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Filtros com novos designs e matérias-primas ganham em performance

Com a evolução tecnológica dos motores, peças e materiais, tanto os veículos leves quanto os veículos pesados ficaram mais sensíveis. E o usuário deve fazer a correta manutenção e a troca dos filtros dentro do prazo calculado pela montadora.


Com a evolução tecnológica dos motores, peças e materiais, tanto os veículos leves quanto os veículos pesados ficaram mais sensíveis. E o usuário deve fazer a correta manutenção e a troca dos filtros dentro do prazo calculado pela montadora. Os fabricantes aperfeiçoaram os novos filtros em cima de pesquisas e testes para atender às novas exigências. O consumidor precisa entender que utilizar filtros inadequados, sem essas inovações ou mais baratos, não protege e ainda por cima causa problemas aos sistemas do veículo, encurtando sua vida útil e tendo que gastar mais. 

“O uso do filtro original e a manutenção dos filtros são muito importantes porque somente esses filtros foram realmente homologados para atender aos rigorosos testes e requisitos das montadoras de veículos” – explica Cesar Souza, gerente de desenvolvimento de negócios da Parker. Souza cita que se não for feita a manutenção e não utilizar filtros originais para diesel, por exemplo, pode causar danos nos bicos injetores, bomba injetora e peças do motor e os gastos serão muito maiores do que trocá-los no tempo certo.

“O maior desafio é fazer com que os usuários e os aplicadores entendam que a correta manutenção do veículo e do equipamento não gera custo, mas, sim, aumenta a vida útil deles” – apontam William A. Guimarães, da engenharia de produto, e Rosângela Aparecida Leal Simões, especialista em filtros, ambos da Mahle. Só há vantagens em seguir o tempo de troca dos filtros conforme o manual do veículo, entre elas, econômica e ambiental. “Reduz o consumo de combustível e diminui a emissão de poluentes” – especificam. 

O que não chegamos a pensar é que repercute em outras questões muito maiores. Problemas nos veículos em ruas ou estradas devido à falta de manutenção impactam no dia a dia das pessoas. “Um ônibus quebrado, por exemplo, pode provocar atrasos desnecessários aos usuários da linha” – pontuam Guimarães e Rosângela. A emissão de poluentes acima do permitido pela norma/lei acarreta em multas ao dono do veículo e assim por diante.

É imprescindível trocá-los conforme orienta a montadora. Se a troca não segue os prazos estabelecidos, o filtro pode saturar e não cumprir sua função no sistema. E o consumidor gastará muito mais. “Com a falta de manutenção preventiva dos filtros, o veículo falha, esquenta, perde potência e partes chegam a ser danificadas, levando a um alto custo de manutenção corretiva para o proprietário” – alerta Leandro Yukio Nakamura Dorta, do suporte técnico e pós-vendas da Tecfil.

Os usuários e os aplicadores só têm a ganhar ao realizar a correta manutenção na linha pesada. “Fazê-la reduz os custos de operação, aumenta a produtividade das frotas e preserva a segurança dos ocupantes dentro e fora dos veículos” – elenca Marcos Azambuja, gerente de contas estratégicas e suporte técnico LATAM da Cummins.

A falta de manutenção em veículos da linha pesada, segundo ele, gera custos improdutivos, com perda de performance no motor, contaminação indesejada em componentes periféricos e potenciais falhas catastróficas. “Além de gerar altos custos de manutenção, uma troca no intervalo incorreto pode deixar o equipamento inoperante” – adverte Azambuja. 

Todos os clientes buscam por maior tempo de uso dos veículos, máquinas e equipamentos com menor custo de manutenção. “O uso de peças originais, a manutenção preventiva e a troca dos filtros em dia evita deteriorar peças importantes dos sistemas. Por consequência, estendem o uso do equipamento com a performance desejada e reduzem gastos para mantê-lo” – exemplifica Souza, da Parker.

Inovações

A maior parte das inovações dos filtros se encontra nos designs e não na eficiência de filtração do meio filtrante em si. “Estas alterações de estrutura melhoram a eficiência do filtro como um todo. Por exemplo, a diminuição de peso reduz a quantidade de papel ou até mesmo o tamanho do filtro, traz melhorias em vedação etc.” – enfatizam Guimarães e Rosângela, da Mahle.

A evolução na tecnologia das matérias-primas trouxe meios filtrantes de alta eficiência, componentes de maior impacto na construção do produto. “Em nossos filtros de combustível para linha leve, com injeção direta, aplicamos mídia de alta eficiência para que não haja entupimentos dos bicos nem desgaste precoce da bomba de combustível” – destacam.

Outro impacto das mudanças nos filtros está no ganho ambiental. “O ganho ambiental está na tendência de uso de cartuchos ecológicos e de menos componentes metálicos, somada aos avanços dos meios filtrantes sintéticos com maior intervalo de serviços e redução dos packages de montagem” – menciona Marcos Azambuja da Cummins.

Upgrade

A Fleetguard amplia e faz upgrade de seu portfólio, integrando as aplicações Euro VÏ no Brasil, segundo a Cummins, desde o lançamento da linha de filtros com meio filtrante sintético de múltiplas camadas NanoNet e NanoForce. Em digitais, a Cummins cita a tecnologia FIT (Filtration Intelligence Technology), que traz resultados elevados de proteção e extensão de troca para filtros de ar, combustível e lubrificante de segmentos estratégicos.

Veja, abaixo, o esquema da Tecnologia FIT, que reduz 44% do tempo de manutenção e 55% dos custos de manutenção e tempo de inatividade não planejado:

Atuação da tecnologia FIT para filtros de ar, combustível e lubrificante em segmentos estratégicos ao lado.

A Fleetguard desenvolve, junto de seus Fabricantes de Equipamentos Originais (OEMs) estratégicos, filtros alinhados à performance requerida em projeto. “O foco é atender à eficiência, à capacidade e à restrição desejadas, otimizando o custo total de propriedade ao cliente final” – afirma Azambuja, da Cummins.

O gráfico abaixo, compara um filtro de ar com meio sintético NanoForce com desempenho para o segmento estratégico de mineração.

O óleo diesel absorve água que degrada os componentes de injeção e alimentação. É preciso retirá-la com o filtro separador de água do diesel (sedimentador). O filtro CleanLine de dois estágios, da Mahle, em versões com copo acoplado e copo removível, separa 96% da água do diesel, atingindo 70% ao final de vida útil do filtro. Enquanto os filtros convencionais ficam, em média, com eficiência de 15%, segundo a empresa. O CleanLine retém também contaminantes e reduz a obstrução/entupimento do filtro, o que diminui gastos com injetores e bombas de combustível e por quilômetro rodado. 

Estágio 1 - Filtração do contaminante no diesel e aglomeração das gotas de água.

Estágio 2 - Separa gotas de água do primeiro estágio sem contaminantes. Ao capturá-los, a água é separada de forma mais eficiente até as menores gotículas, mantendo a performance durante toda a vida útil do filtro. 

Na sua produção e transporte, o combustível pode se contaminar por água e sujeira. E hoje os motores dos caminhões e ônibus requerem diesel límpido. Um bom meio filtrante separa água e retém contaminantes, deixando o motor suave e econômico. A filtragem de único estágio da linha KC Plus, da Mahle, é um exemplo, nas versões de copo acoplado e com anel e copo removível. Sua carcaça de plástico causa menos impacto ambiental, podendo ser incinerada e não só descartada. Para reposição, podem ser usados em diversas aplicações. Um único código substitui vários outros filtros e atende a uma variedade de modelos de veículos.

Na linha de filtros sedimentadores com copo acrílico acoplado da Tecfil, o motorista consegue verificar o nível de água acumulada no filtro após o filtro sedimentador separar o diesel. Para manter a solução química do Arla (Agente Redutor de Líquido Automotivo) sem impurezas, é preciso utilizar o filtro de ureia. As novas linhas de veículos pesados possuem sistema Arla que reduz a emissão de Óxidos de Nitrogênio (NOx). A Tecfil lançou a linha de produtos PEA para atender este mercado.

No sistema pneumático de freios da linha pesada, o ar comprimido é pressurizado e armazenado nos reservatórios do veículo, o que causa umidade. Essa umidade em contato com as válvulas e o contato com o óleo do compressor de ar geram desgastes prematuros do sistema. Os filtros Desumidificadores Coalescentes, da Tecfil, retêm a umidade e as partículas de óleo, aumentando a vida útil dos componentes e a durabilidade do sistema de freios.

A busca por produtos de alto desempenho e maior vida útil nos últimos anos cresceu muito. A linha Premium de produtos Tecfil Max Pro Pesado oferece desempenho, vida útil e alta potência.

Os três gráficos, abaixo, comparam a Eficiência (%) e a Vida (g) dos filtros de combustível, ar e óleo da Tecfil com os filtros da concorrência:

A Parker trouxe avanços no filtro separador de água para atender às novas exigências e requisitos de normas, como a ISO 16332-2018, que especifica testes de comparação de separador de combustível/água para pressão e sucção. Apesar da filtração por barreira ser muito eficaz, novos requisitos de separação de água também foram solicitados pelos clientes. 

A Parker evoluiu, então, para a separação de água por filtros coalescentes, multiestágio, avanço conceitual do Emax, já consolidado no mercado. “O filtro coalescente multiestágio oferece alta eficiência de separação de água ao longo de toda a vida do filtro” – diz Souza.

Gráfico de separação de água de acordo com a norma ISO 16332-2018 após rodagem – teste de final de vida do filtro:

Trocar o filtro separador de água dentro do período certo mantém o sistema protegido e evita:

A – Filtro saturado causa perda de potência ou parada de veículo: o filtro protege o sistema de injeção e motor de partículas sólidas indesejáveis e água.

B – Oxidação de peças do sistema de injeção ou motor: a presença de água é indesejada para o sistema, porque oxida peças importantes e prejudica o desempenho do veículo ou até sua parada com perdas e danos de alto custo. 

Contato das empresas

Cummins:
www.cumminsfiltration.com
Mahle: www.mahle.com.br
Parker: www.parker.com.br 
Tecfil: www.tecfil.com.br 

 

 

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