Publicidade

Teknofil: Uma História De Sucesso

Empresa vive um momento de reestruturação gerencial


A expertise de um garoto de apenas 11 anos, que na década de 50 teve visão de um mercado em potencial, deu início a história de uma das mais importantes empresas do segmento de filtros na atualidade: a Teknofil.
O menino em questão era o empresário Eduardo Rocha da Costa Santos que, juntamente com seu filho, o engenheiro mecânico Marcello Duarte Santos, deu início à trajetória de sucesso dessa instituição.
A história da Teknofil se inicia nos anos 50, época em que Eduardo começou a trabalhar no Posto de Gasolina e Garagem Santa Izabel, de propriedade de seu pai, localizado no bairro de Bonsucesso, na cidade do Rio de Janeiro. Lá era feito o abastecimento, lavagem, lubrificação e guarda de automóveis, ônibus e caminhões de clientes particulares e de diversas empresas, algumas das quais de grande importância no cenário mundial como, por exemplo, a Petrobras.
Teknofil: Uma História De SucessoExatamente nessa época, começaram a surgir os primeiros filtros de óleo nos carros, principalmente nos americanos Cadillac, Lincon, Buick, Ford e Chevrolet. Com seu tino, já de empreendedor nato, Eduardo passou a buscar fornecedores desse novo componente presente nos motores à combustão interna. Foi quando descobriu a Indústria Brasileira de Filtros Irlemp e passou a comercializar e manter estoque local para atendimento desse nicho de mercado.
Muitos clientes do posto de gasolina também eram donos de empresas de construção, terraplenagem, pedreiras e, percebendo a importância do estoque local de filtros para seus carros, começaram a pedir também o produto para seus equipamentos industriais.
Com o passar dos anos e com o crescimento da indústria brasileira, o jovem empreendedor fundou, em 1969, a Costa Santos & Cia Ltda. O empreendimento era resultado da percepção do empresário de que existia uma demanda específica e em potencial que ainda não era atendida adequadamente. A experiência adquirida até então, trouxe ao jovem e esforçado empresário, as parcerias e o conhecimento técnico que hoje o tornam uma referência positiva para o mercado de filtros no Brasil. "A Teknofil conta com toda essa experiência e know how e tem muito orgulho de poder compartilhar esse conhecimento com seus clientes", comemora Eduardo Santos.


Em julho de 2000, no novo milênio, Eduardo e Marcello Santos fundaram a Teknofil. A nova empresa tinha como bagagem toda a experiência adquirida pelos empreendedores com a Costa Santos & Cia Ltda. Além disso, o empreendimento trazia os conhecimentos do engenheiro mecânico, como, por exemplo, a vivência no mercado de construção naval e no mercado da América do Sul com produtos para vedação industrial.
O novo empreendimento nasceu da necessidade de uma gestão mais moderna, que permitiu a ampliação de mercados e das linhas de produtos. Com essa mudança, os empreendedores tiveram a oportunidade de dar continuidade aos negócios da família, marcando uma etapa dessa trajetória de sucesso.
O foco da empresa, desde sua fundação, é a comercialização de filtros, elementos filtrantes e sistemas de filtragem, buscando sempre soluções para seus clientes. "Nos acompanham desde o início de nossa história, parceiros como Engemai, Cummins Filtration (Fleetguard) e Parker. Atualmente, agregamos importantes marcas como Donaldson, Mann Filter,  além de produtos que importamos diretamente e somos responsáveis pela distribuição em todo o Brasil. Somos o que o mercado costuma chamar de ‘filtreiro’", afirma Eduardo Santos.
Hoje a empresa atende clientes localizados em vários estados do Brasil. Em termos geográficos é forte no estado do Rio de Janeiro, e tem seus grandes clientes em empresas que atuam no mercado de petróleo e offshore. A Petrobrás, por exemplo, é um de seus principais clientes.Teknofil: Uma História De Sucesso
O empreendedor conta, com orgulho, que a Teknofil seguiu um caminho certeiro. "Desde a fundação da empresa no ano de 2000, o principal segmento da economia que movimenta o Estado do Rio de Janeiro é a indústria petroleira. Tendo uma visão estratégica de crescimento com solidez, focamos esse mercado que tem características peculiares, requer seriedade, responsabilidade e capacidade técnica para seu atendimento", declara Eduardo Santos.
Após a sucessão da Costa Santos & Cia Ltda., a Teknofil absorveu toda a equipe de sua antecessora. Os fundadores da empresa não escondem o valor dos profissionais que fazem parte de sua história e atribuem a eles grande parte de seu sucesso. "Um dos fatores aos quais temos certeza que sustenta o processo de crescimento e expansão da Teknofil é o reconhecimento do valor das pessoas e seu potencial realizador. Acreditamos nas pessoas! Investimos sistematicamente e de forma planejada na qualificação e capacitação de nossos profissionais, tanto no aspecto técnico, relativo ao conhecimento e aplicação de produtos, como também no atendimento e satisfação do cliente e na relação entre as equipes de trabalho", enfatiza Marcello.
A empresa conta hoje com 16 colaboradores. "Na matriz, localizada na cidade do Rio de Janeiro, nossa equipe é formada por 10 pessoas, e na filial em Macaé, contamos com seis colaboradores", conta Marcello.


Atualmente, a Teknofil vive um momento importante, marcado por uma reestruturação gerencial e por conquistas importantes.
A empresa recebeu em 2011 o certificado ISO 9001 de seu Sistema de Gestão (SGQ), coroando um processo de qualificação e profissionalização da metodologia administrativa e de gerenciamento da empresa. "A conquista do certificado ISO 9001 representa uma etapa fundamental para a abertura de novos negócios, o atendimento de clientes estratégicos e o fortalecimento de novas parcerias de mercado", afirma Marcello.
De um modo geral, os empresários avaliam o ano que se encerrou de forma positiva. As metas e expectativas da Teknofil foram atingidas e a empresa conquistou um crescimento de 18% em seu faturamento. A crise econômica mundial e, consequentemente, as alterações cambiais, não representaram grandes problemas para a instituição. "Como todos, estamos suscetíveis às variações cambiais, mas como a maioria de nossos fornecedores são empresas estabelecidas no Brasil com políticas de comercialização definidas, as variações cambiais ocorridas em 2011 não chegaram a alterar nossa estratégia", avalia Marcello.
A empresa seguiu o planejamento estratégico previsto, investindo na estrutura da instituição e no relacionamento com os clientes. "Em 2011, foram diversos os investimentos executados: participamos de mais uma edição da feira Brasil OffShore, em Macaé, com um stand na qual pudemos mostrar aos nossos clientes todas as soluções que dispomos para o seguimento de filtragem. Foi uma feira muito boa e que vem crescendo a cada edição. Ampliamos a filial de Macaé, melhorando a estrutura administrativa e nossa capacidade de estoque. Como fazemos todos os anos, investimos no aprimoramento de nossos colaboradores e iniciamos um processo de reestruturação administrativa com o objetivo de nos preparar para um crescimento de mercado como já vem ocorrendo", conta Marcello.


O ano de 2012 começou com novidades positivas. A Teknofil deu início ao processo de fusão com a empresa Fluicom, de São Paulo. A consolidação das duas marcas é um importante passo para a Teknofil, que se despede do modelo de gestão familiar, o que fortalece a capacidade administrativa da instituição. "Essa união aporta expertise e fortalecimento de nossa capacidade gerencial, por meio da presença do engenheiro José Eduardo Bonici, que assume a Diretoria Comercial, e do engenheiro Sérgio da Cruz, na Diretoria Administrativa, criando uma nova estrutura gerencial dentro de nossa empresa, melhorando a velocidade de resposta às necessidades de nossos clientes", analisa Marcello.
Teknofil: Uma História De SucessoA partir desse importante passo, a Teknofil prevê a expansão de seus negócios, acompanhando o crescimento do mercado offshore. "Em nosso plano estratégico, esperamos crescer na mesma proporção de expansão do mercado offshore no Brasil. Esperamos estar presentes, nos próximos cinco anos, nos principais mercados brasileiros. Nosso objetivo é fortalecer nossa presença nesse mercado e também ampliar nossa participação no mercado industrial e automotivo. Nosso foco está na capacitação de nossos colaboradores, fortalecimento de nossa capacidade gerencial e solidificação de parcerias. Planejamos também a abertura de novas filiais em mercados importantes, dentro de nossa visão estratégica", revela Sergio Cruz.
Para 2012, a empresa espera um crescimento aproximado ao obtido no decorrer de 2011. Apesar de trabalhar com um percentual próximo ao do ano anterior, a Teknofil se prepara para um crescimento significativo de seus negócios por conta dos grandes eventos que irão ocorrer no Brasil como as Olimpíadas e a Copa do Mundo. "A realização desses grandes eventos no Brasil, particularmente no Rio de Janeiro, demandarão grandes investimentos em infraestrutura de transportes e obras civis urbanas que por sua vez proporcionarão aquecimento no mercado de construção, máquinas e equipamentos que são setores diretamente ligados ao nosso negócio. Em 2011 já registramos um crescimento significativo nesse mercado e prevemos a manutenção desse ritmo nos próximos anos", comenta Eduardo Bonici.
Publicidade