Publicidade

Filtrado - O que acontece no mercado de filtros

O que acontece no mercado de filtros


Abrafiltros amplia atividades e fortalece parcerias em 2023
Entre as diversas iniciativas, a associação ampliou benefícios, promoveu capacitação profissional, além de concretizar parcerias e ações estratégicas que trouxeram mais visibilidade ao setor, como a realização do 2° Seminário Brasileiro de Filtros.
A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, desenvolve há 17 anos, diversas iniciativas em prol do setor de filtração. “Em 2023, avançamos em diversas frentes com o objetivo não só de oferecer novas oportunidades de negócios e benefícios para os associados, mas também para ampliar ainda mais a visibilidade da Abrafiltros”, afirma João Moura, presidente executivo da Abrafiltros, ressaltando que a associação tem como foco adotar iniciativas que visam desenvolver ainda mais o setor, bem como buscando os interesses comuns de seus associados.
Uma das iniciativas de sucesso, realizada em novembro de 2023, foi o 2° Seminário Brasileiro de Filtros. “O evento é muito importante para debater as tendências e perspectivas do mercado de filtros industriais, residenciais, para estações para tratamento de água, efluentes & reúso e automotivos, além de promover estudos e conhecimento tecnológico”, comenta. Moura destaca ainda que, na segunda edição, foi incluído o Momento Acadêmico, que trouxe em cada um dos eixos, uma apresentação teórica e prática das vivências e pesquisas acadêmicas atualmente realizadas para o setor. O evento, que contou com 12 palestrantes, divididos em mais de 8 palestras, 4 momentos acadêmicos em mais de 7 horas de conteúdo, teve mais de 280 inscrições, mais de 150 instituições participantes, apoio de mais de 30 organizações e média de 60 participantes por palestra. Números ainda mais expressivos do que os obtidos na primeira edição.
Outra novidade em 2023 foi a criação do programa “Conversa com o Associado”, um videocast lançado em agosto, que permite mais proximidade e interação com os associados. “Os programas, todos gravados, dão a chance para que os associados apresentem suas empresas, falem sobre história, produtos, serviços, perspectivas para o futuro, entre outros assuntos”, conta Adriano Bonazio, gerente de comunicação e marketing da Abrafiltros.

Filtrado - O que acontece no mercado de filtros

Em 2023, também foram promovidas algumas mudanças no Abra Talks, programa, criado em 2020, em função da pandemia, que contava com três palestras de 30 minutos cada, divididas nas áreas automotiva, industrial e ETA/ETE e Reúso, e ao final de 2022 já somava 21 edições. No ano passado, passou a ter novo formato em videocast, permitindo não só melhor adaptação aos meios digitais, mas também continuar a missão de promover o debate de novos temas que ao longo do ano contribuíram para o desenvolvimento do setor. De março a novembro de 2023, foram exibidos 15 episódios de videocast, com entrevistas mensais com associados, profissionais e especialistas de mercado, que juntos debateram e apresentaram temas relevantes ao nosso setor. Em números, ao todo foram 18 entrevistados, mais de 6 mil visualizações, mais de 300 horas de conteúdo e aproximadamente 15 mil impressões alcançadas.
O projeto Benefícios, que atua continuamente na busca de parcerias, apoios e descontos para associados, cursos, capacitação ou oportunidades, foi ampliado e sete convênios foram firmados ao longo do ano, são eles: PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade São Judas, Universidade Anhembi Morumbi, BSP School, CVC Viagens, FDC – Fundação Dom Cabral e Splendys – Assessoria em Finanças. Em 2022, foram firmados 11 convênios – Universidade Mackenzie, Instituo Mauá de Tecnologia, FIA – Fundação Instituto de Administração, ASPR – Gestão Empresarial Integrada Instituto Agente Educa, Sebrae, Wizard, Transformação Consultoria, EcoClass – Cursos e Treinamentos, USP – Universidade de São Paulo e CIEE – Centro de Aprendizado Empresa-Escola, totalizando 18 convênios. Com entidades de classe, foram mais 4 convênios nos dois anos: Sobratema, Sindipeças, Abrafipa e SAE Brasil.
A associação também focou em capacitação, oferecendo 109 cursos em 2023, oriundos de parcerias com Sindipeças e SAE Brasil, além dos conteúdos oferecidos durante o 2° Seminário Brasileiro de Filtros, bem como os cursos próprios da Abrafiltros e também os oferecidos em parceria com a EcoClass
A busca da Abrafiltros por novas parcerias, possibilitou ao longo do ano a aproximação a diversos setores, fortalecendo assim suas iniciativas e proporcionando aos associados a chance de conhecerem novas oportunidades de negócio. Foram firmadas 22 parcerias institucionais, com apoio, participação e divulgação de eventos.
Com o objetivo de estabelecer as diretrizes para o tratamento de dados pessoais, a Abrafiltros está adequada a LGPD – Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais e para desenvolver ainda mais a cultura organizacional responsável com ética e cumprindo a legislação implantou seu Programa de Compliance. “A Abrafiltros criou indicadores que são avaliados trimestralmente por um comitê interno de Compliance, promovendo, assim, não só a manutenção e atingimentos das regras pré-estabelecidas, mas também a melhoria contínua de nossos procedimentos”, comenta Bonazio.
Criado em 2012, o programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa do óleo lubrificante automotivo, que, atualmente, está implantado em São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, já reciclou 37.185.502 filtros até dezembro de 2023. “O programa Descarte Consciente Abrafiltros será ampliado cada vez mais nos próximos anos já que a legislação e fiscalização no setor avançam. O volume de adesões ao programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo foi 50% maior em relação ao total de participantes de 2022, passando de 24 para 36 empresas”, comenta Marco Antonio Simon, gestor do programa, ressaltando que também o número de Estados participantes vai evoluir.
Para 2024, a associação seguirá fortalecendo as parcerias institucionais e por consequência, oferecendo cada vez mais benefícios aos associados. Os programas de videocast começam em fevereiro com suas temporadas, com novos temas e novos convidados. “Lançaremos ainda no primeiro trimestre o novo site da Abrafiltros, muito mais moderno, dinâmico e funcional. O destaque dessa mudança ficará por conta de uma área exclusiva para os cursos da Abrafiltros, que em 2024 serão ampliados”, ressalta. Também na busca pelo fortalecimento das conexões será criada uma área interna de relacionamento, que será responsável pela consolidação de novas parcerias, sobretudo no desafio do mapeamento nacional das empresas brasileira de filtros.
De 12 a 14 de novembro, a Abrafiltros estará presente em mais uma edição da Filtech – maior feira de filtração e separação industrial do mundo – que acontece em Colônia na Alemanha. “A Abrafiltros volta a participar da feira, depois de 04 anos por conta da pandemia. Estaremos no Hall 07 Stand L31, ao lado da Revista e Portal Meio Filtrante – imprensa oficial do Brasil no evento”, afirma Bonazio.
Interessados em tornar a empresa, uma associada Abrafiltros, podem solicitar mais informações pelo e-mail comunicacao@abrafiltros.org.br.
Acesse o site e saiba mais: www.abrafiltros.org.br
Fonte: Verso Assessoria de Imprensa

Publicidade