Publicidade

Editorial

Independência ambiental


Independência ambiental
Em 7 de setembro celebramos 201 anos da Independência do Brasil, proclamada por D. Pedro I em 1822. É interessante notar que esse ato teve impacto não só sociais como econômicos - o Brasil teve que pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para Portugal reconhecer sua soberania, valor que foi pago como ajuda pela Inglaterra ao quitar uma dívida equivalente dos portugueses – mas também ambientais.
A independência ao longo dos anos levou à necessidade de desenvolvimento mais acelerado do Brasil e, consequentemente, na maior exploração dos recursos naturais pela expansão das atividades urbanas e industriais. Em longo prazo, esses fatores contribuíram para aumentar a poluição do ar nas cidades brasileiras, afetando a saúde e a qualidade de vida da população.
Para enfrentar o problema, o Brasil criou leis e instituições para regular e monitorar a qualidade do ar no território nacional, com padrões que foram estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) em 1990, e pelos estados em diferentes épocas. Em 2019, o Ministério do Meio Ambiente lançou o Programa Nacional Ar Puro, com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental nas cidades brasileiras, e ainda há muitos desafios para garantir um ar puro e saudável para todos.
É nesse cenário que os filtros de maneira geral, têm um papel considerável na salvaguarda da saúde e da questão ambiental, tão em voga nos dias atuais e que exige o comprometimento de todos para que não só o Brasil, mas o mundo, venham a alcançar com sustentabilidade uma verdadeira independência ambiental, com cada um fazendo sua parte pelo bem maior.
Na matéria de capa, trazemos matéria especial sobre os desafios da filtração pela contaminação agressiva das pedreiras; e ainda: Filtros de ar comprimido na pintura industrial; Motores de veículos e partículas suspensas exigem filtros do ar up-to-date; Filtros e bebedouros para pets; Tecidos sustentáveis são uma realidade em diversos setores e muito mais.

Boa leitura e até a próxima edição!

Rogéria Sene Cortese Moura
Editora

 


 

Conselho Editorial: 
Adriano de Paula Bonazio; Alex Alencar; Alice Maria de Melo Ribeiro; André Luis Moura; Cláudio Chaves; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Helmut Zschieschang; Jeffrey John Hanson; João Moura; José Luis Tejon Megido; Laíssa Cortez Moura; Leonardo Zanata; Lucas Cortese Moura; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Antônio Simon; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Robert Scarlett; Rogério Jardini; Valdir Montagnoli; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.
 

Colaboraram nesta edição:
Adriano de Paula Bonazio e Marco Antônio Simon (Abrafiltros); Lucas Cortese Moura (Iteb); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi Filtration); Priscila Silva, José Augusto da Silva Moraes, Celso Stupiglia, Cesar Souza, Hairton Oliveira e Márcio Cirino (Parker); David Siqueira de Andrade, Gabriela Oppermann e Filipe Andrade (Supply Service); (Fenasan); José Amaro e Eduardo Azevedo (Newtec); Jan Ariel Lima da Silva e Ricardo Ribeiro Araújo (Tecfil); Prof. Luís Carlos Simei; Gabriel Souza (Hydac); Rogerio Ueno (Sefar); Antônio Marcos Vansan; Oliver Kiles (Veolia Water); Marcel Mano (Fluid Brasil); Rafael Delaqua Rodrigues (UFI Filters); (ABINT); (Abit); Bruna Freire (Pelican Têxtil); Raquel Marchi (From Colors); Leandro Toledano (Biomovement); (Agência FAPESP) e Cristiane Regina Rubim.

 


 

Publicidade