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Renovar frota é solução para maior manutenção dos ônibus, inclusive, filtros

Para a frota de ônibus funcionar bem, é importante fazer sua manutenção em dia. Indo além, é preciso montar um cronograma de manutenções programadas para a frota, assim a empresa não corre riscos


Renovar frota é solução para maior manutenção dos ônibus, inclusive, filtros

Para a frota de ônibus funcionar bem, é importante fazer sua manutenção em dia. Indo além, é preciso montar um cronograma de manutenções programadas para a frota, assim a empresa não corre riscos. Muitas empresas de ônibus não adotam a manutenção preventiva devido à falta de conhecimento sobre os riscos de não fazê-la ou por achá-la cara, o que pode provocar acidentes e prejuízos financeiros. Os filtros costumam também ficar de fora do check-list de manutenções das empresas e justamente os filtros são essenciais para manter os sistemas ativos e em bom funcionamento. 
Uma iniciativa das empresas de ônibus mudaria esse quadro totalmente. “Um programa de renovação de frota, alinhado às demandas do mercado, causaria reduções drásticas nos acidentes e maior conscientização das empresas e proprietários individuais em executar planos de manutenção mais robustos, preservando vidas” – pontua Marcos Azambuja, gerente de contas estratégicas e suporte técnico LATAM da Cummins.
As empresas de ônibus vêm aperfeiçoando a gestão de manutenção de suas frotas com melhores práticas compartilhadas pelos fabricantes dos equipamentos e fabricantes de consumíveis, mas os filtros ainda não estão na prioridade. “Os donos das empresas priorizam os itens de maior desgaste, como combustível, pneus, freios, entre outros. E, muitas vezes, não investem em melhorias nos sistemas de filtragem que geram gastos adicionais a longo prazo devido ao desgaste prematuro de elementos do motor” – afirma Marcos Azambuja da Cummins.
A prevenção deve ser tratada como investimento. “As empresas têm conhecimento da manutenção preventiva, mas um dos motivos da falta de manutenção pode ser o alto custo” – aponta Yago Moreira, do suporte técnico e pós-vendas da Tecfil.

Filtros sem manutenção
Problemas em ônibus nas ruas e estradas pela falta de manutenção dos filtros:
• Perda de potência;
• Presença de fumaça escura;
• Motor engasgando; 
• Dificuldades para ligar o veículo;
• Alto consumo de combustível.
Fonte: Tecfil.

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As características do segmento de transporte coletivo urbano e rodoviário são diferentes do segmento de transporte de cargas. Os índices de falhas entre os dois segmentos também são diferentes. 
Entre outras ocorrências, são as seguintes:
• O filtro de ar saturado aumenta a restrição do fluxo de ar ao motor. Há maior ocorrência em regiões com estradas não pavimentadas e devido a longos períodos de estiagem que potencializam a falha;

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• Elementos separadores de água e diesel ficam saturados pela falta de drenagem da água que faz parte do check-list de verificação diária ou semanal conforme plano de inspeção do equipamento;
• Saturação dos elementos lubrificantes devido à alta quantidade de horas trabalhadas em baixa velocidade, sendo a troca feita por horímetro.
Fonte: Cummins.

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Aperfeiçoados
O que melhorou no desempenho dos filtros para ônibus. “Os sistemas de filtragem para ônibus aumentaram os intervalos de troca com a melhoria da eficiência de contenção de partículas e separação de água emulsificada dentro de limites de restrição aceitáveis” – destaca Azambuja.  
A linha de filtros Max Pro Pesado, da Tecfil, é específica para o segmento de pesados. “Para esta linha, foi criada uma mídia filtrante especial e aumentada a área de filtragem para maior potência, mais eficiência e maior durabilidade” – menciona Yago Moreira da Tecfil.
Acompanhe no gráfico a seguir os resultados de testes comparativos entre o filtro Tecfil e outros filtros do mercado para ter uma ideia de como as tecnologias utilizadas variam e influem nos resultados:

Renovar frota é solução para maior manutenção dos ônibus, inclusive, filtros

Manter em dia
A frota se desgasta ao longo do tempo e a falta de manutenção agrava os riscos para empresas de ônibus e passageiros. Dados do Atlas de Acidentalidade do Transporte Brasileiro apontam os acidentes por causa. Em 2021, 1.593 acidentes de ônibus envolveram 8 mil pessoas e, destes, 114 foram causados por defeito mecânico. “Não executar práticas de manutenção preventiva orientadas pelos fabricantes dos equipamentos, além do proprietário dispor de uma frota depreciada e muito antiga, é o motivo de maior impacto em falhas graves de acidentes” – adverte Marcos Azambuja da Cummins. 

Renovar frota é solução para maior manutenção dos ônibus, inclusive, filtros

A frota circulante de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus em  2021 foi de 46,6 milhões de veículos, dos quais 385.6 mil são ônibus, conforme Relatório da Frota Circulante, do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). 
Segundo o Relatório, a frota brasileira segue envelhecendo, a idade média dos ônibus em 2021 foi de 11 anos e um mês. Um em cada quatro brasileiros utiliza ônibus para as atividades diárias, como ir ao trabalho ou à escola, de acordo com dados da Agência Brasil, solicitados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Cronograma
É importante montar um cronograma com manutenções programadas da frota.
O objetivo das manutenções programadas é diagnosticar a condição atual dos equipamentos do veículo para definir ações para evitar acidentes e prejuízos. É preciso incluir no cronograma orçamentos, periodicidade das manutenções e check-list de verificação.
Executar os planos de manutenção é fundamental para atingir o menor custo de operação e otimização da frota. “Por meio de testes, os fabricantes de equipamentos (OEM) simulam por milhares de quilômetros as condições de desgaste dos veículos e estabelecem os cronogramas de manutenção, procurando diminuir o desgaste progressivo e o custo total de propriedade” – explica Azambuja, da Cummins.
Vantagens para as empresas de ônibus com as manutenções programadas:
• Diminuição de acidentes;
• Menor ociosidade da frota; 
• Identificação antecipada de problemas;
• Aumento da vida útil do transporte e da segurança;
• Redução de gastos com manutenções inesperadas.
Fonte: Mercado na rede.
As manutenções fazem parte de cuidados técnicos para o bom funcionamento da frota. “Com um cronograma de manutenção, a empresa só tem a ganhar. Uma das vantagens é diminuir gastos com manutenções imprevistas” – enfatiza Moreira, da Tecfil. 
 

Contato das empresas
Cummins:
www.cumminsfiltration.com
Tecfil: www.tecfil.com.br 

 

Referências bibliográficas:

MERCADO NA REDE. Empresas de ônibus: falta de manutenção é um dos principais riscos para a frota e os passageiros. Disponível em: https://www.mercadonarede.com.br/blog/empresas-de-onibus-manutencao#:~:text=Dados%20do%20Atlas%20de%20Acidentalidade,n%C3%A3o%20%C3%A9%20a%20melhor%20estrat%C3%A9gia.  

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