelo sucesso. Que essa iniciativa seja coroada de êxito por muitos anos.
Muito obrigado pela maneira visionária e profissional com a qual dirigem a revista e pela oportunidade de fazer parte dela." Jeffrey J. Hanson - Representante internacional Meio Filtrante

Publicidade