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O que acontece no mercado de filtros



Depois de bater recorde de produção no Brasil em 2011, elevando em 7% a produção em comparação com o ano anterior, a líder global do setor projeta melhorar ainda mais seu desempenho no mercado nacional.
A micronAir projeta bater novo recorde em 2012 e aumentar a produção no Brasil, onde esta divisão de negócios da Freudenberg Filtration Technologies, líder mundial em filtros de ar de cabine e de ar-condicionado de veículos, fabrica seus produtos na planta industrial da Freudenberg Não Tecidos, em Jacareí (SP). Embora a empresa não divulgue valores absolutos de quanto projeta crescer, a micronAir espera aumentar o volume produzido no ano passado, que já havia registrado recorde, com alta de 7% sobre a quantidade fabricada no ano anterior.
O gerente de mercado da micronAir, Carlos Matos, atribui o aumento da produção à elevação da demanda dos próprios consumidores que estão mais conscientes a respeito da importância do produto para filtrar a entrada de micro-organismos no interior dos veículos. "Os brasileiros estão mais informados sobre o papel dos filtros de ar condicionado para bloquear a entrada de micro-organismos prejudiciais à saúde nos veículos, gerando maior proteção para os condutores e passageiros", conta Matos. Segundo ele, estes resultados consolidam ainda mais a presença da marca, que está presente em mais de 90% dos veículos montados na América Latina que possuem filtros de cabine. "A micronAir conta com a preferência das montadoras por atender as mais rígidas exigências da indústria automotiva", ressalta.
Entre as opções da micronAir, Matos destaca o crescimento dos filtros de carvão ativado que, além dos micro-organismos, filtram gases e odores. Em 2011, em comparação com o ano anterior, este produto teve um aumento de 12% no volume destinado às concessionárias e de 58% no aftermarket, ou o mercado independente de reposição. "Esta elevação demonstra que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com as questões ligadas à saúde e ao conforto, pois este produto diminui a entrada de monóxido de carbono no interior do veículo e reduz o cheiro da fumaça de caminhão e da poluição", comenta.


Os filtros de carvão ativado tiveram uma aceitação muito forte pelas montadoras de veículos pesados (ônibus e caminhões) em função dos seus benefícios aos usuários. No caso dos ônibus, os frotistas têm exigido dos fabricantes que os veículos sejam equipados com um sistema de purificação de ar compatível com o número de usuários e rotatividade dos veículos. "O atendimento a esta exigência requer adoção de alta tecnologia e, por isso, o uso dos filtros de carvão ativado é a melhor opção. Ainda não temos valores absolutos para este mercado, mas o crescimento tem se mantido sólido ano a ano", comenta Matos.


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O grupo Dow anunciou recentemente o desenvolvimento da nova linha de fabricação dos produtos DOW™ FILMTEC™ na China. A empresa já se tornou o único fornecedor a oferecer um portfólio completo de tecnologias de tratamento de água fabricado na China, com suas unidades fabris e serviços como: fabricação de ultrafiltração já existente em Huzhou, a instalação de resina de troca em Qingpu, o centro mundial de pesquisa em Xangai.
Segundo Peter Sykes, Presidente da Dow Greater China, os investimentos estão diretamente alinhados com o crescimento e a estratégia de maximização de negócios, "a economia chinesa é construída sobre uma base sólida e estamos muito confiantes em nossa capacidade de contribuição e expansão no mercado chinês, atualmente a China vem contrubuindo significativamente no crescimento da Dow mundialmente", complementa.
A instalação iria entregar ao mercado chines tecnologias de ponta para dessalinização de água, reúso de águas residuais, água industrial potável e não potável, além de servir como um ponto de abastecimento para a demanda global, aumentando a oferta de produtos Dow em todo o mundo.
"A China continua sendo o maior mercado consumidor de osmose reversa do mundo", comenta Dr. Wang Xiaolan, diretor comercial da Dow Water & Process Solutions para Asia-Pacifico "Agora com a produção dos produtos DOW™ FILMTEC™ elementos de osmose reversa na China, a Dow está dando continuidade em seu plano de expansão de produção e investimentos em tecnologias para atender aos constantes desafios de abastecimento de água limpa necessárias pelos nossos clientes e consumidores chineses", complementa.


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FiltradoJosef Parzhuber foi apontado para assumir a posição de vice-presidente e CEO da unidade de filtração da Asia-Pacifico da MANN+HUMMEL. Parzhuber está na empresa desde 2011 e atualmente é vice-presidente da área de tratamento de água, trouxe em sua bagagem profissional mais de 20 anos de experiência na industria automotiva, sendo que 7 anos esteve presente em negócios na China, incluindo Beijing, Shangai e Hong Kong.
"Eu testemunhei o enorme desenvolvimento da indústria automotiva na China nos últimos 20 anos desde a minha primeira visita à China. É o trabalho duro, a visão empreendedora e a dedicação do povo chinês, que fizeram deste país o local de maior fabricação de automóveis no mundo. MANN + HUMMEL vem participando e contribuindo para este desenvolvimento, fornecendo tecnologia de ponta na filtração automotiva", explica Parzhuber. "Estamos muito orgulhosos de sermos reconhecidos como um fornecedor de alta qualidade para peças e serviço perfeito."
Parzhuber assume o lugar de Patrick Cudmore, que passará a comandar a área de tratamento de água do grupo.


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A Alstom colocou em operação recentemente o primeiro dos três precipitadores eletrostáticos da central termoelétrica a óleo combustível "José Aceves Pozos", em Mazatlán, no México, gerando uma melhoria significativa na qualidade do ar e capturando mais de 90% das partículas contaminantes que eram emitidas na atmosfera. Com esse projeto, a Alstom se posiciona como líder tecnológica no mercado mexicano de sistemas de controle de emissões de contaminantes.
Os precipitadores eletrostáticos filtram consideravelmente os gases gerados durante a combustão das caldeiras, minimizando as emissões até torná-las imperceptíveis, obtendo um índice de captura de partículas de mais de 90%. Isso permite que essa central termoelétrica a óleo combustível da Comissão Federal de Eletricidade, com capacidade de 616 MW, cumpra as especificações ambientais conforme a nova norma NOM-085-SEMARNAT-2011.
O uso dessa nova tecnologia limpa beneficiará o meio ambiente e a saúde pública, já que a qualidade do ar da região melhorará muito com a captura das partículas dos gases da combustão.
"Para a Alstom, este é um passo crucial em direção à geração de energia sustentável e eficiente. Esse é o nosso primeiro sistema de controle de emissões contaminantes no país, e surte um impacto positivo e significativo sobre nosso cliente e a população da área", afirma Cintia Angulo, presidente e diretora geral da Alstom no México.


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Disponível inicialmente para versões 2.8 e 3.8 do motor Cummins ISF, o filtro, denominado Fleetguard User Friendly (Filtro Amigável), projetado e desenvolvido pela Cummins Filtration, utiliza materiais de polímeros avançados, ou seja, plástico de alta resistência e durabilidade que, após o uso, pode ser totalmente reciclado e atendem às normas de emissões Proconve P7 e Euro-5.
De acordo com Marcos Azambuja, engenheiro de pós vendas da Cummins Filtration, o Fleetguard User Friendly, além de trazer conceito ambiental é extremamente vantajoso para o bom funcionamento do veículo e manutenção.
Mais leve (metade do peso quando comparado ao filtro metálico), o User Friendly traz design robusto resistente a impactos e com superfície aderente (texturizada), que proporciona maior firmeza na fixação do produto, facilitando a instalação do mesmo. "Ao desenvolver o filtro, Cummins Filtration projetou e patenteou um soquete que funciona em uma só direção e evita o aperto excessivo da peça. O resultado é um desempenho superior, de fácil manuseio e também a prova de derramamento", diz Azambuja.
Vale acrescentar que o elemento filtrante do User Friendly conta com a tecnologia já também patenteada pela empresa denominada Stratapore™. Presente na grande maioria dos filtros da marca, o Stratapore™ traz um número ideal de camadas para o nível desejado de remoção de partículas, oferecendo mais resistência e durabilidade, menor comprometimento da eficiência e vida útil, devido ao projeto multicamadas e tolerância a contaminantes orgânicos. Com esta nova tecnologia, o cliente ganha no aumento de intervalos de troca e no menor custo do "refil".
Ao trazer os novos produtos para o mercado brasileiro, a Cummins Filtration fortalece sua estratégia de inovação quando o assunto é tecnologia. "Nosso objetivo é superar sempre as expectativas de nossos clientes e parceiros, atendendo às especificações dos motores, incorporando tecnologia que aumenta durabilidade, gera economia e ainda entregar um produto menos danoso ao meio ambiente", completa Azambuja.


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